e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Letramento Matemático na Educação Infantil - Etapa 3 - Conceitos-chave para o trabalho com número e sistema de numeração

Um comentário:

  1. Recitar a série numérica oral envolve dizer a série de números fora de uma situação de enumeração. Contar é utilizar a série em uma situação de enumeração, isto é, estabelecer uma correspondência termo a termo entre os nomes dos números e os elementos a serem contados. É um procedimento que permite quantificar um grupo de objetos para determinar quantos são.

    Quando contamos uma coleção de objetos coloca-se em funcionamento as seguintes ações:

    Ativar na memória a série ordenada de modo convencional;
    Corresponder cada palavra-número enunciada a apenas um objeto da coleção;
    Diferenciar os objetos contados dos que ainda não foram contados;
    Dizer a última palavra como a que expressa a quantidade total da coleção.
    É importante que no ambiente de aprendizagem da criança aos conhecimentos matemáticos estejam dispostos objetos que a levem a ter contato com esse universo matemáticos, tais como: régua,fita métrica,calendário,livros paginados,calculadoras,tabelas de preços,assim como objetos para representações numéricas: brinquedinhos, palitos de picolés coloridos, dados,e até mesmo jogos para que o campo de experiencias dessas crianças se desenvolva e que a representação numérica não seja apenas algo recitado mas concreto para que elas possam relacionar o concreto ao abstrato,transformando o abstrato,a recitação dos números em contagem.pode-se também brincar de vendinhas, mercadinhos,ônibus e etc...

    Na vida cotidiana das crianças há muitos encontros significativos com conhecimentos matemáticos que convidam a investigações e resoluções de problemas integrados à experiência e ao brincar.
    O grande desafio da Educação Infantil é instigar e alimentar os percursos investigativos das crianças e criar instancias para que estes percursos sejam compartilhados entre todos.
    É importante que na escola hajam muitas fontes de informação, portadores numéricos de uso social como calendário, régua, fita métrica, livros com páginas numeradas etc.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.