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terça-feira, 3 de junho de 2014

A história por trás da história de "Os três porquinhos" e suas possíveis lições





A versão de hoje foi amenizada para contar uma história de violência sem mostrar violência. A original, o lobo assopra as duas primeiras casas e devora os dois porcos. O terceiro porquinho é o entrave da história, como não conseguiu derrubar a casa de tijolos, o predador faz de tudo para que o porquinho saia da casa o subornando com guloseimas, mas ele não aceita.

O lobo entra pela chaminé, mas o porco já esperava por isso e colocou um caldeirão de água fervendo na lareira. O lobo cai ali e morre. O lobo e os dois porquinhos que estavam em seu estômago e acabam se tornando o jantar sinistro do terceiro porquinho.

A verdade é que a maioria dos contos de fadas que nós conhecemos hoje, em sua origem, tinham finais muito extremos, e envolviam temas pesados como canabalismo, estrupo, homicídio e tortura. Essas histórias surgiram em vilarejos medievais e serviam tanto para educar as crianças que naquela época eram vistas como adultos em miniaturas, quanto para distrair os adultos e apesar de abordar temas macabros, precisamos lembrar que as crianças daquele tempo viviam em um mundo em que estavam muito mais expostas, convivendo mais diariamente e de forma direta com a violência e morte.Ser devorado por um lobo, por exemplo, era um risco real.

Os contos de fadas começaram a ser visto como "infantis" a partir dos irmãos Grimm,que colecionaram vários contos alemães sob o nome de conto de fadas para crianças. Com o tempo, e com as versões da Disney, eles foram abrandados para versões mais politicamente corretas, adequadas para as crianças de hoje.

O conto dos "Três porquinhos" foi muito amenizado para as crianças de hoje, ao contar uma história cheia de violência sem mostrar violência. Terminamos com um conto muito simplório que mostra "como é bom ser esperto".

Assuntos que poderão ser trabalhos a partir desse conto: egoísmo;obediência;estímulo à imaginação e curiosidade; promover hábito de leitura; estímulo a linguagem oral; promover a socialização; desenvolvimento psicomotor; criatividade; concentração; lateralidade; agilidade; raciocínio; equilíbrio; noções espaciais e fatores econômicos ; cuidados ao falar com estranhos; importância em equipe; segurança ; o trabalho; o progresso do homem; um olhar ao processo de maturação; o desejo de independência; desenvolver o pensamento de reflexão.

Proposta de atividade: após contação da história em roda de leitura, na sala de leitura, própria sala de aula ou mesmo no pátio da escola, conversar com os alunos sobre a história ( Quais os personagens? Qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da sua casa? Quantas casas o lobo derrubou? Como ele derrubou as casas?); distribuir folhas de sulfite ou outro material compatível a sua realidade para que as crianças possam expressar através de desenho a parte que mais gostaram da história; pedir que recontem a história; fazer origami de uma casa com as crianças e deixar que elas façam e enfeitem livremente a casinha; fazer fantoche de porquinho e  do lobo mau com elas; dependendo da série, poderá ser recontada a história por meio da construção de um livro feito por elas com a orientação e ajuda do professor.

Fonte: www.aprendendobrincar.com
http://www.justlia.com.br/2009/07/a-verdade--e-a-origem-dos-contos-de-fadas/
http://www.misteriosfantasticos.blogspot.com.br/contos-de-fada-originais-html
super.abril.com.br/cultura/verddeira-moral-historia-447924.shtml
falacultura.com;contos-de-fadas-versoes-originais-macabras
Biblioteca Nacional


Trabalhando produção textual

máscara  de porquinho

 máscara do lobo mau

 máscara do porquinho


Atividades a serem desenvolvidas a partir do "Os três porquinhos"



em palitos

porquinho de garrafas

fantoches e casinhas

fantoches


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