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domingo, 21 de agosto de 2016

Momentos de Leitura:Os momentos de leitura são essenciais para despertar nas crianças o interesse pelos livros. A prática da leitura começa dentro da sala de aula e os materiais do Projeto Trilhas disponibilizam um acervo didático para diversas escolas, afim de garantir a formação de novos leitores.(Atentar aos recursos linguísticos possíveis de assimilação pelos alunos no decorrer da cont ação de história.

2 comentários:

  1. “A leitura de textos poéticos permite um trabalho diferente em relação ao que frequentemente se propõe com narrativas porque implica não só ler, mas também representar a estrutura do texto, com suas peculiaridades sonoras e visuais, procurando reproduzi-la oralmente. A voz que lê é muito importante porque requer cuidados com aspectos próprios da oralidade, como a entonação, a acentuação e o ritmo, aspectos não verbais importantes em todo contato com um público ouvinte e o respeito à literalidade do texto.”

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  2. Para formar leitores e escritores, não basta ler histórias. Uma das grandes diferenças que a escola pode fazer na vida futura das crianças é, desde muito cedo, oferecer a possibilidade de aproximação com o universo da escrita. O que isso quer dizer? Que é preciso planejar as intervenções e a distribuição das atividades de leitura de forma a ampliar as experiências e as oportunidades de aprendizagem que as crianças terão ao ler diferentes histórias. Também é necessário pensar as situações de aprendizagem para além da simples leitura da história, tomando o texto como aspecto central das atividades de leitura e escrita. Quanto mais histórias as crianças conhecerem, melhor será o acesso delas ao mundo da leitura. No entanto, é importante criar momentos para que, ao ler e ouvir histórias, as crianças também sejam convidadas a conhecer diferentes aspectos da escrita e a pensar sobre eles. Frequentemente, a experiência oferecida às crianças está relacionada ao conteúdo das histórias. Assim, o foco do trabalho quase sempre recai sobre a compreensão da mensagem que os textos passam. Sem dúvida, essa é uma dimensão importante. No entanto, os autores lançam mão de inúmeros recursos textuais para enfatizar e valorizar outros aspectos do texto que não só o conteúdo e prender a atenção dos leitores como, por exemplo, organizar o texto em versos rimados, favorecer uma complementaridade entre texto e ilustração, estruturar a narrativa em um formato repetitivo etc. Compreender e traduzir esses recursos, tornando visível para as crianças que as histórias têm estilos, que se traduzem em formas de textos que respeitam padrões, é uma das condições para torná-las leitoras qualificadas. Para fazer a diferença nesse sentido, é preciso programar leituras e a exploração de livros a partir de objetivos bem definidos, indo além da compreensão da história. É possível estruturar atividades que permitam explorar os textos lidos, colocando uma “lente de aumento” em variados aspectos: podemos ler para que as crianças memorizem o texto, aprendam alguma informação específica, conheçam as características de um gênero textual ou debatam um tema. Mas o interessante é sempre convidar as crianças a “entrarem” no texto. As situações de leitura devem favorecer que a exploração do texto também seja uma ocasião para que as crianças desenvolvam suas capacidades de pensamento e aprendizagem quanto à escrita.

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