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sábado, 13 de fevereiro de 2021

 

Noção de espaço


Como sabemos, a Geografia é uma ciência essencialmente espacial. É pela ótica espacial que ela analisa as relações sociedade/ natureza.

fonte:UNopar

 Por isso, compreender como a criança adquire a noção espacial torna-se importante para o professor dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

1.    Desenvolvimento da noção de espaço

 

Jean Piaget, em seus estudos, analisou como a criança adquire a noção de espaço. Segundo ele, a noção espacial é adquirida gradativamente desde o nascimento até a adolescência e tem relação direta com o desenvolvimento motor e cognitivo da criança.

 Saiba mais sobre a forma como essa noção de desenvolve acessando o link.

  http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-criancas-desenvolvem-nocao-espaco-682441.shtml

  

 Na medida em que a criança desenvolve a noção espacial também adquire a capacidade de representar o espaço que ela vivencia e, gradativamente, os espaços não vivenciados.

  Observe alguns desenhos infantis que caracterizam representações espaciais.

 

 

Desenho de uma criança de idade entre 3 a 5 anos, representando um caminho e os elementos visualizados.

 Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/

  

 

                                            Desenho do espaço ao redor da casa feito por criança de 5 anos.

 Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/rabiscos-ideias-desenho-infantil-garatujas-evolucao-cognicao-expressao-realidade-518754.shtml

 

 

A representação dos espaços ocorre de forma natural nos desenhos infantis. E é a partir dessas representações que devemos iniciar o trabalho com a cartografia na escola. 

 

  

Questão para reflexão

  Os desenhos (representações espaciais) das crianças têm ligação com as representações cartográficas?

 

 

2.    Noção espacial e cartografia

 

Para saber mais para sobre as representações espaciais realizadas pela criança, assista ao vídeo:

 https://www.youtube.com/watch?v=yq8c_-eTNTU

  

 Agora, vamos conhecer um pouco sobre o ensino da cartografia?

 

A cartografia envolve a confecção e a leitura de mapas. Seu aprendizado implica no desenvolvimento de algumas habilidades além da noção espacial: a codificação e a decodificação, a projeção, a proporção, a redução e a orientação. Ao desenvolvimento desses aspectos chamamos “alfabetização cartográfica”. Ela deve ser ensinada desde os anos iniciais do ensino fundamental para que o aluno domine a linguagem cartográfica e possa entender os mapas.

 

O domínio da linguagem cartográfica permite o entendimento das representações espaciais contidas nos mapas, possibilitando o maior acesso a informações. A leitura de mapas não diz respeito apenas aos bancos escolares, pois os mapas podem são utilizados numa infinidade de setores da vida humana. 

 

 Conheça mais sobre a alfabetização cartográfica lendo o artigo que você acessa pelo link:

  http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20(8).pdf

 

Abaixo dois exemplos de atividade para iniciar o trabalho com projeção e com a codificação e a decodificação, respectivamente: 

                        Observe os objetos na horizontal, na diagonal e na vertical e represente com desenhos.

 

 

                                                                             Fonte: fotos da autora.

  

                                                      Identifique os símbolos no mapa e faça uma legenda.

 

 

Fonte: http://blogdoroque.com.br/2012/06/06/previsao-do-tempo-5/

 

 Questão para reflexão

  Como podem os mapas auxiliar a criança na compreensão do espaço?

 

  3.    Entendendo os mapas

 

Mas como ensinar Cartografia para crianças nas séries iniciais?

  Segundo Cavalcanti (2002):

 

As propostas mais recentes de trabalho com a cartografia no ensino têm buscado banir das salas de aula aquelas práticas convencionais de copiar e colorir mapas. Em contrapartida, são recomendadas atividades que visem ao desenvolvimento de habilidades de mapear a realidade e de ler realidades mapeadas, ou seja, os professores devem buscar formar alunos mapeadores (não cartógrafos) e leitores de mapas. (CAVALCANTI, 2002)

  Muitos recursos podem ser utilizados no trabalho com a linguagem cartográfica, entre eles a confecção de maquetes.

  Veja algumas maquetes elaboradas por alunos de 3º ano do ensino fundamental. Eles representaram a modificação da paisagem do lugar onde está o bairro em que estudam mostrando a alteração de um ambiente natural para um ambiente rural e, posteriormente, um ambiente urbano.

 

 

 

 

 Fonte: fotos da autora.

 

 Um próximo passo é fazer o desenho da maquete vista de cima, o que caracteriza a projeção ou o ângulo de visão vertical correspondente ao mapa.

  

As maquetes são recursos importantíssimos na aquisição da capacidade de projeção, pois permitem que a criança os observe e a seus elementos, olhando por cima. Dessa forma, elas vão, aos poucos, percebendo como o mapa é construído.

 

 Outro recurso importante no ensino da cartografia é a imagem de satélite, hoje de fácil acesso pelo Google Earth ou Google Maps.

 

Saiba mais sobre o uso dessas imagens acessando o link:

  http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/geografia/a%20inser%C3%A7%C3%A3o%20do%20google%20earth%20no%20ensino%20de%20geografia.pdf

  Por meio das imagens de satélite os alunos podem construir mapas como os que vemos a seguir, elaborados por alunos de 4º e 5º anos, respectivamente:

  

 

 

Fonte: fotos da autora.

 

Questão para reflexão

  Como podem os mapas auxiliar a criança na compreensão do espaço?

 

Resumo da Unidade

 

Nesta unidade estudamos o processo de aquisição da noção espacial pela criança e como isso colabora para a compreensão do espaço e de sua representação. Refletimos ainda, sobre o ensino da linguagem cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Referências

 

ALMEIDA, Rosângela D. de Almeida; PASSINI, Elza Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime Tadeu. A Geografia e suas linguagens: o caso da cartografia. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1999.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. P.92-108.

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