e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Plano de Aula para trabalhar adição com 1º ano

Resolva as Adições

Utilizando cartas de baralho, vamos ensinar adição de forma lúdica.

1-) Identificação:
Tema: Somando 10
Disciplinas envolvidas: Matemática
Conteúdos: Sistema de  numeração, grandezas e medidas, quantificação, resolução de problemas, atenção e observação, socialização e autonomia.

2-) Objetivos Gerais:

  • Identificar números
  • Entender o sistema de numeração
  • Relacionar número/quantidade
  • Desenvolver habilidades para resolver problemas
  • Desenvolver a atenção e observação
  • Desenvolver a socialização e autonomia

3-) Objetivos Específicos:

  • Identificar números de 1 a 10
  • Entender as regras do jogo
  • Relacionar o numeral a sua quantidade
  • Fazer cálculo mental
  • Desenvolver estratégias para resolver problemas
  • Entender noções de adição
  • Utilizar os dedos para fazer contagem
  • Fazer comparação de quantidade
  • Entender noção de par
  • Desenvolver a atenção e observação
  • Desenvolver autonomia
  • Aceitar as ideias do grupo
  • Socializar-se e respeitar o outro

4-) Desenvolvimento metodológico:

A professora irá apresentar as cartas de 1 baralho para grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4 tipos de naipes, totalizando 36 cartas.
O objetivo do jogo é fazer pares com cartas que somando cheguem ao resultado 10.
O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo.
O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la com uma das carta da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir, ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa, virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador.
A professora deverá intervir nos grupos perguntando se realmente não há sobre a mesa nenhuma carta que é possível somar 10 ou se realmente o par formado pelo jogador somou 10.
Também é preciso incentivar os outros jogadores do grupo a ajudar o colega com a soma de suas cartas.
O papel do professor durante o jogo é transitar entre os grupos questionando as jogadas dos alunos, fazer com que eles pensem sobre os resultados e percebam as suas estratégias.
Quando as cartas terminarem, os jogadores deverão contar seu pares ou fazer uma comparação dos montes para saber quem é o ganhador.

 5-) Recursos didáticos:

  • baralho ou papel sulfite 40 para imprimir as cartas conforme modelo em anexo.
Plano de aula Atividades de matemática de adição, para trabalhar com alunos do 1º ano.
Cartas
Plano de aula Atividades de matemática de adição, para trabalhar com alunos do 1º ano.
Cartas
Plano de aula Atividades de matemática de adição, para trabalhar com alunos do 1º ano.
Cartas
Plano de aula Atividades de matemática de adição, para trabalhar com alunos do 1º ano.

6-) Avaliação:

Observação pelo professor das estratégias e somas realizadas pelos alunos.

7-) Bibliografia:

A Matemática no Cotidiano Infantil – Jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Autora: Sílvia Marina Guedes dos Reis.
Editora Papirus

Um comentário:

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.