e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

  

Diferentes modalidades didáticas que o professor pode utilizar para ministrar conteúdos. O papel do professor é promover situações significativas para que os alunos possam apropria-se dos conhecimentos científicos.

fonte: coletânea de informações 

Aulas expositivas:  As aulas expositivas podem ser utilizadas para introduzir um novo assunto, transmitir idéias, enfatizar aspectos importantes do conteúdo e sintetizar. É importante que o professor proporcione interação entre os alunos, favorecendo mais o diálogo, 

Demonstração: A  demonstração é realizada pelo professor e os alunos observam o procedimento feito por ele.  É importante que o professor problematize a situação e não utilize a demonstração apenas de modo ilustrativo para confirmar uma explicação ou apenas para  mostrar  aos alunos o que vai ocorrer.

 Experimentação:  São práticas realizadas pelos alunos que podem estar associadas à investigação. Para isso o professor deve propor um problema aos alunos. É conveniente que seja apresentado ao aluno um roteiro com os objetivos, os procedimentos, anotação dos dados conclusão. Pode ser também fornecida a bibliografia para pesquisas complementares.

 Aulas de Campo

As aulas de campo podem ser feitas próximas à escola, em uma praça, um campo, uma mata, ou ainda; em uma área mais distante, até mesmo uma excursão. Qualquer que seja o local visitado, é importante que o aluno tenha uma atividade para realizar, como: fazer observações, descrições, coletar dados, etc.


Utilização de documentos e vídeos

 Documentos são textos diversos como artigos de jornais, revistas, internet, que podem ser usados para enriquecer as aulas durante as aulas.  O professor pode utilizá-los para complementar um conteúdo, por meio de discussões, atividades em grupos, ou ainda como fonte para pesquisa bibliográfica.  Após a exposição do vídeo, é necessário que sejam feitos comentários, isto é, que o conteúdo do filme seja explorado. (KRASILCHIK,2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.