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sábado, 8 de setembro de 2018

Trabalhando :Comentário e discussão na sala de aula(Jornal Joca)

Sugestão
Fonte: Jornal JOCA - edição 90, 6/3/2017 e https://ead.portaltrilhas.org.br

Podemos abordar o gênero discussão de várias maneiras, conforme a faixa etária dos alunos e o domínio que possuem das habilidades relativas a ele, dentre elas, a argumentação.
Um ótimo recurso para apresentar o gênero às crianças das séries iniciais é levantar a conversa sobre um assunto de interesse delas depois de assistir a um vídeo, ouvir uma reportagem ou um debate gravado em áudio (podcast), ou mesmo provocar uma discussão fazendo uso de textos jornalísticos.
Situações de discussão nas quais os alunos aprofundem conhecimentos, conheçam opiniões controversas, aprendam a argumentar e a respeitar e integrar opiniões, devem ser propostas a partir de um determinado tema que comporte diferentes pontos de vista.
A discussão não deve centrar-se em dois polos – o certo e o errado ou o bem e o mal. Um bom disparador do debate é colocar o aluno em uma posição que não é confortável para ele e propor também que se coloque no lugar do outro. Um debate ou discussão formal só tem sentido se mobiliza os participantes. Por isso, a escolha do tema deve atender a três pré-requisitos básicos:
  • Ser do interesse dos alunos.
  • Ser polêmico.
  • Permitir respostas variadas.

1. Leia a notícia abaixo.
Três anos de guerra na Síria: Assad quer continuar combate contra rebeldes
Desde o início do conflito, em 15 de março de 2011, por uma contestação pacífica que, diante da repressão, se transformou em rebelião armada, o regime de Assad chama de "terroristas" os insurgentes que procuram derrubá-lo.
O presidente sírio Bashar al-Assad declarou nesta quarta-feira sua determinação em continuar a guerra contra os rebeldes durante uma rara visita a pessoas deslocadas pelos combates perto de Damasco, segundo a imprensa estatal. 
"O Estado vai continuar a combater o terrorismo e os terroristas que fizeram cidadãos se deslocarem de suas casas e que cometeram crimes hediondos", disse Assad, enquanto que o conflito que devasta a Síria e fez mais de 140.000 mortos entra no sábado em seu quarto ano.
Desde o início do conflito, desencadeado em 15 de março de 2011 por uma contestação pacífica que, diante da repressão, se transformou em rebelião armada, o regime de Assad chama de "terroristas" os insurgentes que procuram derrubá-lo.

Assad visitou o centro de deslocados de al-Dueir, na cidade de Adra, na província de Damasco, segundo a televisão e a agência SANA. Ele "inspecionou a situação dos deslocados internos", "ouviu as suas queixas" e está "consciente das condições de sua estadia" no centro.
"O Estado continuará a fornecer as necessidades básicas das pessoas deslocadas até que possam regressar às suas casas", garantiu Assad.
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2014. Disponível em goo.gl/1Sc1r9

2. Agora, assista ao vídeo Seis anos da guerra na Síria, da TV JOCA.
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TwyKFTgM1JU&feature=youtu.be


3. Por fim, compare a primeira notícia e o vídeo com a reportagem sobre a Síria e com a entrevista com o garoto Khaled Sharif da atividade anterior, publicada novamente a seguir. Faça anotações em seu bloco de notas ou caderno.

Fonte: Jornal JOCA - edição 90, 6/3/2017

Ao propor uma discussão sobre o tema “Você sairia do seu país se houvesse uma guerra?”, qual deveria ser, em sua opinião, o papel do professor na atividade?


Assinale a alternativa que melhor representa o papel do professor em uma atividade de discussão de textos jornalísticos.
 O professor deve conduzir a discussão, iniciando as falas e controlando as participações, para que apenas aqueles que se expressam bem possam se colocar. Ao se encerrar o debate, o professor deverá apontar qual é a conclusão mais correta sobre o tema. O professor deve se colocar em uma posição de mediador do diálogo, analisando se a conversa está fluindo de forma democrática e se todos estão conseguindo colocar a sua opinião. Um possível acordo final ou os diversos pontos de vista defendidos podem ser registrados pelo professor. Assim, cada um poderá refletir sobre suas conclusões. O professor pode servir como moderador, retomando as falas e informando qual é a mais correta em sua opinião, como um fechamento de cada ponto da discussão. No final, o seu posicionamento deverá ser revelado para que os alunos decidam de que “lado” querem ficar.

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