e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

quinta-feira, 8 de março de 2012

A CASA DOS PRONOMES (resumido)


A CASA DOS PRONOMES

- Chega de Adjetivos – gritou a menina. – Eu não sei por que tenho grande simpatia pelos Pronomes, e queria visitá-los já.
- Muito fácil – respondeu o rinoceronte. – Eles moram naquelas casinhas aqui defronte. A primeira, e menor, é a dos Pronomes Pessoais.
(...)
E todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais enquanto Quindim ia explicando que os Pronomes são palavras que também não possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.
Emília bateu na porta – toque, toque, toque.
Veio abri o Pronome Eu.
- Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
(...)
- E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? – perguntou Emília.
- Estão lá dentro, jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o Me, o Mim , o Migo, o Nos, o Nosco, o Te, o Ti, o Tigo, o Vos, o Vosco, o O, o A, o Lhe, o Se, o Si e o Sigo – dezesseis Pronomes Oblíquos.
- Sim, senhor! Que luxo de criadagem! – admirou-se Emilia. – Cada Pronome tem a seu serviço vários criadinhos oblíquos...
- E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento – disse Eu. – Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Fulano, Sicrano, Você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.

Monteiro Lobato
Emília no país da gramática, Brasiliense.


VOCABULÁRIO:

Amarradas – unidas
Refeitório: sala própria para servir refeições.
Figurões; personagens importantes
Criadagem: conjunto de criados, empregados
Serviçais: criados

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1- Onde se passa a história que você leu?
______________________________________________________________________________

2- Quem ensinou o caminho para a casa dos Pronomes Pessoais?
______________________________________________________________________________

3- Qual a explicação que Quindim deu sobre os pronomes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Quem abriu a porta para Emilia foi:
( ) o pronome tu.
( ) o pronome nós.
( ) o pronome eu.
( ) o pronome vós.

5- Escreva os nomes dos pronomes que estavam jantando:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Quem eram os criados dos pronomes pessoais?
______________________________________________________________________________

7- Quais os outros serviçais que trabalhavam para os pronomes pessoais?
______________________________________________________________________________

8- Numere corretamente:
1- pronomes pessoais
2- pronomes oblíquos
3- pronomes de tratamento
( ) o, a, lhe, si, se, sigo
( ) fulano , sicrano
( ) eu, tu, ele, ela
( ) você, vossa senhoria
( ) nós, vós, eles, elas
( ) me, mim, migo
( ) te, ti, tigo

38 comentários:

  1. Obrigada, minha linda! Espero que breve encontre outros artigos legais.Estamos abertos a sugestões de temas para próximos artigos. Mais uma vez, obrigada pela visita. Seja bem vinda! Profa. Netinha

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Estou virando as gramaticas e dicionarios modernos e nao acho o tal do "tigo", "migo", sempre contigo e comigo. Ate procurei se havia alguma errata deste livro. Alguem pode me dar uma luz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei explicacao em outros fóruns que "tigo" e "migo " neste caso são personagens. Estas palavras não podem ser classificadas como pronomes oblíquos.

      Excluir
    2. Lembre-se que esse texto está resumido e os personagens são fictícios e criados por Monteiro,dessa forma não os encontrarão em gramaticas...

      Excluir
  4. Amuu esse texto. Meus alunos gostaram muito.

    ResponderExcluir
  5. Perdão,giluchesi@ig.com.br, no entanto só agora pude visualizar seu comentário,mas fico feliz que tenha chegado a um consenso sobre "tigo" e "migo".Continue deixando seus recadinhos e tão logo possa eu respondo.Obrigada por visitar o blog e aproveite também para conhcer os demais links sugestivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como o "tigo","migo", todos os outros também são considerados personagens que moravam na casa dos pronomes.O objetivo desse texto em sala de aula é facilitar a assimilação dos pronomes,do contrário até os pronomes oblíquos e de tratamento não seriam oblíquos ou de tratamentos, pois todos poderiam ser vistos como personagens.Dependendo do nível de seu alunos, poderá verificar uma consciência metatextual mais abrangente.

      Excluir
  6. Essa foi uma das postagens mais visitadas no meu blog.Obrigada por sua participação! Voltem sempre que precisarem! Um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  7. Quero as respostas, tem como me passar?

    ResponderExcluir
  8. Respostas da interpretação de texto A CASA DOS PRONOMES (resumido)
    1- Casa do pronomes pessoais.
    2- Rinoceronte.
    3-Os Pronomes são palavras que também não possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.
    4-(x) o pronome eu.
    5- Pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas.
    6-Pronomes Oblíquos.
    7-Pronomes de Tratamento.
    8-(2 ) o, a, lhe, si, se, sigo
    ( 2) fulano , sicrano
    (1 ) eu, tu, ele, ela
    (3 ) você, vossa senhoria
    (1 ) nós, vós, eles, elas
    (2 ) me, mim, migo
    (2 ) te, ti, tigo

    ResponderExcluir
  9. Verifique acima, postei as respostas.Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber que gostaram e pude ajudar.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.