e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Hamlet - atividades para sala de aula

Leia "Hamlet" e ajude os alunos a entender o texto teatral


A turma interpreta a peça de William Shakespeare, disseca sua estrutura e analisa as questões morais que a obra suscita.
Objetivos 
- Realizar uma leitura dramática da peça Hamlet, de William Shakespeare 
- Analisar as características do texto teatral
 
- Entender o contexto da obra de Shakespeare e os elementos que a tornem pertinentes ao nosso tempo

Conteúdos 
- Análise do gênero teatral como vertente literária
- Diferenças entre o texto teatral e o texto espetacular
 

Anos


Ensino médio
 

Tempo estimado 


De 6 a 8 aulas

Material necessário 



- Volumes da peça Hamlet, de William Shakespeare, traduzida Millôr Fernandes 

- Cópias da reportagem "A sofrida partilha da herança" (Veja, 2365, 19 de março de 2014)


Material de apoio


- Artigo "O texto teatral" no site Brasil Escola
- Reportagem "Teatro grego: Diferenças entre comédia e tragédia", no portal UOL Educação
Desenvolvimento 

1ª etapa 


Procure saber o conhecimento dos alunos sobre teatro. Interrogue: o que é teatro para eles? Já assistiram a alguma peça teatral? Lembram o nome da peça, do autor ou dos atores?

Depois questione se os alunos já ouviram algumas expressões famosas da peça Hamlet. Você pode citar as seguintes linhas: "Há algo de podre no reino da Dinamarca"; "Há mais coisas entre o céu e a terra do que quer crer a nossa vã filosofia", ou ainda "Ser ou não ser, esta é a questão".


Espere as respostas e avise à turma que, nas próximas aulas, irão trabalhar a obra Hamlet, de onde vêm as citações. Informe que analisarão o texto teatral como gênero literário.

A seguir, mencione a origem do teatro grego e explique que essa corrente artística foi uma das fontes da literatura ocidental. Apresente os principais autores e peças do teatro grego. Se houver tempo e condições, explane sobre uma das peças de autores mais representativos.


Depois, explique as características do texto teatral como gênero literário narrativo. Ressalte que sua finalidade de servir como base para uma montagem ou interpretação. Apresente as diferenças básicas entre o texto teatral, que é o texto escrito, e o texto espetacular, sua versão quando montado. Conclua que o texto teatral não deve ser confundido com teatro.

2ª etapa 



Contextualize a vida e a obra de William Shakespeare. Demonstre que a sua obra se tornou um dos cânones do Teatro Ocidental e explique as características do teatro elisabetano. Apresente as características de suas peças, enfocando em como suas tragédias expunham as fraquezas e contradições humanas. Mostre que sua obra pode ser considerada universal, muito embora tenha sido criada para a Inglaterra do século 16. A seguir, apresente Hamlet aos alunos, elabore um roteiro básico de leitura e peça que a turma leia a peça em casa. Se achar pertinente, sugiras que os alunos leiam o texto em grupos. 

3ª etapa



Depois que os alunos tiverem lido a obra, indique a reportagem de Veja. Relacione a peça às disputas entre herdeiros pelo espólio de suas famílias. Ressalte como Shakespeare não deixa margens para nenhum heroísmo. Mostre que em sua obra até as pessoas movidas por sentimentos nobres acabam por desencadear a própria destruição.

A seguir, disseque com a turma os principais personagens da tragédia, as principais cenas e falas, e o enredo da narrativa. Analise as citações famosas de Hamlet dentro do contexto da obra e relembre como as frases são usadas fora de contexto.

Divida a sala em grupos que farão, na próxima etapa, leitura dramática de textos selecionados da peça. Cada aluno deve escolher um personagem para interpretar. Selecione junto com os alunos, as partes que considerarem principais ou mais interessantes.

4ª etapa 



Promova a leitura dramática da obra. Caso considerem você e a turma pertinente, elaborem um cenário ou figurino adequado para a leitura. Peça que os leitores destaquem os trejeitos, a interpretação e a entoação durante a atividade. 

5ª etapa



Peça que os alunos pesquisem e componham um texto discutindo se Hamlet permanece capaz de comover o público e faze-lo refletir. Os estudantes podem abordar a validade dos valores presentes na obra (honra, vingança, justiça, o combate ao ardil, à mentira, à traição para se chegar ao poder).

Outra opção é pedir que os alunos se baseiem na peça para escrever uma reflexão sobre as consequências de um ato de vingança. Essa reflexão deve contemplar dois temas: é válido se vingar de um inimigo utilizando de métodos parecidos ao que ele utilizou? É possível encontrar justiça de outra maneira?


A pesquisa pode ser feita no artigo "Hamlet", no site InfoEscola e no artigo "A ortodoxia de Hamlet", no site da revista Literatura. 

Avaliação 



Durante os momentos de leitura e explanação sobre o texto teatral, observe se os alunos foram capazes de compreender os conceitos do texto teatral como gênero literário. Avalie também se os alunos compreenderam a importância da obra shakespereana para a evolução do teatro moderno. Perceba se os alunos compreenderam a constituição do texto teatral e do texto espetacular como duas linguagens distintas.


Professor de Literatura e Mestre em Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.