e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

domingo, 28 de setembro de 2014

"Uma professora muito maluquinha" (Ziraldo)





            A obra “Uma professora muito maluquinha” foi publicada em 1995 quando Ziraldo comemorava o 15º ano de convivência com os editores Melhoramentos.

            A ideia de escrever o livro surgiu quando professoras pediram para que o autor transformasse em livros suas ideias sobre a arte de ler, escrever e sobre as lembranças de uma professora que abriu seus olhos para o mundo.

            Ziraldo transportou o tempo e o espaço didático pedagógico, pois levou o construtivismo para a sala de aula na década de 40. Demonstrou conhecimento pedagógico, mesmo não sendo da área da educação, e fica explícito que ele vê o educador como um mediador do conhecimento.

            Lendo a obra, percebe-se que por trás da história o autor aborda o tema do prazer e o incentivo da leitura e sua intenção em abordar às práticas pedagógicas.

            A obra foi transformada em um filme que se passa na década de 40, em uma cidade pequena, interior de Minas Gerais. Luizinho, um menino criado em uma pequena fazenda é enviado para estudar em uma escola na cidade. Em seu primeiro dia de aula, sofre com o comportamento dos outros alunos que o isolam por ele ser do interior e possuir hábitos da vida rural. O primeiro dia de aula dele também é o primeiro dia da nova professora, Catarina.

            Catarina é uma jovem professora, criada por sua tia Cida. Ela é, ainda, sobrinha do Monsenhor Aristides, líder religioso da cidade.

            Ao apresentar-se para a nova turma, Catarina quebra de imediato a relação formal existente entre alunos e professores na época. Ela permite que a chamem de Cate.

            A nova professora chama atenção dos outros professores da escola pela forma como leciona. Naquela época o ensino era muito formal e as práticas metodológicas e educacionais eram rígidas. A professora Cate leciona de uma forma lúdica, incomum e até impensável naquele cenário educacional. A educação era conservadora e o jeito diferente de Cate provocou revolta por parte de outros professores da instituição. Até da forma de ensinar. Adaptando esta nova metodologia as necessidades dos alunos, a professora consegue ótimo aproveitamento dos alunos. A prática didática e pedagógica de Cate permite que os alunos aprendam com maior facilidade, pois eles ficam interessados pelos temas e pelas abordagens realizadas em sala de aula. Ela encontra sempre novas maneiras de entreter os alunos, inventa atividades que os estimulam a ler de modo prazeroso. Ela sempre começa as aulas escrevendo uma frase no quadro e premiando o aluno que a ler mais rapidamente. Ela inventa uma máquina de ler, em que os alunos giram uma manivela e leem as frases que aparecem, e uma atividade emblemática para os alunos que ficam maravilhados com a invenção. A professora leva seus alunos ao cinema para que eles vejam o filme “Cleópatra”. Eles ficam interessados pela história e buscam cada vez mais aprender. A tabuada, até então um obstáculo para muitos, é aprendida através de música.

            O filme é a retratação de um aprendizado eficaz e natural. Uma relação afetiva entre alunos e professora, promovendo o acesso à educação de forma agradável a todos.

            Relacionando o filme com as práticas metodológicas das séries iniciais:

             O filme mostra que a professora Catarina usava métodos de ensino que estavam muito além da sua época, e por isso era incompreendida pela direção e a maioria dos professores.

            Ela com seu jeito extrovertido de ser, tendo uma visão do mundo diferente, despertaram nos alunos o interesse pela leitura, levando os a terem prazer em aprender e adquirir informação com diversificações como eram ensinadas, fazendo com que os alunos , se respeitassem, ensinando a união, a amizade, a falar em público, respeitando a cultura de cada um, as variações linguísticas e as textuais, dando atividades diversificadas, os alunos aprendiam brincando.

            O filme e sua relação as práticas de métodos das séries em iniciais em Língua Portuguesa:

            Foi excelente! Dá-nos uma visão de como devemos agir, se portar, ensinar as crianças a descobrir o mundo, aprendendo brincando, adquirindo conhecimento, tendo prazer em aprender, a se expressar, escrever, ler, ter uma visão diferente de uma sala de aula  em que aprender pode ser divertido e de modos diversificados.

            Em relação específica a Língua Portuguesa, as crianças aprenderam vários tipos de gêneros textuais: “Os três mosqueteiros” (narração), contada pela menina. E a outras disciplinas (interdisciplinaridade): A professora leva os alunos para aprender geografia ao ar livre, descrevendo a paisagem e tendo uma visão de mundo (letramento).

            O interessante foi como no filme a menina acaba com a briga dos meninos, citando a história dos “Três Mosqueteiros”, cujo tema é “Um por todos e  todos por um” incentivando a união, a amizade e o respeito com as diferenças linguísticas e regionais.

            Aprenderam a descrever: redigindo textos através de gibis, viram o filme “Cleópatra” e foram capazes de desenvolver uma peça expondo a opinião deles, deixando de lado a timidez, aprendendo a trabalhar em equipe, foi um incentivo a leitura, a escrita, a pensar, a falar em público, a se expressar de várias formas e maneiras diferentes, a dramatizar, a adquirir informação (enciclopédia), ter vontade e gosto em aprender mais e mais, tornando o aprendizado divertido.

            A discriminação presente no filme está no fato de que a direção da escola e os professores não aceitavam a forma da professora ser extrovertida e alegre, não aceitando o modo que ela ensinava. Por isso, a destituíram do cargo fazendo assim com que ela  fosse embora da cidade. “No entanto, ela deixou um legado e uma lição para seus alunos: tudo que fizermos, devemos fazer com amor prazer e darmos sempre o melhor de nós, mesmo não sendo certo para alguns”, seus alunos entenderam isso, aprenderam a respeitar uns aos outros, a não discriminar as diferenças de ninguém, a entender os vários tipos de amor. E quando ela foi embora, entenderam o porquê da sua decisão.

            Para época, a professora Catarina estava à frente de seu tempo, e por isso era vista como “maluquinha”. Graças a sua maluquice seus alunos não só aprenderam como pegaram gosto pelo saber, Creio que se todos os professores fossem contagiados pelas “maluquices” de Catarina seus alunos seriam contagiados pelo “espírito” do saber e de querer descobrir novos horizontes, pois o maior tesouro que se pode ter não é o ouro nem a prata é o saber, porque coisas materiais vêm e vão, mas o saber é eterno.

            Ziraldo foi muito feliz em descrever essa professora, que mesmo numa época difícil, se preocupava em fazer a diferença. Um assunto tão atemporal que nos faz refletir sobre nosso papel de Educador. Se todos nós formos um pouco “maluquinhos” com a Cate, vamos fazer a diferença na Educação. É um trabalho de “formiguinha”, mas não podemos desistir.

            Obrigada aos alunos da disciplina “Métodos e práticas das séries iniciais em Língua Portuguesa” por essa explanação.

            Parabéns!





51 comentários:

  1. gostei do filme ele nos mostra muito que somos capazes de ser inovadores na educação, pois está professora de idéias novas foi capaz de levar um novo método ensino para uma escola totalmente tradicionalista,conseguindo fazer com que seus alunos aprendessem não só o conteúdo exigido pela grade da secretária da educação mas também o respeito pelo ser humano, pois a turma era bem educada.
    Os métodos usados por ela foram as aulas livres,lúdicas,passeios,visuais este método seria o analítico global de agora e como naquela época não era bem visto pois as normas educativas eram mais tradicionais está professora sofreu muito pois a cada aula ela sempre era criticada pelas outras professoras chegando a ponto de expulsa-la, pois ela se recusava a dar uma avaliação par os alunos pois sabia que todos estavam aptos para progredirem em outras series com o que foi mostrado por ela em sua aulas no sistema totalmente globalizado.
    aluna :Jucemara da silva santos turma de terça e quinta feira

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a maluquice da professora é uma paixão pelo que se faz. Uma vontade de mudar a Educação e despertar o interesse dos alunos, de maneira que eles também se apaixonem pelo aprendizado. Ela ensina que é possível aprender com alegria, o que provoca estranheza aos colegas professores e à direção da escola: “Vamos parar com essa felicidade aí!” (p. 75). Deveria ser normal a felicidade de crianças em uma escola primária, mas sabemos que não é essa a realidade de nossas escolas. O que reina, geralmente, é uma sujeição à disciplina rigorosa, que castra a expressão e o desenvolvimento dos alunos. Alegria numa escola é fundamental, pois ela ajuda a estarmos lá, nos incentiva a gostar de ir para lá e a aprender. O próprio Ziraldo costuma dizer, em suas entrevistas, que “ler é mais importante que estudar”, porque a criança está em constante aprendizado, mesmo quando está brincando.
    Aluna : Elida Claudia de A Alves
    Turma Terça e quinta

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação entre o filme e a nossa disciplina é o que não vivemos muito no dia a dia,porém essa professora consegue devolver nos alunos o entusiasmo, que geralmente não existe, uma vez que eles são expostos a aulas mecânicas e exaustivas, que cobram do aluno a famosa “decoreba”, e não a compreensão e o discernimento.
      Ser criativo é mais difícil, e geralmente não escolhemos o caminho mais difícil. E, por isso, ela é objeto de fantasia por parte dos alunos.Mostrando que possível aprender com gosto,provocando mal estar em seus colegas de trabalho.No final do filme a professora alcança seu objetivo através da sua metodologia de ensino.
      Aluna:Marcelle Garcia Silveira /Turma:Terça e Quinta

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Lilian Maria Gonçalves - Formação de professores - Terça e quinta. Maio 2015

    Adorei o filme, os alunos aprenderam muito com a professora, com sua inovação de ensinar, de descobrir o mundo de uma forma diferente, o aprender brincando, a aula passeio, o respeito mútuo.
    Os pontos negativos: as queixas da direção e dos outros professores que não queriam as mudanças e a saída da professora da escola.
    Os pontos positivos: tudo que ela ensinou não ficou em vão, os alunos mesmo com a saída da professora aprenderam que devemos fazer as coisas com amor e prazer e respeitar o próximo sem discriminar suas diferenças.
    A professora estava a frente do seu tempo, ela chegou pra fazer a diferença na vida dos alunos, a cidade era do interior e o método educacional era tradicional, era sintético, o que dificultava o aprendizado dos alunos. Ela usou métodos inovadores que atraiam a atenção dos alunos, pois eles mal sabiam escrever, o método dela era construtivista apesar da época, ela ensinava brincando. Quando ela teve que ir embora os alunos não esqueceram do que ela ensinou: o respeito, o amor pela leitura, buscar aprender cada vez mais e fazer com prazer.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Aluna : Sandra Conceição dos S. da Silva
    Turma terça e quinta-feira

    Uma professora muito querida pelos seus aluno, recém formada seu comportamento era criticado pelos outros professores.

    A professora Catarina tinha método e uma didática muito diferente dos outros professores, isso era anormal ao ver outros dos outros docentes.

    Conquistou seus alunos com seu modo de ser e suas atitudes cativante, professora humilde que ouvia seus alunos e não simplesmente assumia uma postura autoritária.

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Laís do Nascimento Lima
    Formação de Professores - Terça e Quinta

    A professora 'maluquinha' chega a escola, trazendo grandes novidades para seus alunos com sua forma irreverente de ensinar. Esse tipo de ensinamento (aula), desperta a curiosidade das crianças, fazendo que elas se interessem mais pela atividade e aprendam mais depressa. A língua portuguesa nas séries iniciais, pode, como melhor opção ser trabalhada desta maneira, porque as crianças aprendem brincando. A professora além de despertar os interesses dos alunos, desperta também a ira das professoras mais conservadoras, que não aceitam esse tipo de ensinamento como uma metodologia eficiente, o que no fim do filme, a professora 'maluquinha' constata que os alunos aprenderam mais do que se estivessem aprendido pelo método convencional e até libera os mesmos das provas.

    ResponderExcluir
  9. Achei o filme excelente!!! Entra em cena uma professora sorridente, sem o semblante fechado e sério para os padrões da época. E começa a cativar os alunos mediante uma metodologia que eles desconheciam. Ler um livro passou ser motivo de alegria e satisfação, pois a professora fazia com ele viajassem na história, usando a criatividade, ludicidade e a afetividade, ela conseguia fazer com que toda a turma tivesse prazer em aprender. E o que dizer da temida matemática? Pois até ela ganhou uma outra roupagem e tornou-se de fácil entendimento para os alunos.Ela usou uma estratégia de conquista, mostrou que aprender pode ser divertido e não apenas uma obrigação. E diante disso, o resultado foi satisfatório,pois os alunos de fato aprendiam as matérias. E a despeito das objeções de alguns professores e direção escolar, a jovem professora prosseguiu sem mudar o seu jeito cativante de lecionar e com isso conquistou o respeito, a admiração e o amor de todos os seus alunos.

    Aluna: Andreia de Freitas Santos
    Formação de Professores: Terça e Quinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o filme é ótimo. pena que a maioria dos professores não segue o que prega. São professores ultrapassados, que não permitem seu aluno refletir e trabalhar dentro de seu espaço. Alias, nem entendo o motivo que alguns professores vão pra uma sala de aula. Deveriam apenas fazer Blogs. Tem gente que sabe muito, mas não sabe passar nada pra ninguém, bem diferente da professora Maluquinha, que transmite conhecimento sem ser presa a livros.

      Excluir
  10. NOME : MARIANE GARCIA SILVEIRA
    TURMA: TERÇA E QUINTA

    Catharina (Paola Oliveira) foi enviada à cidade grande para estudar, quando era criança. Hoje, aos 18 anos, retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. O único problema é que sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade porque seu comportamento totalmente diferente do tradicional, pessoal e profissionalmente falando, começa a incomodar as pessoas. Mas a cidade também recebe o padre Beto (Joaquim Lopes), discípulo de Monsenhor Félix (Chico Anysio), que também retorna e acaba sendo procurado pela tradicionais professoras que querem derrubar a querida professorinha que conquistou o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino. Sem contar que ele desperta atração nos homens da cidade, como Mário (Max Fercondini) Carlito (Cadu Fávero) e Pedro Poeta (Rodrigo Pandolfo). Pressionada, Catharina encontra-se dividida entre a paixão pelo ensino e o amor proibido, que aflora em seu coração e fica cada vez mais forte.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ana Paula Mendes de Sousa 08 de junho de 2015
    Turma: Terça e Quinta.

    A professora Catharina ( Paola de Oliveira ) era muito divertida, seu método de ensino era diferente, fazia com que os alunos mostrasse interesse pela sua aula. Enquanto na cidade ela despertava paixões. Na Escola despertava a ira das outras professoras,que eram muito rigorosas com seus alunos. Ela via que a sala de aula era um palco de aprendizagem e que seus alunos tinham a liberdade, de expressar seus sentimentos, suas idéias, seus sonhos e que cada um poderia ir mais além sem limites. Ela não queria obedecer regras convencionais de ensino que para ela não eram importantes,pois na verdade unindo os dois métodos se tornariam mais eficientes para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  13. Vanessa Alves de Almeida 08 de junho de 2015
    Turma:terça e quinta.

    Gostei muito do filme mostra para nós educadores que temos que está sempre inovando para que os alunos não perca o interesse pelo aprendizado e até hoje se mostra algo diferente tem professor que fica olhando atravessado para o novo o importante e que o aluno saiba que mesmo brincando pode se aprender e tudo fica mais divertido.

    ResponderExcluir
  14. Ao assistir o filme" Uma Professora Muito Maluquinha ",pude entender que esse filme pode contribuir para o dia a dia dos professores atualmente,e principalmente para as crianças.
    Com seus métodos diferentes de ensinar,as crianças ficavam encantadas com seu jeito meigo e alegre de ensinar,e assim eles aprendiam o conteúdo aplicado em sala de aula.
    Todos as atividades tinham conteúdo específico,devidamente avaliado pela professora.Ela nunca quis o reconhecimento e muito menos ser melhor que as outras professoras,ela estava ali pelo o amor de ensinar e educar.Porém as outras professoras não gostavam desse jeito "maluquinho"dela de ensinar.
    A professora Catarina saiu da escola sim,mas deixou um aprendizado muito importante para seus queridos alunos,que eles são capazes de tudo,desde que eles tenham amor e o prazer de aprender.

    Aluna: Rosimeire Aparecida dos Santos.
    Turma:Formação de Professores Terças e Quintas
    Data:8/06/2015

    ResponderExcluir
  15. BOA NOITE.
    COMENTÁRIO SOBRE O FILME: UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
    O filme é realizado em uma cidade pequena do interior, cujo modelo educacional se prende ao tradicionalismo, provocando a dificuldade na aprendizagem dos alunos em uma escola católica coordenada pelo Monsenhor Aristides e com professores que mantém durante anos o mesmo método de ensino. Porém, a atenção dos docentes se volta para a nova professora da escola (Catharina).Uma professora com métodos inovadores que atraem a atenção dos seus alunos e provoca a aprendizagem por meio de métodos e uma didática muito diferente do normal.
    Mas os métodos de ensino da professora Catharina incomodavam as demais professoras, que a todo o momento tentavam afastar a professora da escola. Que enquanto isso, os alunos da professora maluquinha se divertiam, e cada vez mais admiravam o conhecimento de modo que se apreçavam para ir à escola e participar da aula da professora Catharina.
    Já no inicio do filme, nota-se que há uma falta de incentivo para o aluno, fazendo com que o mesmo sinta dificuldade em aprender e assim desenvolver o seu conhecimento. Como já aprendemos com o nosso saudoso Paulo Freire, que insiste em defender a necessidade de um ensino realizado através do diálogo, em atividades de grupo, com o incentivo à participação e ao exercício da reflexão crítica. Do mesmo modo, a postura autoritária dos professores, na escola da pequena cidade, provocava certo medo nos alunos. Era necessário substituir a relação de autoridade na educação por outra, bem diversa, em que educador e educandos, trabalhando os conteúdos das experiências da vida real, pudessem aprender juntos.
    A Professora Catharina leva os seus alunos para uma pesquisa de campo, lá eles puderam ter o contato direto com a natureza e o espaço de “degustação” do aprendizado, contribuindo para a relação do ambiente de aprendizado com as teorias da matéria (disciplina). Pois, a professora mostrou significado ao conhecimento da criança mostrando-lhe um espaço de exemplo.
    Podemos ver o conteúdo dado em sala nitidamente nos alunos, na forma como o educando tendo só o método sintético não tem o aprendizado profundo e pleno, com a motivação, que já no método analítico global, onde o objetivo é dar a informação, mas também desenvolver o prazer na criança. Onde o professor também pode ser mediador na prática e no costume da leitura nos alunos, tornando não só como fonte de informação e conhecimento, mas também de prazer, um ato que não seja forçado.
    E é exatamente isso que a professora faz. Ela traz uma nova cara para aqueles alunos sobre aprendizagem, escola e professor. Eles começam a enxergar o lado prazeroso em estudar, ler e ir a escola, e vendo que o professor não deve ser alguém que nos coloca medo, e sim alguém que está lá para nos ajudar nessa eterna busca pela saber. Como nós, que estamos num curso para professoras podemos nos espelhar, afinal quem não queria ser uma professora Catharina?

    THAÍS GONÇALVES CAMINHA, FORMAÇÃO DE PROFESSORAS, TURMA TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 08/06/15.

    ResponderExcluir
  16. Aluna:JULIANA REZENDE ARAÚJO
    Turma:Terça e Quinta
    Data: 06/06/2015

    Quando assistir "Uma professora muito maluquinha " , procurei entender o que esse filme poderia contribuir para o desenvolvimento do professor real.
    Quando a professora maluquinha se apresenta, ela diz: pode me chama de Cate, mais como nossos alunos nos chama não pode influenciar no respeito que eles devem ter por nós.
    O filme mostra Cate fazendo parcerias em dois momentos: uma vez quando ela sai para uma aula de geografia e outra quando ela vai ao cinema combinar para levar seus alunos para assistirem a um filme. Não precisamos ficar esperando recursos do governo, da coordenadora ou de quem quer que seja, nós somos capaz de fazer o melhor para nossos alunos.
    Ela levantava sempre o autoestima dos alunos. Condecorou a todos com medalhas de ouro, cada um em uma modalidade, até cuspe a distância .
    Todas as atividades tinham um conteúdo específico devidamente avaliado por ela, mesmo quando ela dizia que não fazia idéia do que era a aula.
    As aula da professora maluquinha era sempre uma aventura nova, devemos inova com nossos alunos fazer com que nossas aulas se tornem inesquecíveis para que possamos desperta o prazer do aluno de está na escola.

    ResponderExcluir
  17. Aluna:JULIANA REZENDE ARAÚJO
    Turma:Terça e Quinta
    Data: 08/06/2015

    Quando assistir "Uma professora muito maluquinha " , procurei entender o que esse filme poderia contribuir para o desenvolvimento do professor real.
    Quando a professora maluquinha se apresenta, ela diz: pode me chama de Cate, mais como nossos alunos nos chama não pode influenciar no respeito que eles devem ter por nós.
    O filme mostra Cate fazendo parcerias em dois momentos: uma vez quando ela sai para uma aula de geografia e outra quando ela vai ao cinema combinar para levar seus alunos para assistirem a um filme. Não precisamos ficar esperando recursos do governo, da coordenadora ou de quem quer que seja, nós somos capaz de fazer o melhor para nossos alunos.
    Ela levantava sempre o autoestima dos alunos. Condecorou a todos com medalhas de ouro, cada um em uma modalidade, até cuspe a distância .
    Todas as atividades tinham um conteúdo específico devidamente avaliado por ela, mesmo quando ela dizia que não fazia idéia do que era a aula.
    As aula da professora maluquinha era sempre uma aventura nova, devemos inova com nossos alunos fazer com que nossas aulas se tornem inesquecíveis para que possamos desperta o prazer do aluno de está na escola.

    ResponderExcluir
  18. Nilceia Maria de Souza.Formaçao de professores.Terça e Quinta Maio 2015. Lindo esse filme e educativo,inovador,a professora usou métodos que atraiam os alunos e prendiam a atenção deles.Os pontos positivos desse filme são os ensinamentos inovadores e a capacidade e determinação da professora.Os pontos negativos foram as queixas dos professores antigos,da diretora e a saída da professora da cidade. A professora chegou com vontade de fazer a mudança na vida dos alunos e conseguiu usou o método analítico,apesar da época ser conservadora e tradicional,mesmo assim ela conseguiu fazer a diferença.Apesar dela ter que ir embora os seus ensinamentos permaneceram com os alunos.

    ResponderExcluir
  19. Trata-se de um filme com grande importância para a educação, levantando questões sobre a importância de como viver e atuar em sala de aula e nos pondo para pensar em como agir diante da turma.
    A professora mostra grande esforço, dedicação e desempenho, fazendo assim, que seus alunos tenham grande interesse no pelo estudo e pela arte. Não lhe faltava criatividade que deixava, por exemplo, mensagens no quadro para serem decifradas pelos alunos, que estimulava seus pensamentos e o hábito diário da leitura. Estimulava os dons de seus alunos, mostrando que todos podiam ser campeões, ensinava aos pais que o dever de casa não era tudo e as cópias não são necessárias e que o mestre pode ser bem mais agradável.
    Professores como ela, deixam saudade, além do conhecimento aprendido. A prática de uma professora é essencial para a formação e se tornarem uma professora inesquecível.
    Devemos sair da rotina das aulas tradicionais e praticarmos atividades mais interessantes, despertando no aluno a vontade de estudar.

    Danielle Salgado do Nascimento
    Turma: Terça e Quinta
    09/06/15

    ResponderExcluir
  20. Juliana Pires Baptista
    terça e quinta
    No filme " Uma menina muito maluquinha" foi muito interesse, gostei da metodologia utilizada, a maneira de relacionar com a turma quebra de imediato a relação formal existente entre os alunos e professores daquela época.
    A professora ententusiasmadoa e comunicativa conquista os alunos com idéias novas e inovadoras com a maquina de ler e decorar tabuada de forma lúdica com auxílio de músicas. A cada evolução dos alunos um elogio aumentando autoestima, confiança e parceria contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado.
    Considero como pontos negativos a saída da professora a falta de apoio da direção e dois demais professores não aceitarem mudar o método de ensino.

    ResponderExcluir
  21. DONATA TORRES DE A HENRIQUE
    TURMA; TERÇA E QUINTA DATA 9 DE JUNHO DE 2015

    A parte que a professora pede que escrevam o nome dos colegas que estão ao lado, ela esta exerçendo social seu colega a melhor maneira de conhece. E para incentivar as crianças a leitura de gibis e muito bom.O jeito dela dar aula era diferente de todos professores, mais ela conseguia cativar as crianças com jeito de ensino. Catharina era professora cativa porque nao aceitava a provaçao da secretaria de educaçao de avaliar seu aluno que e importante. ART; 12 que dizer. os estabelecimentos de ensino, respeitando as normas comuns e os do seu sistema de ensino, elabora e executa sua proposta pedagogica. A dministra seu pessoal Assegura o cumprimento dos dias letivos/hora.aulas estabelecidas.

    ResponderExcluir
  22. Nome: Giovanna Caroline Oliveira da Silva
    Turma : terças e quintas
    Data: 09/06/2015

    À relação do filme e a nossa matéria " Metodologia das Séries iniciais Língua Portuguesa " é que precisamos da " Maluquice " igual a da Professora Catarina. Sermos para frente do nosso tempo, sempre pensando no futuro. Precisamos sempre usar a parte lúdica, para que possamos ser melhor compreendida pelos nossos alunos, isso não tem que ser somente em Língua Portuguesa, mais sim em todas as matérias, igual ao filme que também ocorreu em Geografia.
    A ideia da professora Catarina foi ótima, ela achou meios para ser melhor compreendida com facilidade e conseguiu com seu jeito de ensinar e o seu jeito de ser, resolver os problemas daquela turma, como por exemplo a exclusão do menino Luizinho que morava no interior de Minas Gerais e possuía hábitos da vida rural.

    ResponderExcluir
  23. Aluna :Monique Ramos Guedes
    turma: terça e quinta
    Data:09/06/2015
    Amei esse filme ,uma professora que acaba de chegar na cidade e vai trabalhar em uma escola católica com o ensino tradicional e ela uma professora com métodos diferenciados que chamou a atenção das crianças com que fez eles quererem saber cada vez mais ,porém como pessoa toda espivitada que chega a conquistar os homens da cidade e a parte mas interessante nisso é que um deles lhe fez uma carta e pediu um aluno para entregar ,lógico que como toda criança curiosa abriram e viram que não estava muito boa e como a catarine era uma professora não iria gostar então decidiram mudar a carta e lembraram dos lindos poemas que a professora lia para eles e refizeram e ela amou .
    Todos professores da escola não gostava dela pois ela com essa nova técnica de ensinar ela saia do padrão da escola e e mesmo sem ela querer ela ficava superior aos outro pois as crianças amavam e aprendiam, e ,acabando o ano letivo foi triste pois ela foi embora da cidade,porém naquele ano ela fez um grande trabalho e deixou uma grande marca em seus coraçãozinhos .

    ResponderExcluir
  24. Isa de Melo Reis Formação de Professores Terça e Quinta
    Bom gostei muito do filme a professora Catarine tem métodos inovadores ao contrário dos outros professores da escola eles são mais tradicionais . com seus métodos ela criou o abito a leitura com isso seus alunos eram mais participativos e interessados pois ao mesmo tempo que se divertiam eles aprendiam. com isso as aulas se tornavam mais dinâmicas assim despertando o interesse a frequentar mais as aulas . assim ela ensinou seus alunos a ter uma nova visão da escola.
    Os pontos positivos desse filme e a determinação da professora e a inovação assim fazendo seus alunos a gostar mais das aulas.
    Os negativos era a falta de apoio dos outros professores e da escola em si.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde...
    Gosto muito desse filme, pois como outros, ele mostra para nós da área da educação que não precisamos ser totalmente formais no método de ensino.
    A professora Catarina soube como conquistar a sua turma (seus alunos) com seu jeito gentil e lúdico de ensinar, utilizando métodos como músicas para estudar a tabuada, fazendo piquenique no campo para ajudar a entender a geografia, etc... A professora Cate conseguiu despertar o interesse da turma pela leitura através de objetos criados por papel e alumínio.
    Naquela época era tudo muito regrado e os próprios companheiros de trabalho de Cate não aprovavam o seu método de ensino e isso fez com que a professora Catarina fosse embora da cidade (ponto negativo).

    NOME: MAIARA BARRETO FLORIDO
    TURMA: TERÇA E QUINTA (Curso Geração da Hora)
    DATA:08/06/2015

    ResponderExcluir
  27. Boa noite!
    O filme tem tudo haver com a nossa disciplina, ele mostra uma professora bastante autentica usando um método inovador, livre e criativo em uma época bastante conservadora, a professora com sua inovadora metodologia de ensino, rapidamente conquistou todos os seus alunos, pois ela a cada dia os surpreendia com suas técnicas, e qual é a criança que não gosta de ser surpresas, ela com o seu entusiasmo contagiou a todos os alunos, despertou o querer do saber, isso é lindo pois ficou claro que a mesma estava ensinando com amor, o que me deixou triste foram as criticas dos outros professores, ao invés de apoia-la e tentarem a mudança na metodologia de ensino, eles criticaram algo que estava tendo resultado os alunos estavam interessados e aprendendo o conteúdo de uma forma divertida.
    Mayra Lacerda
    turma Terça / Quinta

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    O filme tem tudo haver com a nossa disciplina, ele mostra uma professora bastante autentica usando um método inovador, livre e criativo em uma época bastante conservadora, a professora com sua inovadora metodologia de ensino, rapidamente conquistou todos os seus alunos, pois ela a cada dia os surpreendia com suas técnicas, e qual é a criança que não gosta de ser surpresas, ela com o seu entusiasmo contagiou a todos os alunos, despertou o querer do saber, isso é lindo pois ficou claro que a mesma estava ensinando com amor, o que me deixou triste foram as criticas dos outros professores, ao invés de apoia-la e tentarem a mudança na metodologia de ensino, eles criticaram algo que estava tendo resultado os alunos estavam interessados e aprendendo o conteúdo de uma forma divertida.
    Mayra Lacerda
    turma Terça / Quinta

    ResponderExcluir
  29. boa noite, aluna Vanessa Amambahy Da Silva terça e quinta instituto geração da hora.O filme mostra uma professora moderna a professora Catarina mostrou uma forma de ensinar tabuada cantada e uma forma gostosa de ensinar e os alunos gostaram mais de ler quando a professora levou gibis para eles uma forma maravilhosa e divertida a professora Catarina com o professor levou os alunos ao ar livre para aprender geografia e foi muito legal os alunos acharam bem divertido . A professora Catarina também mostrou aos alunos que não existi melhor são todos iguais .ponto negativo foi que as outras professoras não deram apoio da professora Catarina . filme ótimo

    ResponderExcluir
  30. A relação do filme com a nossa disciplina é que ele mostra que a professora trabalha muito com o método analítico,já que a nossa matéria ensina os métodos a serem usado nas séries dos anos iniciais. Apesar de ser inexperiente em sala de aula,a professora se mostra muito feliz em dar aula,e é inovadora. Trabalha com seus alunos de maneira lúdica. Ela sai totalmente do método sintético.Ela incentiva nos seus alunos o gosto pela leitura,trazendo gibis para sala de aula e contando histórias.Isso motiva a imaginação dos mesmos. A professora maluquinha, acredita que não é necessário fazer uma avaliação escrita,e nem deveres de casa;pois fazendo uma aula mais dinâmica os alunos aprendem melhore se interessam mais. Eu acho que todos os professores deveriam ser como ela,ter prazer em ensinar. Mas discordo de que não seja preciso ter tarefas para casa ou de avaliações,pois acredito que tendo tarefas para casa,os alunos fixam mais o que aprendem e temos que seguir os Parâmetros Curriculares da educação,que sempre serão cobrados,então os alunos devem estar preparados para fazer avaliações escritas(provas,pesquisas,etc.)pois é assim que funciona o nosso sistema educacional. Maria Sueli F. Rodrigues turma de 3ª e 5ª feira

    ResponderExcluir
  31. Como autor da obra homônima, Ziraldo escreveu “Uma Professora Muito Maluquinha” sua intenção foi criticar o método de ensino ultrapassado, que não entusiasma os alunos para o aprendizado em sala de aula.
    No filme Cate chega para lecionar em uma escola primária. Com alegria e entusiasmo, com uma didática que vai além do que aprendeu no seu curso. No auge de sua juventude, chega com inovações e dar asas a imaginação. Passa para seus alunos um aprendizado com várias adaptações, utilizando brincadeiras, músicas, filmes e leituras. Cate foge totalmente do currículo escolar, o qual se usa métodos repetitivos sem que o aluno coloque sua imaginação e enfrente desafios no aprendizado.
    Esse novo modelo de ensino faz com que as colegas de profissão fiquem furiosas com ela e a acusam de ser namoradeira. Temos como negativo um modelo de ensino ultrapassado e que ainda impera nos dias atuais. O ponto positivo nesse filme o “aprender brincando”, quando a sala de aula se torna uma atração.
    Em nossa disciplina estamos nos aperfeiçoando para transmitir um aprendizado de qualidade e adaptações com o mundo atual.
    Aluna: Ranuzia Ribeiro Turma: terça/quinta

    ResponderExcluir
  32. Uma escola conservadora com muita dificuldade de aceitar o novo.Uma jovem professora que valorizava a vida e as pessoas de forma unica,cada um com seus valores e suas diferenças,não achava necessário a forma formal para aprender,que podia se aprender com a vida e com tudo que se tem nela e no mundo.Achava que não era necessário prova para avaliar o conhecimento do aluno e conhecimentoé tudo que se ten de uma forma geral.Procurava a felicidade não importava onde iria encontrá-la. Amava e aceitava as pessoas como eram sem procurar a perfeição porque talvez não exista.
    Hilda Moura,terça e quinta.

    ResponderExcluir
  33. Uma escola conservadora com muita dificuldade de aceitar o novo.Uma jovem professora que valorizava a vida e as pessoas de forma unica,cada um com seus valores e suas diferenças,não achava necessário a forma formal para aprender,que podia se aprender com a vida e com tudo que se tem nela e no mundo.Achava que não era necessário prova para avaliar o conhecimento do aluno e conhecimentoé tudo que se ten de uma forma geral.Procurava a felicidade não importava onde iria encontrá-la. Amava e aceitava as pessoas como eram sem procurar a perfeição porque talvez não exista.
    Hilda Moura,terça e quinta.

    ResponderExcluir
  34. Filme conta a história de uma moça que estudou na capital, e depois retornou a cidadezinha onde morou, para dar aula na escola primária, porém o tempo que ela passou na capital foi o bastante, para mudar o seu comportamento de cidade pequena, suas aulas eram bem inovadora com brincadeiras, por sinal era bem diferente dos outros professores, eles eram bastante conservadores e sua metodologia para eles não passava de uma maluquice. Hoje o método utilizado pela profesora maluquinha é aceito é muito aplicado pelos professores.
    Aluna: Mônica Alves
    Turma :Terça /Quinta

    ResponderExcluir
  35. No meu modo de ver a relação é igual em vários pontos,ela tinha seu sonho de ser professora,desejo de ensinar.
    Acredito que cada um tem sua estratégia para começar o seu primeiro dia de trabalho ,mas CATARINA além de estrategista era o jeito dela ,só que incomodava as outras pessoas e professoras que exercia a mesma profissão.
    Pois era o jeito da professorinha ,mas foi com esse jeitinho que ela conquistou a criançada e o coração dos rapazes,então existe sim pessoas como ela com estratégia para exerce a sua profissão de uma maneira fácil que prende a atenção da criançada e uma maneira boa de aprender.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. lucineide de oliveira sales

    o filme muito bom!gostei bastante.
    o filme conta uma historia de uma profersora muito maluquinha e atrapalhada no seu primeiro dia de aula,mais com seu geito humilde simpatico cosquistou todos seus alunos ela faz com quer seus alunos sinta prazer em estudar.Serve de belo exemplo para as didáticas de ensino.
    Não é tão comum encontrar filme nacional que cative do início ao fim e esse conseguiu me prender.Um filme que todo professor deveria assistir, cheio de didática, muito bom .Paola Oliveira como sempre absoluta, um filme de muito bom gosto. Acho que nosso país deveri dar mais valor a nossa cultura.

    ResponderExcluir
  38. No meu ponto de vista, as aulas da professora, era uma forma ousada para os padrões de ensino daquela época onde tudo era ensinado de uma forma sintética; porém, essa foi a forma que ela encontrou de incentivar os alunos pelo gosto da leitura, e também uma maneira de fazer os alunos pensarem.
    Porém ela errou quando não fez com que os alunos decorasse o conteúdo que era passado, e com isso eles tiveram dificuldades em fazer as provas. A ideia da é muito boa, mas ela tinha que conciliar o gosto pela leitura e o aprendizado do conteúdo em sala de aula.
    Mas sem dúvida, é uma maneira muito boa de tornar as aulas mais interessantes, e os alunos mais interessados e participativos.

    Aluna: Caroline Giri dos Santos
    Turma: Terças e Quintas.
    Curso Geração da Hora

    ResponderExcluir
  39. Filme muito legal e interessante. Mostra uma professora que ama o que faz e que tem um método diferente e inovador de ensinar. Ela consegue envolver os alunos fazendo com que eles se interessem pelo o que está sendo passando e faz com que eles aprendão e guardem o que foi ensinado e queiram aprender cada vez mais. Por ela ser muito a frente de seu tempo ela acha que não precisa aplicar provas ou passar lições para casa e nós sabemos que é importante fixar e avaliar o aprendizado dos alunos. O método dela é interessante por que aproxima o aluno e faz com que eles se interessem em aprender.

    Aluna: Juliane Regina Cruz de Paula
    Turma: Terças e Quintas
    Instituto Geração da Hora

    ResponderExcluir
  40. Bom professora eu gostei, é um filme criativo, bem interessante.
    Esse filme tem tudo haver com a nossa matéria de Língua Portuguesa, porque a professora ela trabalha bastante a leitura e o método que ela utilizava para atrair e incentivar, o prazer a leitura da criançada (os alunos).
    Eu gostei que ela, a professora, dava brinde para quem lesse mas rápido, lia histórias e o comportamento dela com os alunos era cheio de ideias novas, ela era amável, criativa, para manter a sua turma animada.
    O ponto positivo é que a professora conseguiu ganhar o respeito, a responsabilizar os alunos pela disciplina na sala de aula através de um tribunal e exercendo a cidadania e juntos eles criaram regras de convivência coletivas. Ela não sabia de tudo, mas suas aulas dinâmicas que ela lançava, o desafio e ajudando os alunos na busca dos resultados.
    E o ponto negativo é que a professora não respeitava as regras do colégio, e sua diretora, e fazia o que via na sua cabeça.
    Um professor tem que ser inovador a cada dia dentro de sala de aula, despertar o prazer pelas matérias procurando contextualizar suas aulas.
    Nome: Danielle de Sá da Silva
    Turma: terças e quintas (noite)
    curso geração da hora
    Lingua portuguesa

    ResponderExcluir
  41. Nome: Laíza Lopes Souza
    Turma: formação de professora, terça e quinta.

    A relação do filme com a disciplina estudada são os diferentes métodos de ensino, como relatado no filme a professora está em uma época onde é tudo muito rígido o conteúdo tem que ser inserido na cabeça do aluno , um aprendizado mecânico , porém a professora não usa esse método, ela opta pelo método analítico, usando brincadeiras lúdicas para ensinar seus alunos e com isso eles se apegam a essa professora e acham ela surreal pelo fato de nunca terem uma professora considerada tão legal, ela tem o objetivo de que eles aprendam a ler, usando bastante músicas, brincadeiras, levam eles em passeios, usa artifícios para motivar eles e assim aprendem a ler muito rápido e ao mesmo tempo sentem prazer ler, porque tudo é trabalhado com brincadeiras. Eu só vi pontos positivos nesse filme, porque acho esse método de ensino super legal e vejo resultados bons com isso, apoio essa professora!

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Nome:Marli Porto Alves
    Turma: formação de professora, terça e quinta.
    Como relatado no filme a professora está em uma época onde é tudo é muito rígido,porém ela pratica brincadeiras lúdicas para ensinar seus alunos, e com esse método as crianças aprende amá-la. Ela tem o objetivo de que eles aprendam a ler, praticando músicas, brincadeiras, e levam eles em passeios,com essa forma de ensino a turma sente prazer de ler, porque o tempo todo é trabalhado com muita interação.Outro ponto positivo é que a professora era muito determinada e inovadora.
    Temos como negativo um modelo de ensino ultrapassado e que ainda impera nos dias atuais.O ponto positivo nesse filme o “aprender brincando”, quando a sala de aula se torna uma atração,e também a professora ensina que é possível aprender com alegria e em uma escola é essencial que ela tenha isso.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.