e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

sábado, 14 de janeiro de 2012

As sem razões do amor


Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
E nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
E com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
É semeado no vento,
Na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
E a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
Baste ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
Não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada.
 Feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
E da morte vencedor
Por mais que o matem (e matam)
 A cada instante de amor.
(ANDRADE, Carlos Drummond)

            As sem razões do amor – Não existe razão para amar. Não há lógica no amor. Entende-se que pode ser as cem razões para amar, e as razões para não amar, por isso essa negação ao escrever as SEM razões, não representa regras, ele é dado.
            A primeira estrofe comenta a correspondência do amor, pois o amor é estado de graça.
            Na segunda, explica  como vem o amor, e que ele não tem definição, podendo estar em toda parte.
            Terceira só ama quem não é narcisista, não faz questão de amar, só de dar amor. Ao dizer “não se conjuga nem se ama” ele pode amar e outro não.
            Última estrofe – O amor vence tudo,tem que morrer amando e que a cada momento que ama, acontece um momento de desamor (e matem).
            Nos versos 18 e 19, temos uma antítese ideológica.
            O poema constitui uma reflexão em torno do comportamento humano em relação ao amor. Porque o eu - lírico não encontra explicações. O amor é inexplicável.

4 comentários:

  1. oi dona Netinha, tudo bem gostaria de saber qual e o estilo do eu lirio desse poema e o estilo literario . aguardando bj obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O eu lírico, sujeito lírico ou voz lírica é um termo usado dentro da literatura para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema. É usado em textos do gênero lírico, que são caracterizados pela expressão dos sentimentos e da subjetividade. O autor procura, de forma geral, expressar sua opinião em relação ao tema tratado na obra através da entidade do eu lírico. É possível, contudo, que o sentimento do eu lírico não seja exatamente aquele sentido pelo autor.Eu acredito que esteja em um estilo Modernista.
      Perdão pela demora.Tenho estado empolgada com outras postagens e leituras,confesso ter deixado os comentários passarem despercebidos...mas não desista, demoro mais eu retorno aos comentários...Obrigada, e desculpe por ter demorado a responder.

      Excluir
  2. O eu lírico, sujeito lírico ou voz lírica é um termo usado dentro da literatura para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema. É usado em textos do gênero lírico, que são caracterizados pela expressão dos sentimentos e da subjetividade. O autor procura, de forma geral, expressar sua opinião em relação ao tema tratado na obra através da entidade do eu lírico. É possível, contudo, que o sentimento do eu lírico não seja exatamente aquele sentido pelo autor.Eu acredito que esteja em um estilo Modernista

    ResponderExcluir
  3. Perdão pela demora.Tenho estado empolgada com outras postagens e leituras,confesso ter deixado os comentários passarem despercebidos...mas não desista, demoro mais eu retorno aos comentários...Obrigada, e desculpe por ter demorado a responder.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.