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terça-feira, 20 de novembro de 2018

Consciência Negra -alguns planos de aula


Plano de Aula 1 - Consciência Negra para Ensino Fundamental

Tema: Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos

Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial.

Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Fundamental
– Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ter consciência do que é ser negro.
Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da
 humanidade.
Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo
 brasileiro.
Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e
 excludente.
Duração das atividades
05 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação
 do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de
 aula existem crianças com diferentes  características?
 ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Estratégias e recursos da aula
Construção de painel : “Como eu me percebo”
Utilização do laboratório de informática.
Atividades em pequenos grupos em sala de aula.
Observação do quadro Tarsila do Amaral

ATIVIDADE 1

Trabalhar um pequeno texto: “Formação do povo Brasileiro” do livro Aja
Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações
levantadas os alunos deverão se  dividir em grupo e construir o
perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada
aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo.”
ATIVIDADE 2
Observação do quadro de Tarsila do Amaral

Identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro
ATIVIDADE 3

Levar os alunos ao laboratório de informática para uma pesquisa sobre
 Contos africanos.
 Cada equipe deverá escolher um conto africano e transformá-lo em
 um outro gênero ( História em quadrinhos).

ATIVIDADE 4

Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da
 história em quadrinhos.
 Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre
tendo como base o conto  que foi pesquisado no laboratório de informática.
 Escolher as partes que serão representadas nos
 quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.

ATIVIDADE 5

Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática
 utilizando dos recursos  tecnológicos para montar suas revistas em
 quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto
e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.

Recursos Complementares
Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites:
 htpp://www.portaalafro.com.br

Avaliação
A avaliação acontecerá durante todo o trabalho desenvolvido será
 continua e processual

Plano de aula 2

Fonte:https://www.soescola.com/2017/11/plano-de-aula-consciencia
-negra-para-ensino-
fundamental.html Este Plano de Aula Consciência Negra na Escola
é indicado a alunos do Ensino Fundamental (final)
e Ensino Médio.

Temas:
Movimentos sociais / direitos / cidadania;
Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade;
Indivíduo, identidade e socialização;
Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil;
Cultura e diversidade cultural
Pluralidade cultural na formação do Brasil
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a valorizar a cultura afro-brasileira;
Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial,
principalmente na educação;
Realizar pesquisa sobre o número de negros na escola;
Realizar uma Semana da Consciência Negra na escola como forma
de reconhecimento da importância
da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.

O objetivo desta aula é promover uma Semana da Consciência Negra na escola.
Para tal, vários debates são necessários, preparando os alunos com diferentes
 temáticas ligadas à cultura negra. Desta forma,
trabalha-se também as questões ligadas a Historia e Cultura
 Afro-Brasileira, temática obrigatória nos
currículos escolares após a publicação da Lei 10.639 /03.


A data de 20 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia
da Consciência Negra porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi,
 líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi dos Palmares
foi um negro que venceu o anonimato e tornou-se um símbolo da
luta e da resistência negra
diante da violência.




1 – Inicie a aula com os alunos fazendo uma pesquisa demográfica na
 escola sobre a quantidade
de alunos que se autodenominam negros. O objetivo da pesquisa é saber
como a questão da cor
funciona na sociedade, dado que cor é um conceito autodenominado no
 nosso país para efeitos
de pesquisa dos órgãos do governo: branco, pardo, preto e amarelo.

2 – Divida a turma em 7 grupos ou mais de acordo com a estrutura e os
 níveis de ensino existentes
na escola. Cada grupo irá entrevistar diferentes segmentos da escola:
 funcionários e estudantes.
Caso a sua escola tenha todos os níveis da Educação Básica serão
necessários, no mínimo,

7 grupos para realizar a pesquisa sendo que:
Grupo 1 – entrevistará os professores;
Grupo 2 – entrevistará os funcionários administrativos;
Grupo 3 – entrevistará os alunos da Educação Infantil;
Grupo 4 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais;
Grupo 5 – entrevistará os alunos do Ensino Fundamental – séries finai;
Grupo 6 – entrevistará os alunos do Ensino Médio;
Grupo 7 – entrevistará os alunos da Educação de Jovens e Adultos.


3 – A pesquisa será feita para coletar dois dados importantes:

1 – Você é negro?
2 – Seus pais são negros?
O objetivo é ver como a questão da cor é percebida pela sociedade,
dado que cor é um conceito
autodenominado no nosso país para efeitos de pesquisa dos órgãos
do governo.
Para esta pesquisa, os alunos irão entrevistar os grupos designados e
registrar em seus cadernos ou
em arquivo Excel. Toda a pesquisa será feita no contraturno. Coletados
os dados, cada grupo irá
apresentar por 5 minutos os resultados estatísticos da pesquisa. Um aluno
ficará responsável por
agrupar todos os resultados e montar um gráfico utilizando
 o programa Excel.
É importante dizer que sabemos antecipadamente que o número de
 alunos e funcionários negros na
maioria das escolas brasileiras é minoria, por isso é importante que
os alunos saibam que o combate
ao racismo deve ser feito desencadeando ações que valorize e dê
 oportunidade aos grupos raciais
e étnicos, que são minorias, e no combate a desigualdade racial,
 particularmente na Educação.
Este contexto nos mostra que a história da luta e da resistência
 negra ainda não acabou. Segundo
dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –
o índice de analfabetismo entre os
negros é bem maior que entre os brancos. Este é o momento de
 propor aos alunos a realização da
Semana da Consciência Negra na escola como uma ação de
 valorização e reconhecimento da
importância da cultura e do povo africano.

4- abra espaço aos alunos para que debatam e façam perguntas e
 comentem sobre as informações
relativas ao Dia da Consciência Negra e as demais questões abaixo:
Dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Por que foi instituído
este dia no Brasil e qual
o seu significado Histórico?
A situação atual do negro no Brasil.
O que ainda precisar ser feito para que o Brasil deixe der ser um país racista.
Como e porque trabalhar a questão da consciência negra na sala de aula.
O que a escola pode fazer para contribuir com o negro no Brasil?

5 – Após o debate, iniciar junto aos alunos e a escola, o encaminhamento
da proposta para
realização da Semana da Consciência Negra.
Esta proposta implicará em criar espaços de expressão da cultura
 afro-brasileira tais como: danças –
capoeira, hip hop, samba -; gastronomia; religiões; artesanatos;
vestimentas; jogos e brincadeiras;
contos,histórias e lendas africanas; instrumentos musicais, dentre
 outros. Os alunos poderão
ser distribuídos em grupos, sendo cada grupo responsável pela
criação e organização
 de um destes espaços.
Avaliação


Avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem,
observando as estratégias
utilizadas por eles na construção do conhecimento:
se houve respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos
 colegas;
se houve envolvimento e participação nas atividades propostas;
se foram capazes de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira;
se reconheceram a importância da cultura e do povo africano na formação
 da cultura e identidade
nacional;
se criaram e organizaram espaços de expressão da cultura afro-brasileira
 na escola;
se participaram de maneira ativa e responsável na realização da Semana
 da Consciência Negra na escola.

Plano de aula 3

Confira o Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Médio para 2ª e 3ª série.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:Consciência Negra II. O aluno irá conhecer
 e refletir sobre a história dos povos africanos, sua origem, sua cultura, entender melhor 
a origem do povo brasileiro e, conhecer de maneira mais profunda sobre a Lei 10.639/03,
 numa perspectiva acerca do papel da escola e a obrigatoriedade do ensino de história da
 África e da cultura afro-brasileira de acordo  com PCNs, fazer parte do currículo 
da escola e na formação da nossa cultura, nomes, comidas, bebidas, danças, 
ritmos, instrumentos musicais.

O objetivo principal é que o aluno possa compreender a importância que a Lei 10.639/03 
representa no contexto sócio-político para a cultura afro-descendente e afro-brasileira
e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o País tanto sofre.
Além desse objetivo é necessário destacar mais alguns relacionados à realidade da 
sociedade em que vivemos.
1. Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra,
 ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento 
negro no Brasil;
2. Desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na 
sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas.
3. Promover atividades que acontecem na semana da consciência na escola, de 
acordo com o projeto pedagógico que é executado;
4. Estimular os alunos à construção de questionário para entrevistar e pesquisar sobre 
comunidades quilombolas e sobre os afro-descendentes :
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor, com os alunos (as):
Os alunos precisarão conhecer ou re-conhecer através de leituras e explicações sobre a Abolição 
da Escravatura, a História da África, os passos, sua cultura, seus costumes, como vieram para
 o Brasil, em que circunstâncias.
  • Por que o Brasil foi o último País da América a acabar com a escravidão? O que foi o 
  • movimento Abolicionista?
  • Como aconteceram as leis Abolicionistas?.
  • O que significa ser brasileiro (a)?
  • Por que a maioria dos brasileiros ainda hoje pensa, agem e vêem as pessoas negras de 
  • forma preconceituosa?
  • Qual a nossa relação com outras culturas?
  • Quais são nossos valores, nossos sentimentos, nossos ideais?
  • Leituras de textos, músicas em CD(sobre a África)
  • Formar grupos de dança a caráter para apresentação na turma,
  • Filmes em DVD: Sugestão do professor- Mauá- O Imperador e o Rei e Kiriku e a Feiticeira 
  • (na TV Escola e assistido pelo colaborador (a) do ambiente.

Interdisciplinaridade:

  • Língua Portuguesa: Leituras de textos, produção de textos,
  • Matemática: Percentual de escravos no Brasil, Sociologia- Estrutura da 
  • sociedade/ desigualdade social,
  • Geografia: Características da formação do Brasil antes e hoje, questões 
  • sociais e econômicas.
  • Artes: Construir cartazes com figuras e desenhos de africanos e afro-descendentes
  • , e afro-brasileiros, ornamentação da sala.

Objetivos:

  • Reconhecer e discutir a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura
  •  da África, e o que ela muda no contexto sócio-político na sociedade atual.Fazer um trabalho
  •  de conscientização a partir da história e comemoração do dia Nacional da Consciência Negra.
  • Perceber que a garantia da comemoração, resulta da intensa luta do movimento negro no 
  • Brasil, e saber que quanto mais se fala sobre o assunto mais pessoas começarão a refletir 
  • e agir em favor da inclusão da lei nas escolas.
  • Desenvolver atividades visando diálogo, discussões e reflexões sobre os preconceitos que 
  • ainda são muito presentes na sociedade brasileira, principalmente no ambiente escolar, e 
  • a busca de suas raízes históricas.

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio (2ª e 3ª série)

Duração das Atividades: 06 aulas de 50 min cada.
Conteúdo: Comentário Introdutório:
A partir de 09 de Janeiro de 2003, o governo de Luiz Inácio lula da Silva, sancionou a Lei de nº 
10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História da África e da cultura 
afro-brasileira nos currículos nas escolas públicas e particulares de ensino da educação básica.
 Hoje é muito comum quando se fala da cultura africana e do segundo maior continente do planeta 
fazer pouco caso da pluralidade cultural que caracteriza o Brasil, geralmente acaba se refletindo na 
sala de aula. As raízes étnicas e socioculturais possibilitam expressar angústias e insatisfações 
com o preconceito e a discriminação nos currículos, livros didáticos e no cotidiano escolar. 
Refletir sobre o papel do negro na formação da cultura brasileira.
Além dos aspectos educacionais, a lei nº 10.639/03 acrescenta que o dia 20 de novembro 
deve ser inserido no calendário escolar como Dia Nacional da Consciência Negra.

Teoria da Aprendizagem:

Contextualizando
O professor iniciará a aula mostrando aos alunos através do data show, mapas do continente 
africano, cada País, línguas faladas, fotos diversificadas, baixadas da internet, fazer comentários
 questionando os alunos:
Por que 13 de maio é menos significativo que 20 de novembro? Promovendo através de diálogo
 uma reflexão sobre o tema da aula.
Você já parou para pensar quantas coisas de origem africana, estamos acostumados a usar, 
ver e ouvir no nosso dia-a-dia?
Que herança africana é de grande importância para o nosso País, que inclui não só 
a variedade de palavras, incorporadas á Língua Portuguesa, como também os ritmos
 e a arte alegre e colorida dos povos da África?
Que mistura de etnias, que inclui os africanos, gerou a diversidade da cor e a riqueza da 
cultura brasileira?

Estratégias Pedagógicas para trabalhar o Plano de Aula Consciência Negra para Ensino Médio.

O professor no 1º momento da aula, após fazer questionamentos sobre o tema, a partir de
 textos e imagens para aprofundar o entendimento e o ensino e aprendizagem, apresentará um filme:
1ª aula: Mauá- o Imperador e o Rei, (os alunos serão orientados a anotarem detalhes importantes
 para discussão sobre o filme e o tema da aula posteriormente)
2ª aula: discussão e debate sobre a Abolição do Tráfico Escravo, entre outros assuntos,
 integrar como naquela época se passou a situação política, social e econômica da sociedade
 de modo geral (anotações serão muito importantes para relatório do grupo, algumas cenas
 do filme poderão ser exibidas, caso o aluno tenha necessidade)
3ª aula: No início da aula, mais esclarecimentos sobre a 1ª e 2ª aula, em seguida apresentar
 o filme: Kiriku e a Feiticeira (retrata a respeito da consciência negra e seu desenvolvimento
 no Brasil atual). Nesta aula a turma será dividida em dois grupos, cada grupo deverá analisar 
e registra em seu caderno, e o relator de cada grupo em folha separada, e discutir as seguintes 
questões:
Do que trata o filme? Quais são os personagens? Qual a moral da história apresentada?
 Para quê e para quem o filme se direciona (sob que ótica? A realidade apresentada no
 filme tem relação com o contexto social da comunidade escolar atual?
Em caso negativo, questionar se essa realidade apontada no vídeo está muito distante da 
escola? O que pode ser feito para melhorar ou mudar essa realidade que afeta, humilha e
 prejudica a maioria das pessoas?
4ª aula: Produção de textos (digitar e organizar tudo o que foi anotado) Atenção: Para
 realizar essa atividade o professor tem que reservar o laboratório de Informática, os
 alunos deverão construir o texto word, para este momento a turma deverá ser dividida em
 pequenos grupos, para que possam conhecer os países do continente africano e as diversas
 comunidades quilombolas no Brasil e especificamente no Estado do Amapá.
5ª aula: Os mesmos grupos farão apresentações sobre a cultura africana como: construir
 textos para expor em mural a partir de leituras em livros, revistas, jornais, filmes,
 e sites interessantes, danças, e músicas, que se relacione à África e ao Brasil, 
desenhos, pinturas, jogos e brincadeiras. Tudo o que o aluno construir durante as
 aulas, servirá para apresentação na semana do Projeto “Consciência negra: uma 
reflexão sem cor” na escola que acontecerá em novembro/010.
6ª aula: Culminância sobre o tema da aula proposta: todos os grupos farão suas apresentações.
Recursos Educacionais: Ambiente colaborativo TV Escola e LIED (professor colaborador
 do ambiente), de maneira interdisciplinar os professores das disciplinas de Língua 
Portuguesa, Geografia, Matemática e Artes com suas atividades específicas integradas
 ao tema da aula, Vídeo/filme, CD- música, dança, cartazes.

Recursos Complementares:

sites interessantes, livros, revistas, jornais, papel, lápis, lápis de cor, pincel, cola, tesoura,
 data show, computador, internet.

Avaliação:

O professor no 1º momento fará uma avaliação dialogada com a turma, sobre as aulas, 
pesquisas e tudo que foi planejado para que a compreensão e conhecimentos sejam 
adquiridos sobre o tema proposto; no 2º momento pedirá que aos alunos façam um 
relatório escrito individual descrevendo pontos positivos e negativos sobre o tema e
 atividades propostas e executadas, quais os caminhos percorridos, as dificuldades 
e incertezas surgidas, sugestões para as próximas atividades, etc.

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