e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

domingo, 7 de outubro de 2012



“Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou.
João Guimarães Rosa. Grande sertão: veredas.

Há algumas décadas, pouco sabíamos sobre o cérebro. Mas dos anos 1990 – a chamada “década do cérebro” – até agora, inúmeras pesquisas neurocientíficas têm esquadrinhado o cérebro e posto ao nosso alcance uma abordagem nova e, em minha opinião, muito animadora. Acredito que o mais importante conceito dessa nova abordagem, o conceito que nos oferece um norte para a utilização mais eficaz e, também, para a melhor e mais proveitosa manutenção desse fabuloso órgão, é justamente o conceito de plasticidade. Se um dia acreditamos que ao nascer trazíamos um cérebro pronto, geneticamente definido, hoje a ciência confirma o contrário: o cérebro é um órgão em constante e permanente mudança, passível de estar sempre em crescimento. Se algum dia na vida você se encolheu miudinho, se sentindo meio desprovido de inteligência, se um dia você já se achou assim meio burrinho, anime-se! (Aliás, não se preocupe, acho que todo mundo já se sentiu assim, algum dia.) As novas notícias da ciência trazem um alento para todos que já nos sentimos assim: em termos de cérebro, a realidade nunca é absoluta. O que somos agora, já não seremos amanhã. O cérebro pode ser modelado. Tem a mesma propriedade da argila, do barro. É a bagagem de experiência de cada dia que vai modelá-lo. Tal como no texto de Guimarães Rosa, ainda não fomos terminados, podemos afinar ou desafinar. Não há destino preestabelecido. Nós somos o maestro. Não há forma definitiva. Nós somos o artesão de nós mesmos. Não é formidável?” (Fragmento extraído do livro Te cuida – Beleza, inteligência e saúde estão na mira, de minha autoria, Editora Vozes).

Como um recreio, uma bela história:
AS MONJAS DE MANKATO
“A PLASTICIDADE DO CÉREBRO não só ajuda na recuperação, mas pode desempenhar um papel na prevenção de doenças cerebrais. Para ter prova disso, basta visitar a escola do mosteiro das irmãs de Notre Dame, na remota Mankato, Minnesota. Muitas freiras têm mais de 90 anos e um número surpreendente chega aos 100; em média, vivem muito mais do que as pessoas em geral. (...)
Instigadas por sua crença em que “mente desocupada é oficina do diabo”, as monjas desafiavam-se obstinadamente com testes de conhecimentos vocabulares, quebra-cabeças e debates sobre cuidados com a saúde. Realizavam seminários semanais sobre acontecimentos correntes e escreviam com frequência em seus diários. A irmã Marcella Zachman, tema de uma reportagem na revista Life em 1994, só parou de dar aulas na escola do mosteiro quando completou 97 anos. A irmã Mary Esther Boor, também apresentada na Life, ainda trabalhava na recepção aos 99 anos.
Snowdon, que examinou mais de 100 cérebros de monjas mortas, (...) apurou que as monjas que tinham obtido diplomas universitários, estavam lecionando na escola do mosteiro e continuavam na velhice a exercitar suas mentes, de forma constante, enfrentando novos desafios, viviam mais e resistiam melhor ao mal de Alzheimer do que as monjas que tinham níveis inferiores de educação formal e passavam a maior parte do tempo limpando os quartos ou preparando as refeições. A conclusão de Snowdon e a de outros cientistas que estudaram o envelhecimento do cérebro, é que qualquer atividade intelectualmente provocante estimulará o crescimento dendrítico, aumentando o número de conexões neurais no cérebro.”
Fragmento extraído de Ratey, John J. O cérebro – Um guia para o usuário. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.