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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Redação






Curso de redação
De ABREU, Antônio Suárez
Por Netinha.

Terceira e última parte
        
Coesão lexical

         Os substantivos abstratos são também importantes para a construção da coesão lexical do texto. Eles são os que nomeiam ações, qualidades e estados fora dos seres a que pertencem, tais como compra, venda, alegria, e felicidade. Esses substantivos (os abstratos) estão quase sempre ligados a verbos ou adjetivos. Para que eles tenham funcionalidade comunicativa, há necessidade da presença de certos elementos que chamamos de argumentos. Uma de suas utilidades é recuperar, em uma frase B, não apenas um termo de uma frase A, mas toda a frase A, inteirinha, promovendo a coesão do texto.
         Geralmente o substantivo abstrato derivado de verbos costuma fazer A coesão textual de forma neutra, e o substantivo abstrato derivado de adjetivos tem, normalmente, conotação de julgamento.
         O ex-presidente Itamar Franco namorou a modelo Lílian Ramos, no carnaval de 1994. Esse namoro causou escândalo na imprensa internacional.
         Os grandes campeões da fórmula Um compareceram ao enterro de Ayrton Senna. A Rede Globo essa presença.
         Na primeira, o substantivo namoro recupera a frase anterior, em sua totalidade. Na segunda, comparecimento faz o mesmo com relação à sua frase anterior. Alternativa possível é servir-se de um substantivo sinônimo ou hiperônimo. Em vez de namoro, comportamento; de comparecimento, utilizar presença.
         A coesão textual pode ser feita pelo processo de articulação sintática, seja de oposição (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto); de causa (porque, pois, como, por isso que, já que, visto que, uma vez que, conjunções e locuções conjuntivas, preposições e locuções prepositivas); de condição; de fim e de conclusão.
         
Coerência textual

         Um texto é coerente quando é possível interpretá-lo. Estudar a coerência de um texto é estudar as condições de sua interpretabilidade, para tanto se faz necessário o conhecimento e uso adequado dos recursos léxicos e gramaticais da língua, do conhecimento de mundo (geográfico, cultural, e etc.)
         Quatro princípios fundamentais responsáveis pela coerência textual são: da repetição – elementos repetidos; de progressão- renovação do suporte semântico; da não contradição – o que se diz depois não pode contradizer o que se disse antes ou que ficou pressuposto e de relação-seu conteúdo deve estar adequado a um estudo de coisas no mundo real ou em minutos possíveis.
         Em relação aos elementos repetidos, estamos apontando o fato de uma frase recuperar termos de frases anteriores, por meio de pronomes, elipses, elementos lexicais ou substantivos que constituem um processo de repetição ou recorrência.
         Um texto argumentativo, geralmente tem um tema e um problema depois. O texto argumentativo implica em hipóteses (possíveis respostas que podemos dar como solução de um dado problema, a partir da melhor resposta, tem a tese e assim devemos construir a argumentação), tese e argumentação.

Tipos textuais

         Argumentativo, narrativo (um simples relato, um plot, uma unidade dramática que compõe uma situação, uma complicação e uma solução), descritivo (estará necessariamente vinculado a uma narração ou a uma argumentação) e injunção (caráter normativo, impositivo de mandar ou pedir: oração religiosa, uma ordem de quartel, norma, leis de um código civil.)
         Na estruturação de um texto é importante observar o uso dos tempos verbais. Por exemplo, o futuro do pretérito é comum no mundo narrado. Além de tudo que já podemos ler, a modalização do texto dispõe de outras maneiras de ser modalizar, tornando-se menos autoritário, mais polido, utilizando-se de auxiliares modais: dever, poder, querer, precisar; predicados cristalizados: é certo, é preciso, é necessário, é possível, e etc., advérbios modalizadores: provavelmente, certamente, necessariamente, possivelmente..., verbos de atitude proposicional: eu creio, eu sei, eu duvido, eu acho... Tais modalizadores devem ser empregados com critérios para não descaracterizar os textos. Recurso útil às produções textuais de ajuste (cartas, por exemplo, reclamando, respondendo as reclamações e etc.).
         Um texto pode ser introduzido por polifonia e intertextualidade. Quando estamos produzindo um texto, nem sempre somos a única a voz presente, às vezes colocamos outra voz, seja por meio de citações para introduzir a voz de outra pessoa.
         No que se refere à intertextualidade, dependerá do repertório do leitor. É quando introduzirmos no texto, um trecho de outro texto. (até p.68)
         O texto argumentativo raramente existe em estado puro. Ele se compõe, na prática, com o narrativo e com o descritivo.
         Se dissermos que argumentativo, narrativo e descritivo se misturam, no processo de composição, como identificar sua natureza?
         O que identifica a natureza de um texto é a sua intencionalidade.
         Inicia-se com a narrativa, na forma de plot, coloca de início uma situação e, logo, a complicação, interrompendo-a (a narrativa) para desenvolver a parte argumentativa. Coloca o problema e desenvolve sua proposta e encerra, narrando a solução do plot, o argumento maior de sua tese.
         Outro processo utilizado é o de esfriamento do texto (texto frio, condensa menos informações que o quente),por meios de metáforas em que podemos destacar alguns tipos: 1-Metáforas de restauração (médica- compara a sociedade ao corpo humano.Ex.: câncer da inflação; de roubo- adequada para situações ( ter a liberdade roubada, aprisionar uma idéia);de conserto –consertar as rachaduras de seu partido e da limpeza;de limpeza-entulho autoritário);2-Metáforas de percurso:em terra-fala em estradas, obstáculos; no mar - vamos afundar!;cativeiro – escravas do sexo, fulano é um perfeito feitor de escravos.3- Metáforas de unificação : de parentesco-O país é uma grande família;pastoral-Deus é um Pastor;esportiva- gol de placa contra a recessão;4 Metáforas criativas: de construção- o país precisa ser reconstruído;tecelagem- encontrar o fio da meada;compositor-tocar a mesma música;lavrador- parábola do semeador, tempo da colheita;
5-Metáforas naturais: claro-escuro- luz no fim do túnel; fenômenos naturais- avalanche de problemas; biológico- fulano é um abutre; 5-Metáforas militar – fogo cerrado contra as posições dos empresários.
        
Parágrafos

         Eles podem ser declarativos (ocorre no mundo comentado, geralmente no presente); alusão histórica (no mundo narrado, no passado); interrogação e de omissão de dados identificadores (Ex.: De uns tempos para cá. Tem surgido um elemento novo no cenário político nacional. Ele sempre apareceu onde não se espera. Se o espreitarmos, ele se esconde) elementos que só vão aparecer no desenvolvimento do parágrafo.
         Tipos de desenvolvimento de parágrafos: por detalhes, por definição, exemplo específico, por fundamentação da proposição e por comparação.
         Em síntese, podemos concluir que para uma boa composição se faz necessário utilizarmos além dos aspectos semânticos, estilísticos, também atenção a boa estética na formação textual, e os aspectos gramaticais. (Sugestão de leitura: ABREU, Antonio Suárez. Curso de Redação. SP, Ática)

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