e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

terça-feira, 23 de agosto de 2016

A casa sonolenta

-





Exemplo de história com acumulação.Por meio de textos como esses, é possível estruturar atividades que permitam a construção de diferentes
conhecimentos. As situações de leitura participativa, por exemplo, convidam a criança a assumir o papel de
leitora, desafiando-a para novos aprendizados. Elas experimentam as diferentes maneiras de ler um texto, com
apoio da memorização, antes mesmo de dominar a leitura. Ao convidar as crianças a entrar no texto – para
desvendá-lo aos poucos (ajudando-as a observar a maneira como o texto foi escrito) –, oferecemos uma variedade
significativa de conhecimentos que, a médio prazo, ajudarão a formar leitores autônomos.

Um comentário:

  1. Ler e escrever textos.Começar a ensinar e aprender com textos faz toda a diferença. Ingressar no mundo da leitura e escrita a partir de discursos significativos, como são os textos, contribui para que, ao mesmo tempo que está aprendendo, a criança vivencie situações sociais reais, em que compartilha com um grupo, por exemplo, o gosto por ouvir histórias. Aprender com textos é muito diferente de aprender com palavras soltas. Um texto caracteriza-se por um conjunto de palavras ou frases que tratam do mesmo assunto, portanto, pode-se dizer que ele possui coerência. Além disso, um texto apresenta continuidade, organização e progressão nas informações que contém. Em um texto, as expressões não são postas ali de forma aleatória, mas, pelo contrário, todos os elementos presentes estão a serviço da coesão. Ou seja, deve haver integração tanto no conteúdo abordado quanto na forma como é escrito. O texto se faz com linguagem, mas ela, por si só, não garante uma definição. Isso porque a linguagem que se utiliza para contar uma história é diferente da que usamos nas conversas do dia a dia, ou daquela empregada em um discurso político, por exemplo. Na escrita também há variações que dependem do uso que se faz da linguagem: será diferente ao escrever uma carta, um conto ou uma receita culinária. Portanto, na escola, é importante trabalhar com os textos de forma a garantir situações em que apareçam as diferentes linguagens e seus usos. Assim, o professor deve procurar ler diariamente para as crianças os mais diversos tipos de textos. Um dos mais frequentes, com o qual se trabalha na faixa etária dos 4 aos 6 anos, é tipo narrativo.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.