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terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

 CONTEÚDOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 Fonte:Unopar

 

Os conteúdos de ciências devem proporcionar ao aluno, não apenas conhecimentos que envolvem conceitos, fatos, princípios, mas também que o aluno aprenda a realizar procedimentos e desenvolver atitudes.

 

 

 

 

 

A ciência escolar está constituída por um corpo de conhecimento que contêm fatos, conceitos, procedimentos e atitudes. Por isso, os conteúdos devem ser ministrados considerando esses aspectos. Vamos ver com mias detalhes cada um desses conteúdos.

 

Conteúdos factuais:entende-se por conteúdos factuais, o conhecimento de fatos, acontecimentos, fenômenos concretos, datas, localização, nomes e axiomas. No ensino de Ciências há muitos conteúdos factuais, como por exemplo, as nomenclaturas científicas, nomes de cientistas, datas.

 

Conteúdos conceituais: De acordo com Zabala (1998), conceitos se referem a um conjunto de fatos, objetos que têm características comuns. Conceitos são representados por palavras que têm um significado específico. Ex:  polinização, mamíferos, raiz, caule, etc. (CAMPOS; NIGRO,  2009).

 

Conteúdos procedimentais: esses conteúdos incluem regras, técnicas, habilidades e procedimentos. É o saber fazer. Em Ciências são procedimentos a observação, registro de dados, descrição, classificação e outros.

 

Conteúdos atitudinais: são valores, normas. Em Ciências podemos considerar  a conscientização, por exemplo,  sobre as questões ambientais, necessidade da alimentação saudável, e outros.

 

Link: Veja no livro de Campos e Nigro, com  referência indicada no final desta web, uma discussão mais detalhada sobre esses tipos de conteúdo.

 

Questão para refletir: No conteúdo sobre Ciclo da água, quais conceitos podem ser abordados com os alunos? Que procedimentos os alunos podem aprender?

 

  

Os conteúdos e os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências Naturais

 

  Os blocos temáticos propostos para os ciclos de aprendizagem são:

 

Ambiente:  é   necessário para que o aluno tenha uma melhor compreensão da natureza e de como a vida se processa, além de  ajudar o aluno a repensar a relação do homem com a natureza, em virtude dos agravos causados ao ambiente pela ação humana.

 

Corpo humano:  é  importante para que o aluno construa noções sobre os órgãos e sistemas do corpo de modo integrado e compreenda o funcionamento dinâmico e o estado de equilíbrio do corpo, os quais se refletem na saúde. Estudos sobre alimentação, higiene e sexualidade são relevantes também nos Anos Iniciais.

 

Recursos Tecnológicos:  salienta as transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos necessários à vida humana. É um eixo necessário para  compreender as influências da tecnologia na sociedade atual.  

 

Terra e Universo: Os movimentos da Terra, as estações do ano, o dia e a noite, animais diurnos e noturnos, plantas que se abrem à noite, etc. Sendo assim, é interessante, também, mostrar aos alunos como a luz solar pode interferir no comportamento das pessoas. 

 

          Há conteúdos relativos à saúde, sexualidade e meio ambiente que são tratados especificamente nos Parâmetros Curriculares Temas Transversais.


  

A Educação Sexual não deve ter como objetivo apenas o ensino dos conhecimentos básicos da Anatomia, gravidez, contraceptivos, masturbação, DST. Sabemos que esses conhecimentos básicos são essenciais para a formação do indivíduo, mas a Educação Sexual deve envolver também, conforme afirma Figueiró (2001) a formação do cidadão como participante da construção de uma vivência mais digna da sexualidade, visando a superar tabus, preconceitos. Os assuntos que devem ser abordados segundo os PCNs “orientação sexual” são: Corpo matriz da sexualidade, relações de gênero e DSTs.

 

Questão para refletir: O que pode ser abordado com os alunos nos Anos Iniciais sobre questões relativas à sexualidade?

 

Conheça algumas sugestões em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/producaodemateriaisdidaticos.pdf

 

  É bom lembrar que  Educação Ambiental não é uma área de conhecimento de atuação isolada, isto é, não se constitui como uma disciplina. A perspectiva transdisciplinar da Educação Ambiental justifica-se pelo fato de incorporar dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica. As orientações para o trabalho com Educação Ambiental constam na lei nº 9.795/99 e também nas Diretrizes Curriculares Estaduais para Educação Ambiental.

 

Link: Para você conhecer um pouco mais sobre Educação Ambiental e seus fundamentos, acesse o portal do Mec http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf

 

Questão para reflexão: Qual a justificativa da lei 9.795/99 para o caráter transdisciplinar da Educação Ambiental?

  

Video: Veja sugestão de vídeo no endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=2fR3OyGA_LQ

 

Lembre-se que o professor deve proporcionar aos alunos:

 

Atividades em que possam manipular objetos, explorar o ambiente natural, observar e fazer descobertas sobre elas próprias e os fenômenos naturais; buscar informações em fontes variadas; aceitação de suas  ideias desafiando-as  com o que é proposto pela ciência ( conflito cognitivo).

 

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Resumo: Nesta web foi apresentada uma discussão sobre a abordagem dos conteúdos na disciplina de Ciências, considerando os PCNs e os temas transversais.

 

Referências:

 

CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. Teoria e prática em ciências na escola : o ensino aprendizagem como investigação. FTD, 2009.

 

FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. 2. ed. Londrina: Eduel, 2001.

 

 ZABALA,  A .   APráticaEducativa:comoensinar.PortoAlegre.Artmed.1998

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