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quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Letramento Matemático na Educação Infantil - Etapa 7 (atividade)



REGRAS DA TRILHA DO DINOSSAURO (começar com um dado e depois propor com 2 dados)
 1. Na sua vez, cada jogador lança o(s) dados e anda a quantidade de casas correspondente a soma dos dados.
2. Quem cai na casa 12 – pescoço do dinossauro - , anda mais 6 casas.
 3. Quem cai na casa 18 – cabeça do dinossauro - , volta 6 casas.
4. Quem cai na casa 29 – boca do tiranossauro - , volta 10 casas.
5. Quem cai na casa 33 – ovos dos dinossauros - , anda mais 10 casas.
6. Quem cai na casa 43, anda mais 3 casas
. 7. Quem cai na casa 46, volta 3 casas.
 8. Ganha o jogo quem chegar a casa 50. 1 / 2  (para serem apresentados quando as crianças já estiverem bem familiarizadas com o jogo - podem ser impressos e colados no caderno, ou discutidos na roda)
 1. No início do jogo laura tirou 1 no dado, o que ela deve fazer?
2. Antonio estava na casa 12. Tirou 1 no dado. Em que casa ele deve colocar seu peão?
3. Troque ideias com a turma: o que fazer quando tirar 1 no dado? É preciso mover o peão ou deve-se ficar no mesmo lugar? (Sistematizar e registrar em cartaz)
 4. Keli e juan estavam nas casa 14 e 20, respectivamente. Cada um tirou 3 no dado. Em que casa cada um vai chegar?
 5. Murilo estava na casa 10. Tirou 5 no dado. Em que casa ele vai chegar? (trocar ideias, conversando sobre como fazem para contar, se houver divergência de resultados, fazer coletivamente na trilha física)

Um comentário:

  1. O potencial dos jogos de percurso, como você teve a oportunidade de ver no vídeo, é que eles fortalecem ou instigam processos investigativos das crianças com relação ao número e ao sistema de numeração. Eles preveem o avanço em uma trilha a partir dos números sorteados no(s) dado(s), convidando as crianças a investigar a partir de que número se inicia uma contagem, a partir do número (da casa) em que se está ou a partir do número seguinte. Descobrir que se conta a partir do número seguinte é algo importante para a construção de procedimentos de contagem e sobrecontagem. E, embora essa descoberta possa ser feita autonomamente pela criança, observando jogadores mais experientes e refletindo sobre o que fazer quando se tira 1 no dado, ela é potencializada pela intervenção do professor quando este propõe trocas de ideias a partir de situações do jogo. Por exemplo, o fato de que tirando o mesmo número, duas crianças podem parar em casas diferentes.

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