Plano de Aula 1 - Consciência Negra para Ensino Fundamental
Tema: Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial.
Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Fundamental
– Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ter consciência do que é ser negro.
Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da
humanidade.
Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo
brasileiro.
Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e
excludente.
Duração das atividades
05 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação
do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de
aula existem crianças com diferentes características?
( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Estratégias e recursos da aula
Construção de painel : “Como eu me percebo”
Utilização do laboratório de informática.
Atividades em pequenos grupos em sala de aula.
Observação do quadro Tarsila do Amaral
ATIVIDADE 1
Trabalhar um pequeno texto: “Formação do povo Brasileiro” do livro Aja
Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações
levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o
perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada
aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo.”
ATIVIDADE 2
Observação do quadro de Tarsila do Amaral
Identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro
ATIVIDADE 3
Levar os alunos ao laboratório de informática para uma pesquisa sobre
Contos africanos.
Cada equipe deverá escolher um conto africano e transformá-lo em
um outro gênero ( História em quadrinhos).
ATIVIDADE 4
Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da
história em quadrinhos.
Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre
tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática.
Escolher as partes que serão representadas nos
quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.
ATIVIDADE 5
Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática
utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em
quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto
e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.
Recursos Complementares
Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites:
htpp://www.portaalafro.com.br
Avaliação
A avaliação acontecerá durante todo o trabalho desenvolvido será
continua e processual
Plano de aula 2
Fonte:https://www.soescola.com/2017/11/plano-de-aula-consciencia
-negra-para-ensino-
fundamental.html Este Plano de Aula Consciência Negra na Escola
é indicado a alunos do Ensino Fundamental (final)
e Ensino Médio.
Temas:
Movimentos sociais / direitos / cidadania;
Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade;
Indivíduo, identidade e socialização;
Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil;
Cultura e diversidade cultural
Pluralidade cultural na formação do Brasil
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira;
Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial,
principalmente na educação;
Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola;
Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma
de reconhecimento da importância
da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.
O objetivo desta aula é promover uma Semana da Consciência Negra na escola.
Para tal, vários debates são necessários, preparando os alunos com diferentes
temáticas ligadas à cultura negra. Desta forma,
trabalha-se também as questões ligadas a Historia e Cultura
Afro-Brasileira, temática obrigatória nos
currículos escolares após a publicação da Lei 10.639 /03.
A data de 20 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia
da Consciência Negra porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi,
líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares
foi um negro que venceu o anonimato e tornou-se um símbolo da
luta e da resistência negra
diante da violência.
1 – Inicie a aula com os alunos fazendo uma pesquisa demográfica na
escola sobre a quantidade
de alunos que se autodenominam negros. O objetivo da pesquisa é saber
como a questão da cor
funciona na sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no
nosso país para efeitos
de pesquisa dos órgãos do governo: branco, pardo, preto e amarelo.
2 – Divida a turma em 7 grupos ou mais de acordo com a estrutura e os
níveis de ensino existentes
na escola. Cada grupo irá entrevistar diferentes segmentos da escola:
funcionários e estudantes.
Caso a sua escola tenha todos os níveis da Educação Básica serão
necessários, no mínimo,
7 grupos para realizar a pesquisa sendo que:
Grupo 1 – entrevistará os professores;
Grupo 2 – entrevistará os funcionários administrativos;
Grupo 3 – entrevistará os alunos da Educação Infantil;
Grupo 4 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais;
Grupo 5 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries finai;
Grupo 6 – entrevistará os alunos do Ensino Médio;
Grupo 7 – entrevistará os alunos da Educação de Jovens e Adultos.
3 – A pesquisa será feita para coletar dois dados importantes:
1 – Você é negro?
2 – Seus pais são negros?
O objetivo é ver como a questão da cor é percebida pela sociedade,
dado que cor é um conceito
autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos
do governo.
Para esta pesquisa, os alunos irão entrevistar os grupos designados e
registrar em seus cadernos ou
em arquivo Excel. Toda a pesquisa será feita no contraturno. Coletados
os dados, cada grupo irá
apresentar por 5 minutos os resultados estatísticos da pesquisa. Um aluno
ficará responsável por
agrupar todos os resultados e montar um gráfico utilizando
o programa Excel.
É importante dizer que sabemos antecipadamente que o número de
alunos e funcionários negros na
maioria das escolas brasileiras é minoria, por isso é importante que
os alunos saibam que o combate
ao racismo deve ser feito desencadeando ações que valorize e dê
oportunidade aos grupos raciais
e étnicos, que são minorias, e no combate a desigualdade racial,
particularmente na Educação.
Este contexto nos mostra que a história da luta e da resistência
negra ainda não acabou. Segundo
dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –
o índice de analfabetismo entre os
negros é bem maior que entre os brancos. Este é o momento de
propor aos alunos a realização da
Semana da Consciência Negra na escola como uma ação de
valorização e reconhecimento da
importância da cultura e do povo africano.
4- abra espaço aos alunos para que debatam e façam perguntas e
comentem sobre as informações
relativas ao Dia da Consciência Negra e as demais questões abaixo:
Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Por que foi instituído
este dia no Brasil e qual
o seu significado Histórico?
A situação atual do negro no Brasil.
O que ainda precisar ser feito para que o Brasil deixe der ser um país racista.
Como e porque trabalhar a questão da consciência negra na sala de aula.
O que a escola pode fazer para contribuir com o negro no Brasil?
5 – Após o debate, iniciar junto aos alunos e a escola, o encaminhamento
da proposta para
realização da Semana da Consciência Negra.
Esta proposta implicará em criar espaços de expressão da cultura
afro-brasileira tais como: danças –
capoeira, hip hop, samba -; gastronomia; religiões; artesanatos;
vestimentas; jogos e brincadeiras;
contos,histórias e lendas africanas; instrumentos musicais, dentre
outros. Os alunos poderão
ser distribuídos em grupos, sendo cada grupo responsável pela
criação e organização
de um destes espaços.
Avaliação
Avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem,
observando as estratégias
utilizadas por eles na construção do conhecimento:
se houve respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos
colegas;
se houve envolvimento e participação nas atividades propostas;
se foram capazes de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira;
se reconheceram a importância da cultura e do povo africano na formação
da cultura e identidade
nacional;
se criaram e organizaram espaços de expressão da cultura afro-brasileira
na escola;
se participaram de maneira ativa e responsável na realização da Semana
da Consciência Negra na escola.
Plano de aula 3
Confira o Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Médio para 2ª e 3ª série.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:Consciência Negra II. O aluno irá conhecer
e refletir sobre a história dos povos africanos, sua origem, sua cultura, entender melhor
a origem do povo brasileiro e, conhecer de maneira mais profunda sobre a Lei 10.639/03,
numa perspectiva acerca do papel da escola e a obrigatoriedade do ensino de história da
África e da cultura afro-brasileira de acordo com PCNs, fazer parte do currículo
da escola e na formação da nossa cultura, nomes, comidas, bebidas, danças,
ritmos, instrumentos musicais.
O objetivo principal é que o aluno possa compreender a importância que a Lei 10.639/03
representa no contexto sócio-político para a cultura afro-descendente e afro-brasileira
e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.
Além desse objetivo é necessário destacar mais alguns relacionados à realidade da
sociedade em que vivemos.
Identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro
ATIVIDADE 3
Levar os alunos ao laboratório de informática para uma pesquisa sobre
Contos africanos.
Cada equipe deverá escolher um conto africano e transformá-lo em
um outro gênero ( História em quadrinhos).
ATIVIDADE 4
Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da
história em quadrinhos.
Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre
tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática.
Escolher as partes que serão representadas nos
quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.
ATIVIDADE 5
Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática
utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em
quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto
e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.
Recursos Complementares
Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites:
htpp://www.portaalafro.com.br
Avaliação
A avaliação acontecerá durante todo o trabalho desenvolvido será
continua e processual
Plano de aula 2
Fonte:https://www.soescola.com/2017/11/plano-de-aula-consciencia
-negra-para-ensino-
fundamental.html Este Plano de Aula Consciência Negra na Escola
é indicado a alunos do Ensino Fundamental (final)
e Ensino Médio.
Temas:
Movimentos sociais / direitos / cidadania;
Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade;
Indivíduo, identidade e socialização;
Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil;
Cultura e diversidade cultural
Pluralidade cultural na formação do Brasil
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira;
Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial,
principalmente na educação;
Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola;
Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma
de reconhecimento da importância
da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.
O objetivo desta aula é promover uma Semana da Consciência Negra na escola.
Para tal, vários debates são necessários, preparando os alunos com diferentes
temáticas ligadas à cultura negra. Desta forma,
trabalha-se também as questões ligadas a Historia e Cultura
Afro-Brasileira, temática obrigatória nos
currículos escolares após a publicação da Lei 10.639 /03.
A data de 20 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia
da Consciência Negra porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi,
líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares
foi um negro que venceu o anonimato e tornou-se um símbolo da
luta e da resistência negra
diante da violência.
1 – Inicie a aula com os alunos fazendo uma pesquisa demográfica na
escola sobre a quantidade
de alunos que se autodenominam negros. O objetivo da pesquisa é saber
como a questão da cor
funciona na sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no
nosso país para efeitos
de pesquisa dos órgãos do governo: branco, pardo, preto e amarelo.
2 – Divida a turma em 7 grupos ou mais de acordo com a estrutura e os
níveis de ensino existentes
na escola. Cada grupo irá entrevistar diferentes segmentos da escola:
funcionários e estudantes.
Caso a sua escola tenha todos os níveis da Educação Básica serão
necessários, no mínimo,
7 grupos para realizar a pesquisa sendo que:
Grupo 1 – entrevistará os professores;
Grupo 2 – entrevistará os funcionários administrativos;
Grupo 3 – entrevistará os alunos da Educação Infantil;
Grupo 4 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais;
Grupo 5 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries finai;
Grupo 6 – entrevistará os alunos do Ensino Médio;
Grupo 7 – entrevistará os alunos da Educação de Jovens e Adultos.
3 – A pesquisa será feita para coletar dois dados importantes:
1 – Você é negro?
2 – Seus pais são negros?
O objetivo é ver como a questão da cor é percebida pela sociedade,
dado que cor é um conceito
autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos
do governo.
Para esta pesquisa, os alunos irão entrevistar os grupos designados e
registrar em seus cadernos ou
em arquivo Excel. Toda a pesquisa será feita no contraturno. Coletados
os dados, cada grupo irá
apresentar por 5 minutos os resultados estatísticos da pesquisa. Um aluno
ficará responsável por
agrupar todos os resultados e montar um gráfico utilizando
o programa Excel.
É importante dizer que sabemos antecipadamente que o número de
alunos e funcionários negros na
maioria das escolas brasileiras é minoria, por isso é importante que
os alunos saibam que o combate
ao racismo deve ser feito desencadeando ações que valorize e dê
oportunidade aos grupos raciais
e étnicos, que são minorias, e no combate a desigualdade racial,
particularmente na Educação.
Este contexto nos mostra que a história da luta e da resistência
negra ainda não acabou. Segundo
dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –
o índice de analfabetismo entre os
negros é bem maior que entre os brancos. Este é o momento de
propor aos alunos a realização da
Semana da Consciência Negra na escola como uma ação de
valorização e reconhecimento da
importância da cultura e do povo africano.
4- abra espaço aos alunos para que debatam e façam perguntas e
comentem sobre as informações
relativas ao Dia da Consciência Negra e as demais questões abaixo:
Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Por que foi instituído
este dia no Brasil e qual
o seu significado Histórico?
A situação atual do negro no Brasil.
O que ainda precisar ser feito para que o Brasil deixe der ser um país racista.
Como e porque trabalhar a questão da consciência negra na sala de aula.
O que a escola pode fazer para contribuir com o negro no Brasil?
5 – Após o debate, iniciar junto aos alunos e a escola, o encaminhamento
da proposta para
realização da Semana da Consciência Negra.
Esta proposta implicará em criar espaços de expressão da cultura
afro-brasileira tais como: danças –
capoeira, hip hop, samba -; gastronomia; religiões; artesanatos;
vestimentas; jogos e brincadeiras;
contos,histórias e lendas africanas; instrumentos musicais, dentre
outros. Os alunos poderão
ser distribuídos em grupos, sendo cada grupo responsável pela
criação e organização
de um destes espaços.
Avaliação
Avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem,
observando as estratégias
utilizadas por eles na construção do conhecimento:
se houve respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos
colegas;
se houve envolvimento e participação nas atividades propostas;
se foram capazes de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira;
se reconheceram a importância da cultura e do povo africano na formação
da cultura e identidade
nacional;
se criaram e organizaram espaços de expressão da cultura afro-brasileira
na escola;
se participaram de maneira ativa e responsável na realização da Semana
da Consciência Negra na escola.
Plano de aula 3
Confira o Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Médio para 2ª e 3ª série.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:Consciência Negra II. O aluno irá conhecer
e refletir sobre a história dos povos africanos, sua origem, sua cultura, entender melhor
a origem do povo brasileiro e, conhecer de maneira mais profunda sobre a Lei 10.639/03,
numa perspectiva acerca do papel da escola e a obrigatoriedade do ensino de história da
África e da cultura afro-brasileira de acordo com PCNs, fazer parte do currículo
da escola e na formação da nossa cultura, nomes, comidas, bebidas, danças,
ritmos, instrumentos musicais.
O objetivo principal é que o aluno possa compreender a importância que a Lei 10.639/03
representa no contexto sócio-político para a cultura afro-descendente e afro-brasileira
e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.
Além desse objetivo é necessário destacar mais alguns relacionados à realidade da
sociedade em que vivemos.
1. Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra,
ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento
negro no Brasil;
2. Desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na
sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas.
3. Promover atividades que acontecem na semana da consciência na escola, de
acordo com o projeto pedagógico que é executado;
4. Estimular os alunos à construção de questionário para entrevistar e pesquisar sobre
comunidades quilombolas e sobre os afro-descendentes :
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor, com os alunos (as):
Os alunos precisarão conhecer ou re-conhecer através de leituras e explicações sobre a Abolição
da Escravatura, a História da África, os passos, sua cultura, seus costumes, como vieram para
o Brasil, em que circunstâncias.
- Por que o Brasil foi o último País da América a acabar com a escravidão? O que foi o
- movimento Abolicionista?
- Como aconteceram as leis Abolicionistas?.
- O que significa ser brasileiro (a)?
- Por que a maioria dos brasileiros ainda hoje pensa, agem e vêem as pessoas negras de
- forma preconceituosa?
- Qual a nossa relação com outras culturas?
- Quais são nossos valores, nossos sentimentos, nossos ideais?
- Leituras de textos, músicas em CD(sobre a África)
- Formar grupos de dança a caráter para apresentação na turma,
- Filmes em DVD: Sugestão do professor- Mauá- O Imperador e o Rei e Kiriku e a Feiticeira
- (na TV Escola e assistido pelo colaborador (a) do ambiente.
Interdisciplinaridade:
- Língua Portuguesa: Leituras de textos, produção de textos,
- Matemática: Percentual de escravos no Brasil, Sociologia- Estrutura da
- sociedade/ desigualdade social,
- Geografia: Características da formação do Brasil antes e hoje, questões
- sociais e econômicas.
- Artes: Construir cartazes com figuras e desenhos de africanos e afro-descendentes
- , e afro-brasileiros, ornamentação da sala.
Objetivos:
- Reconhecer e discutir a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura
- da África, e o que ela muda no contexto sócio-político na sociedade atual.Fazer um trabalho
- de conscientização a partir da história e comemoração do dia Nacional da Consciência Negra.
- Perceber que a garantia da comemoração, resulta da intensa luta do movimento negro no
- Brasil, e saber que quanto mais se fala sobre o assunto mais pessoas começarão a refletir
- e agir em favor da inclusão da lei nas escolas.
- Desenvolver atividades visando diálogo, discussões e reflexões sobre os preconceitos que
- ainda são muito presentes na sociedade brasileira, principalmente no ambiente escolar, e
- a busca de suas raízes históricas.
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio (2ª e 3ª série)
Duração das Atividades: 06 aulas de 50 min cada.
Conteúdo: Comentário Introdutório:
Conteúdo: Comentário Introdutório:
A partir de 09 de Janeiro de 2003, o governo de Luiz Inácio lula da Silva, sancionou a Lei de nº
10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História da África e da cultura
afro-brasileira nos currículos nas escolas públicas e particulares de ensino da educação básica.
Hoje é muito comum quando se fala da cultura africana e do segundo maior continente do planeta
fazer pouco caso da pluralidade cultural que caracteriza o Brasil, geralmente acaba se refletindo na
sala de aula. As raízes étnicas e socioculturais possibilitam expressar angústias e insatisfações
com o preconceito e a discriminação nos currículos, livros didáticos e no cotidiano escolar.
Refletir sobre o papel do negro na formação da cultura brasileira.
Além dos aspectos educacionais, a lei nº 10.639/03 acrescenta que o dia 20 de novembro
deve ser inserido no calendário escolar como Dia Nacional da Consciência Negra.
Teoria da Aprendizagem:
Contextualizando
O professor iniciará a aula mostrando aos alunos através do data show, mapas do continente
africano, cada País, línguas faladas, fotos diversificadas, baixadas da internet, fazer comentários
questionando os alunos:
Por que 13 de maio é menos significativo que 20 de novembro? Promovendo através de diálogo
uma reflexão sobre o tema da aula.
Você já parou para pensar quantas coisas de origem africana, estamos acostumados a usar,
Você já parou para pensar quantas coisas de origem africana, estamos acostumados a usar,
ver e ouvir no nosso dia-a-dia?
Que herança africana é de grande importância para o nosso País, que inclui não só
a variedade de palavras, incorporadas á Língua Portuguesa, como também os ritmos
e a arte alegre e colorida dos povos da África?
Que mistura de etnias, que inclui os africanos, gerou a diversidade da cor e a riqueza da
cultura brasileira?
Estratégias Pedagógicas para trabalhar o Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Médio.
O professor no 1º momento da aula, após fazer questionamentos sobre o tema, a partir de
textos e imagens para aprofundar o entendimento e o ensino e aprendizagem, apresentará um filme:
1ª aula: Mauá- o Imperador e o Rei, (os alunos serão orientados a anotarem detalhes importantes
para discussão sobre o filme e o tema da aula posteriormente)
2ª aula: discussão e debate sobre a Abolição do Tráfico Escravo, entre outros assuntos,
integrar como naquela época se passou a situação política, social e econômica da sociedade
de modo geral (anotações serão muito importantes para relatório do grupo, algumas cenas
do filme poderão ser exibidas, caso o aluno tenha necessidade)
3ª aula: No início da aula, mais esclarecimentos sobre a 1ª e 2ª aula, em seguida apresentar
o filme: Kiriku e a Feiticeira (retrata a respeito da consciência negra e seu desenvolvimento
no Brasil atual). Nesta aula a turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar
e registra em seu caderno, e o relator de cada grupo em folha separada, e discutir as seguintes
questões:
Do que trata o filme? Quais são os personagens? Qual a moral da história apresentada?
Para quê e para quem o filme se direciona (sob que ótica? A realidade apresentada no
filme tem relação com o contexto social da comunidade escolar atual?
Em caso negativo, questionar se essa realidade apontada no vídeo está muito distante da
escola? O que pode ser feito para melhorar ou mudar essa realidade que afeta, humilha e
prejudica a maioria das pessoas?
4ª aula: Produção de textos (digitar e organizar tudo o que foi anotado) Atenção: Para
realizar essa atividade o professor tem que reservar o laboratório de Informática, os
alunos deverão construir o texto word, para este momento a turma deverá ser dividida em
pequenos grupos, para que possam conhecer os países do continente africano e as diversas
comunidades quilombolas no Brasil e especificamente no Estado do Amapá.
5ª aula: Os mesmos grupos farão apresentações sobre a cultura africana como: construir
textos para expor em mural a partir de leituras em livros, revistas, jornais, filmes,
e sites interessantes, danças, e músicas, que se relacione à África e ao Brasil,
desenhos, pinturas, jogos e brincadeiras. Tudo o que o aluno construir durante as
aulas, servirá para apresentação na semana do Projeto “Consciência negra: uma
reflexão sem cor” na escola que acontecerá em novembro/010.
6ª aula: Culminância sobre o tema da aula proposta: todos os grupos farão suas apresentações.
Recursos Educacionais: Ambiente colaborativo TV Escola e LIED (professor colaborador
do ambiente), de maneira interdisciplinar os professores das disciplinas de Língua
Portuguesa, Geografia, Matemática e Artes com suas atividades específicas integradas
ao tema da aula, Vídeo/filme, CD- música, dança, cartazes.
Recursos Complementares:
sites interessantes, livros, revistas, jornais, papel, lápis, lápis de cor, pincel, cola, tesoura,
data show, computador, internet.
Avaliação:
O professor no 1º momento fará uma avaliação dialogada com a turma, sobre as aulas,
pesquisas e tudo que foi planejado para que a compreensão e conhecimentos sejam
adquiridos sobre o tema proposto; no 2º momento pedirá que aos alunos façam um
relatório escrito individual descrevendo pontos positivos e negativos sobre o tema e
atividades propostas e executadas, quais os caminhos percorridos, as dificuldades
e incertezas surgidas, sugestões para as próximas atividades, etc.
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