e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

terça-feira, 3 de junho de 2014

A história por trás da história





"Chapeuzinho Vermelho"


A versão escrita pelos irmãos Grimm tem entrelinhas um apelo e caráter psicológico. Este, muitas vezes não identificado por um adulto, porém, normalmente fácil  de ser internalizado por uma criança.

No decorrer do conto é identificado um paradoxo , o da menina pré-adolescente que consegue assimilar as instruções da mãe a seguir pela estrada e sem sair desta, todavia é facilmente convencida pelo lobo a optar por outro caminho no qual ele sugere que ela observe as flores e ouça o canto dos pássaros,mesmo com a indicação contrária da mãe.

Quando a menina sai para levar a cesta com doces e vinho para avó, Chapeuzino deixa o lar voluntariamente. Não teme o mundo externo, e sim reconhece a sua beleza, e nessa, depara com perigos.

Se o mundo fora do lar e do dever se torna atraente demais poderá acontecer uma volta a um comportamento baseado no princípio do prazer.

Alguns pesquisadores compara esse conto ao de "João e Maria".Essa comparação é feita para mostrar a inocência infantil dos irmãos indo de encontro à maturidade(refente às crianças) da menina com capuz vermelho.Essa maturidade, que se encontra entre a infância e a puberdade da garota, é exemplificada quando ela nota alguma coisa diferente na avó - quando o lobo passa-se por ela, mas logo confunde-se e não dá importância, tendo em vista que o animal veste as roupas da parente.

Há também o relato às questões masculinas: o lobo e o caçador; suas personagens são relacionadas, respctivamente com sedução, violência e proteção, altruísmo.

O caçador , a figura mais atraente, tanto para os meninos como para meninas porque salva os bons e castiga os malvados.

Finalmente como é do caráter dos contos de fadas, a justiça e a lição estão presentes no momento em que a barriga do lobo é recheada com as pedras, isto é, como ele colocou indevidamente Chapeuzinho Vermelho e sua avó na barriga, comendo-as, assim que o caçador retirou-as de dentro do animal e colocou pedregulhos no lugar delas.

Fonte:  BETTLHEIM, Bruno - A psicanálise dos contos de fada
             Biblioteca Nacional
              www.portaldoprofessor.mec.gov.br




dedoches

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.