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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Orações e exercícios

Conjunção é uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
São exemplos de conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Quando duas ou mais palavras exercem função de conjunção dá-se-lhes o nome de locução conjuntiva. São exemplos de locuções conjuntivas: à medida que, apesar de, a fim de que.
As conjunções são classificadas de acordo a relação de dependência sintática dos termos que ligam. Se conectarem orações ou termos pertencentes a um mesmo nível sintático, são ditas conjunções coordenativas.
Quando conectam duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma oração é um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas.
Apesar de ser uma classe de palavras com muitas classificações, são poucas as conjunções propriamente ditas existentes. A maioria delas são na verdade locuções conjuntivas (mais de uma palavra com a função de conjunção) ou palavras de outras classes gramaticais que às vezes exercem a função de conjunção em um período.
As conjunções ditas "essenciais" (isto é, palavras que funcionam somente como conjunção) são as seguintes: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, porque,pois, portanto, se, ora, apesar e como.
Coordenativas
As conjunções coordenativas são conhecidas por:
Aditivas
Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.
Ex: Comi e fiquei satisfeita.

Ex2: Todos aqui estão contentes e despreocupados.

Ex3: João acordou e mutilou todos os seus inimigos.

Ex4: O acontecimento não foi bom nem ruim.

Adversativas
Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.
Ex: O carro bateu, mas ninguém se feriu.
Alternativas ou disjuntivas
Como o seu nome indica, expressam uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos mesmos. São elas: ou...ou, ou, ora...ora, já...já, quer...quer, etc.
Ex.: Ou ela, ou eu.
Explicativas
Expressam a relação de explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto, pois (anteposta ao verbo).
Ex: Ele não entra porque está sem tempo.
Conclusivas
Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.[1][2]
Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.
Subordinativas
As conjunções subordinativas ligam uma oração de nível sintático inferior (oração subordinada) a uma de nível sintático superior (oração principal). Uma vez que uma oração é um membro sintático de outra, esta oração pode exercer funções diversas, correspondendo um tipo específico de conjunção para cada uma delas. Um período formado por conjunções subordinadas que não contém as tais conjunções é chamado de: oração principal.
Integrantes
que, se.
Introduzem uma oração (chamada de substantiva) que pode funcionar como sujeito, objeto direto, predicativo, aposto, agente da passiva, objeto indireto, complemento nominal (nos três últimos casos pode haver uma preposição anteposta a conjunção) de outra oração. As conjunções subordinativas integrantes são que e se.
Quando o verbo exprime uma certeza, usa-se que; quando não, usa-se se.
Afirmo que sou inteligente.
Não sei se existe ou se dói.
Espero que você não demore.
Observação: Uma forma de identificar o se e o que como conjunções integrantes é substituí-los por "isso", "isto" ou "aquilo".
Exemplo:
Afirmo que sou inteligente. (Afirmo isto.)
Não sei se existe ou se dói. (Não sei isto.)
Espero que você não demore. (Espero isto.)
As adverbiais podem ser classificadas de acordo com o valor semântico que possuem.
Causal
porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, entre outros.
Inicia uma oração subordinada denotadora de causa.
Dona Luísa fora para lá porque estava só.
Como o calor estivesse forte, pusemo-nos a andar pelo Passeio Público.
Como o frio era grande, aproximou-se da lareira.
Comparativa
que, (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se, que nem (dependendo da frase, pode expressar semelhança ou grau de superioridade), etc.
Iniciam uma oração que contém o segundo membro de uma comparação.
Indica comparação entre dois membros.
Era mais alta que baixa.
Nesse instante, Pedro se levantou como se tivesse levado uma chicotada.
O menino está tão confuso quanto o irmão.
O bigode do seu Leocádio era amarelo, espesso e arrepiado que nem vassoura usada.
Concessiva
embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que,e, etc.
Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la.
Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados.
É todo graça, embora as pernas não ajudem..
Condicional
se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que, etc.
Iniciam uma oração subordinada em que se indica uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizado ou não o fato principal.
Seria mais poeta, se fosse menos político.
Consultava-se, receosa de revelar sua comoção, caso se levantasse.
Conformativa
conforme, como, segundo, consoante, etc.
Inicia uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal.
Cristo nasceu para todos, cada qual como o merece.
Tal foi a conclusão de Aires, segundo se lê no Memorial. (Machado de Assis)
Consecutiva
que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes ou latentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que
Iniciam uma oração na qual se indica a consequência.
Soube que tivera uma emoção tão grande que Deus quase a levou.
Falou tanto na reunião que ficou rouco
Tamanho o labor que sentiu sede
Era tal a vitória que transbordou lágrimas de emoção
As palavras são todas de tal modo ou tamanho
Final
para que, a fim de que, porque [para que], que
Iniciam uma oração subordinada que indica a finalidade,o objetivo da oração principal
Aqui vai o livro para que o leia.
Fiz-lhe sinal que se calasse.
Chegue mais cedo a fim de que possamos conversar.
Proporcional
à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais … (mais), quanto mais (tanto mais), quanto mais … (menos), quanto mais … (tanto menos), quanto menos … (menos), quanto menos … (tanto menos), quanto menos … (mais), quanto menos … (tanto mais)
Iniciam uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal.
Ao passo que nos elevávamos, elevava-se igualmente o dia nos ares.
Tudo isso vou escrevendo enquanto entramos no Ano Novo.
O preço do leite aumenta à proporção que esse alimento falta no mercado.
Temporal
quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.
Iniciam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo
Custas a vir e, quando vens, não demora.
Implicou comigo assim que me viu;
Observações gerais
Uma conjunção é na maioria das vezes precedida ou sucedida por uma vírgula (",") e muito raramente é sucedida por um ponto ("."). Seguem alguns exemplos de frases com as conjunções marcadas em negrito:
"Aquele é um bom aluno, portanto deverá ser aprovado."
"Meu pai ora me trata bem, ora me trata mal."
"Gosto de comer chocolate, mas sei que me faz mal."
"Marcelo pediu que trouxéssemos bebidas para a festa."
"João subiu e desceu a escada."
Quando a banda deu seu acorde final, os organizadores deram início aos jogos.
Em geral, cada categoria tem uma conjunção típica. Assim é que, para classificar uma conjunção ou locução conjuntiva, é preciso que ela seja substituível, sem mudar o sentido do período, pela conjunção típica. Por exemplo, o "que" somente será conjunção coordenativa aditiva, se for substituível pela conjunção típica "e".
Veja o exemplo:
"Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és."
"Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és."
As conjunções alternativas caracterizam-se pela repetição, exceto "ou", cujo primeiro elemento pode ficar subentendido.
As adversativas, exceto "mas", podem aparecer deslocadas. Neste caso, a substituição pelo tipo (conjunção típica) só é possível se forem devolvidas ao início da oração.
A diferença entre as conjunções coordenativas explicativas e as subordinativas causais é o verbo: se este estiver no imperativo, a conjunção será coordenativa explicativa: "Fecha a janela, porque faz frio."
O "que" e o "se" serão integrantes se a oração por eles iniciada responder à pergunta "Qual é a coisa que…?", formulada com o verbo da oração anterior. Veja o exemplo:
Não sei se morre de amor. (Qual é a coisa que não sei? Se morre de amor.)
O uso da conjunção "pois" pode a ser classificada em:
  • Explicativa, quando a conjunção estiver antes do verbo;
  • Conclusiva, quando a conjunção estiver depois do verbo;
  • Causal, quando a conjunção puder ser substituída por "uma vez que".
Referências
  1. Gramática - Teoria e Exercícios - Paschoalin & Spadoto
  2. Gramática Escolar da Língua Portuguesa - Bechara, Evanildo

QUESTÕES SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS


1. (MACK) "Na ‘Partida Monção’, não há uma atitude inventada. Há reconstituição de uma cena como ela devia ter sido na realidade." A oração "como ela devia ter sido na realidade" é:
a) adverbial conformativa        b) adverbial proporcional         C) adjetiva                                            d) adverbial causal            e) adverbial consecutiva
     
2. (FUVEST) No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
 a) subordinada adverbial causal                  b) subordinada adverbial consecutiva
c) subordinada adverbial concessiva           d) subordinada adverbial comparativa
                                  e) subordinada adverbial subjetiva
   
 3. (PUC) Assinale a alternativa em que a subordinada não traduza idéia de consequência, comparação, concessão e causa:
a. Porquanto, não fosse um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
b. Desde que era um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
c. Ele era um ancião tão convencional que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
d. Ele era um ancião mais convencional do que o que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
e. Ele era um ancião convencional, na medida em que se enterrou de sobrecasaca e polaina.
    
4. (FUVEST) Na frase "Entrando na faculdade, procurarei emprego.", a oração subordinada indica idéia de: 
a) concessão      b) lugar      c) oposição      d) conseqüência       e) condição
      
5. (EFOA-MG) "Quando vejo certos colegas mostrando com orgulho aquela rodela imbecil no pescoço ..." O período que apresenta uma oração com a mesma classificação da destacada na citação acima é:
      a) "Mal o sol fugia, começavam as toadas das cantigas."
      b) "Caso o encontre, dê-lhe o recado."
      c) "Dado que a polícia venha, prenderemos o assassino."
      d) "Uma vez que cheguem os reforços, atacaremos a praça."
      e) "Contar-lhe-ei o caso, conquanto você guarde segredo."
     
   6. (UFE-PA) No trecho "Cecília ... viu do lado oposto do rochedo Peri, que a olhava com uma admiração ardente", a oração grifada expressa uma
 a) causa       b) lugar      c) oposição        d) explicação       e) condição
     
7. (UF SANTA MARIA-RS) Leia, com atenção, os períodos abaixo:
      Caso haja justiça social, haverá paz.
      Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.
      Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.
      Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:
a) tempo, concessão, comparação                      b) tempo, causa, concessão
c) condição, consequência, comparação             d) condição, concessão, causa
                                  e) concessão, causa, conformidade
     
 8. (UNIMEP) I - Mário estudou muito e foi reprovado! II - Mário estudou muito e foi aprovado. Em I e II, a conjunção "e" tem, respectivamente, valor:
  a) aditivo e conclusivo                        d) adversativo e conclusivo
  b) adversativo e aditivo                       e) concessivo e causal
  c) aditivo e aditivo
     
 9. (UC-MG) A classificação da oração grifada está correta em todas as opções, exceto em:
a. Ela sabia que ele estava fazendo o certo - subordinada substantiva objetiva indireta
b. Era a primeira vez que ficava assim tão perto de uma mulher - subordinada substantiva subjetiva
c. Mas não estava neles modificar um namoro que nascera difícil, cercado, travado - subordinada adjetiva
d. O momento foi tão intenso que ele teve medo - subordinada adverbial consecutiva
e. Solta, que você está me machucando - coordenada sindética explicativa
    
10. (FUVEST) No período: "Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida", a oração destacada encerra idéia de:
a) causa        b) condição       c ) concessão       d) proporção       e) fim
    
11. (PUC) No período: "Apesar disso a palestra de Seu Ribeiro e D. Glória é bastante clara", a palavra grifada veicula uma idéia de: 
a) concessão        b) condição        c) comparação      d) modo     e) consequência

12. (CESGRANRIO) Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa indicada pelos termos destacados em: "A atividade científica é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica."
  a) Ele era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido.              
  b) Quanto mais estuda, menos aprende.
  c) Tenho tudo quanto quero.                                                                  
  d) Sabia a lição tão bem como eu.
  e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.
     
13. (UMC-SP) Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
 a) Diz-se que você não estuda.                       d ) Comeu que ficou doente.
 b) Falam que você não estuda.                       e) Quando saíres, irei contigo.
 c) Fala-se tanto que você não estuda.
     
14. (UM-SP) "Enquanto a universidade não se refizer da reforma universitária, que deixou de lado a formação humanística, haverá espaço para este tipo de curso que vê na completa diversidade do público uma prova de que não só a falência da universidade empurra multidões para as novas salas de aula?"
      O período acima, composto por subordinação, constitui-se de:
a. cinco orações: duas adjetivas, duas substantivas e uma principal
b. quatro orações: duas substantivas, uma adjetiva e uma principal
c. cinco orações: uma adverbial, duas substantivas, uma adjetiva e uma principal.
d. duas orações: uma adjetiva e uma principal
e. cinco orações: uma adverbial, duas adjetivas, uma substantiva e uma principal
     
15. (UM-SP) Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções do mestre.
     
16. (UM-SP) Assinale a alternativa em que as orações destacadas no texto "Vou agradecer-lhe a esmola que me fez, logo que possa sair" estão classificadas corretamente:
 a) subordinada substantiva objetiva direta, subordinada adjetiva
 b) subordinada adverbial concessiva, subordinada adverbial temporal
 c) subordinada adverbial consecutiva, subordinada adverbial concessiva
 d) subordinada adjetiva, subordinada adverbial concessiva
 e) subordinada adjetiva, subordinada adverbial temporal
   
17. (UM-SP) "... e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda." A oração em destaque no período acima classifica-se como:
a) subordinada substantiva objetiva direta      b) subordinada adverbial causal
      c) subordinada adverbial comparativa      d) subordinada adverbial conformativa
                                 e) coordenada sindética explicativa

 18. (UNIMEP) Assinale a alternativa que, embora tenha valor de causa-conseqüência, não contém oração adverbial causal:
 a) Cheguei tarde, porque choveu muito.       b) Como estava doente, não fui à escola.
 c) Estava tanto frio, que não saí de casa.    d) Fiquei chateado, pois fui despedido.
                                 e) Devo ir mal na prova, já que não estudei.
  
 19. (FCMPA-MG) Nos períodos seguintes aparece, entre as orações, uma relação de concessão. Assinale a letra correspondente ao período em que a relação é outra:
  a) Embora estivesse doente, fiz tudo o que me era possível.
  b) Fiz tudo o que me era possível, apesar de estar doente.
  c) Mesmo estando doente, fiz tudo o que me era possível.
  d) Fiz tudo o que me era possível, conquanto estivesse doente.
  e) Fiz tudo o que me era possível, mas estava doente.
    
20. (FUVEST) "Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: não quero luz." Os dois pontos (:) usados acima estabelecem uma relação de subordinação entre as orações. Que tipo de subordinação?
a) temporal         b) concessiva         c) final        d) conclusiva         e) causal


Gabarito: 1-a, 2-b, 3-e, 4-c, 5-a, 6-d, 7-d, 8-b, 9-b, 10-c, 11-a, 12-d, 13-d, 14-e, 15-d, 16-e, 17-c, 18-c, 19-e, 20-e.

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