Estratégias na sala de aula
para crianças com problemas de atenção.
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Antes de começar esta postagem gostaria de dar os devidos
créditos. O livro Dificuldades de Aprendizagem da editora Grupo
Cultural é um excelente instrumento de trabalho para nós educadores. Tenho
destacado aqui no blog os assuntos que acho mais relevantes
ao cotidiano escolar, com o intuito de colaborar com os colegas e
espero que estejam gostando.
Um beijinho carinhoso e aproveitem!
Seguem as estratégias:
* Sentar a criança numa área silenciosa.
* Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
* Sentar a criança próxima de um colega que possa apoiá-la
naaprendizagem.
* Orientar a atenção da criança na tarefa que será iniciada. É
importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais
importante, organizá-la e sistematizá-la.
* É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer; as
instruções devem ser parceladas.Em alguns casos é conveniente enumerar as
instruções para que seja mais fácil para segui-las.
* As rotinas de trabalho devem ser claras.
* Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo.
Isto pode favorecer condutas impulsivas.
* Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
* Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com os seus
períodos de atenção.
* Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores do modo
que elas possam completá-lo.
* Dar assistência à criança para que ela se coloque metas a curto prazo.
* Entregar os trabalhos um de cada vez.
* Exigir delas menos respostas corretas que do restante da turma.
* Reduzir a quantidade de deveres de casa.
* Dar instruções tanto orais com escritas.
* Dar instruções claras e concisas.
* Tentar envolver a criança na apresentação dos temas.
* Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder
fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
* É importante que estas crianças estejam em ambientes de trabalho
motivantes, com tarefas que sejam significativas para elas.
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Confira agora esse
trecho retirado do site guia infantil:
Como tratar os
problemas de aprendizagem nas crianças
Crianças com problemas de
aprendizagem, portam-se mal na escola
Algumas crianças com problemas de aprendizagem, portam-se mal na escola
porque preferem que achem que são “maus” do que “estúpidos”. Em 1983, a
American Bar Association sinalizou que existe um vínculo inequívoco entre os
problemas de aprendizagem não diagnosticados a tempo, e a delinquência juvenil.
Os psiquiatras de crianças e adolescentes indicam que os problemas de
aprendizagem podem ser tratados. Tais problemas merecem uma avaliação
compreensiva de um especialista que possa analisar todos os diferentes fatores
que afetam a criança. Um psiquiatra de crianças e adolescentes pode ajudar a
coordenar a avaliação e as provas na escola, e assim clarificar se existe
um problema de aprendizagem.
Tratamento dos problemas na aprendizagem
O tratamento inclui uma conversa com a criança e a família, avaliação da
situação, revisão das provas educativas, e reunião com a escola. O psiquiatra
de crianças e adolescentes fará suas recomendações sobre onde posicionar a
criança na escola, a necessidade de ajudas especiais, tais como terapia da fala
e os passos que devem seguir os pais para acompanhar a criança e ajudá-la para
que possa atingir o máximo do seu potencial na aprendizagem.
Algumas vezes, recomenda-se psicoterapia individual ou em família.
Os medicamentos podem ser receitados para a hiperatividade ou para a distração.
É importante reforçar a confiança da criança consigo mesma, tão vital para
um desenvolvimento saudável, e também ajudar os pais e outros membros da
família que compreendam melhor e possam fazer frente à realidade de conviver
com uma criança com problemas na aprendizagem.
Os gênios e os problemas de aprendizagem
Na história, podemos encontrar vários personagens que apesar de terem
apresentado problemas na aprendizagem, destacaram-se com êxito em suas vidas.
Estas pessoas contribuíram significamente para o desenvolvimento da raça
humana. Servem de modelo e nos indicam o potencial que nossos estudantes podem
alcançar se os diagnosticam e lhes provêem remediação a tempo. Algumas
destas pessoas são: Thomas Alva Edison, Alexander Graham Bell, Leonardo da
Vinci, Albert Einstein, Beethoven, Winston Churchill, John F Kennedy, Walt
Disney, Tom Cruise…
Problemas de aprendizagem das
crianças
Os problemas de aprendizagem podem ser detectados em crianças
a partir dos 5 anos de idade e constituem uma grande preocupação para muitos
pais, já que afetam o rendimento escolar e as relações interpessoais dos seus
filhos.
Uma criança com problemas de aprendizagem, pode ter um nível normal
de inteligência, de acuidade visual e auditiva. É uma criança que se
esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa
e na escola. Sua dificuldade está em captar, processar e dominar as tarefas e
informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente. A criança com esse
problema não pode fazer o que outros com o mesmo nível de inteligência podem
conseguir.
Como detectar problemas de
aprendizagem nas crianças
A criança com problemas específicos de aprendizagem tem padrões pouco
usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões neurológicos são
diferentes das outras crianças da mesma idade. No entanto, têm em comum algum
tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.
Não é nada difícil detectar quando uma criança está tendo problemas para
processar as informações e a formação que recebe. Os pais devem estar atentos e
conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema de
aprendizagem, quando a criança:
– Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e
instruções.
– Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de
dizer.
– Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita
e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.
– Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda,
para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou
números ao contrário.
– Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou
completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do
sapato.
– Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar,
como os livros e outros artigos.
– Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o
‘ontem’, com o ‘hoje’ e/ou ‘amanhã’.
– Manifesta irritação ou excitação com facilidade.
Características dos problemas de
aprendizagem
As crianças que têm problemas de aprendizagem,
com frequência apresentam, segundo a lista obtida do “When Learning is a
Problem/LDA (Learning Disabilities Association of America)”, características
e/ou deficiências em:
1- Problemas de Leitura (visão)
– A criança se aproxima muito do livro;
– diz palavras em voz alta;
– assina, substitui, omite e inverte as palavras;
– vê duplicado, pula e lê a mesma linha duas vezes;
– não lê com fluidez;
– tem pouca compreensão na leitura oral;
– omite consoantes finais na leitura oral;
– pestaneja em excesso;
– fica vesgo ao ler;
– tende a esfregar os olhos e queixar-se de que coçam;
– apresentam problemas de limitação visual, soletração pobre, entre
outras.
2- Escrita
– A criança inverte e troca letras maiúsculas;
– não deixa espaço entre palavras e não escreve em cima das linhas;
– pega o lápis desajeitado e não tem definido se é destro ou canhoto;
– move e coloca o papel de maneira incorreta;
– trata de escrever com o dedo;
– tem o pensamento pouco organizado e uma postura pobre, etc.
3- Auditivo e verbal
– A criança apresenta apatia,
resfriado, alergia e/ou asma com frequência;
– pronuncia mal as palavras;
– respira pela boca, queixa-se de problemas do ouvido;
– sente-se enjoado;
– fica branco quando lhe falam;
– depende de outros visualmente e observa o professor de perto;
– não pode seguir mais de uma instrução por vez;
– põe a televisão e o rádio em volume muito alto, etc.
4- Matemáticas
– O aluno inverte os números;
– tem dificuldade para saber a hora;
– pobre compreensão e memória dos números;
– não responde a dados matemáticos, etc.
5- Social / Emocional
– Criança hiperativa, com baixa auto-estima
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