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sexta-feira, 2 de maio de 2014

Contextualizando práticas didáticopedagógicias no ensino de Língua Portuguesa

Atividades práticas para o ensino
de
Língua Portuguesa – EF II e EM
(Sugestões de atividades para projetos,
Sala de aula ou sala de leitura,
 fruto da pesquisa da professora Osvanete
 mediante várias edições da Revista Appai ,
objetivando melhorias ao
 desempenho docente e discente.)


1-                Brincando de poesias
Objetivo: despertar o gosto pela leitura, desenvolver a fluência oral e a interpretação de texto.
Sugestão: autor reconhecido para o público infanto-juvenil: João Paulo Paes, Pedro Bandeira.
Trabalhar: verso, rima, ortografia, gênero, importância da repetição e dos versos; compreensão do tema.  Criação de poesia.
Culminância: exposição de poesias; Coletânea de poesias.

2-                Feira de criatividade
Oportunidade dos alunos mostrarem seus dons artísticos – literatura, grafite, dança pintura, informação e muita música.
Concurso de coreografia
Apoio da prefeitura para palestra sobre DSTS (doenças sexualmente transmissíveis).
Grupo de capoeira
Concurso de música The voice  (in) school


3-                Música na sala de aula

Durante a resolução de exercícios.
OBS.: Na aula que houver algum problema: indisciplina, desinteresse, conversas paralelas e outras, a música será suspensa.

4-                Contação de história

Livro gigante (resumir contos de fadas)
Porta gibis
Feira de livros
Um jeito especial e diferente de representar as histórias que leram dentro e fora da sala de aula.

5-                Gincana: roda de leitura

6-                Viagem pela imaginação através das artes e livros

Objetivo: despertar o interesse pela leitura e fazer com que possam observar não só as letras, mas também as entrelinhas, as imagens, o mundo.

- Chá literário
- Teatro (trabalhando contos africanos)
- Jogral
- Exposição de figuras para demonstrar a interpretação e sentimentos sobre o que leram (leitura visual).
- Sarau

     7-    Um continente multifacetado: a feição africana no mundo: arte, esportes, língua e religião.

- Palavras de origens africanas e outros aspectos culturais: comida.
- Traçar paralelos com o cotidiano brasileiro
- Conhecendo as múltiplas linguagens
- Jogral, esquetes, recitais, homenagens a um artista negro.

8-    Arte na escola
Exposição de talentos: desenhos, pinturas.... (ênfase à literatura)

9- Manifestações multiculturais reproduzem a influência na sociedade brasileira (Lei 10.639/03)
Literatura e África – Uma história contada em quadrinhos
Decoração com desenhos em quadrinhos e tirinhas produzidas pelos alunos.

10- Paródias engajadas – Interdisciplinar: Arte, Literatura e História.
Música
Coreografia
Figurino
Demonstração culinária
Enquete teatral
Apresentação e júri.

11- The sound of a New era
Tanto para Inglês ou Língua Portuguesa
Cada turma fica com uma música, no final juntam-se as turmas e formam um grande coral.
Objetivo: a importância do trabalho em equipe, de acreditar em algo, lutar para que se realize e motivar cada aluno a incrementar a sua autoestima.
Traduzir e interpretar a música
Conhecer o autor
Aprimorar conhecimentos sociolinguísticos e textuais
A prática da comunicação.

12- Cenários históricos
Formar pares com figurinos de épocas de nossa história como o apoio da \literatura ou de um livro lido pela turma de acordo com o estilo: Barroco, Romântico, Moderno... (contando e aprendendo Literatura Brasileira com cenários históricos).


13-  Chá literário
Momento dedicado à confraternização e mostra dos poemas trabalhados, como incentivo à leitura e após as apresentações, um lanche coletivo e algumas dinâmicas de grupo.
Comentário: Para que uma atividade seja significativa, o aluno deve ter condições de interagir e se expressar. Não dá para incentivar a leitura de uma maneira lúdica e prazerosa numa sala de trinta estudantes, todos falando ao mesmo tempo e sem espaço adequado; então as atividades podem ser divididas em grupos de no máximo 15 estudantes. Atividades lúdicas como: contação de histórias, exibição de vídeos, dramatização e rodas de diálogos sobre as leituras realizadas.

14- Feira de Língua Portuguesa ( em 02 dias )
1º dia – Atividades expositivas dentro das salas de aula ou em tendas armadas no pátio do colégio apresentam o conteúdo teórico do que pesquisaram e aprenderam: verbetes, figuras de linguagem, charges, movimentos literários, origem da Língua Portuguesa, acordo ortográfico e licença poética.

2º dia – Atividades com música, dança, teatro, jogos e poesia.
Sugestão de música: Tia Anastácia (dança sobre Literatura Africana), “Tempo Perdido” (trabalho sobre figuras de linguagem), uma breve palestra (por um aluno) sobre a origem da Língua Portuguesa e uma competição de soletração organizada pelos discentes.

15- Múltiplas linguagens
A Literatura é a principal forma de reflexão e aquisição do saber. Esse projeto ajuda a aumentar o gosto pela leitura e desperta o senso crítico e participativo dos estudantes.
Literatura tem múltiplas facetas: o ato de ler, de interpretar, de criar.. Possibilitando o diálogo com diferentes formas de arte. E é com o objetivo de desenvolver a habilidade de leitura e interpretar as mais variadas manifestações artísticas: exposição de produção textual; músicas; linguagem teatral e cinematográfica; cinema; curta-metragem; maquetes...
Sugestão: ”O auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. Para isso de faz necessário introduzir a Maratona da leitura, que consiste em incentivar o aluno a levar para casa livros do acervo escolar, lê-los e, ao trazê-los de volta para a escola, fazer uma espécie de rodízio com outros estudantes.

16- A Arte de Ler o Mundo (A Arte em suas diferentes linguagens)
Música, teatro, artes visuais e a dança.
Trabalhar com os alunos: Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.
Iniciar o trabalho com uma dupla apresentando a história “A tartaruga e a Fruta Amarela”.

17- Recontando (De olho nas notícias)
Pegar fatos atuais do contexto social dos alunos. Trabalhando notícias, jornalismo. Reconta de forma criativa e contextualizada os fato do mundo para os alunos de modo interativo, lúdico e dinâmico. Desenvolver senso crítico. (acesse; http://recontando.com).

18- Retratos do Brasil
Retratar o Brasil pelo viés cultural
As turmas são divididas em grupos e, em seguida, o professor promove o sorteio de personagens da MPB já falecidos, mas que ficaram na memória do nosso povo. Celly Campelo, Raul Seixas, Maísa, Legião Urbana, Tim Mais, Mamonas Assassinas, Cazuza, Cássia Ellen, Gonzaguinha e Vinicius de Moraes e etc., objetivando o aluno a ampliar seus conhecimentos através da música. Por meio das letras e dos questionamentos levantados por cantores e compositores, o estudante pode encontrar retratos da nossa sociedade registrados ao longo das últimas décadas. E neles investigar fatos históricos, geográficos e sociológicos. O aluno reflete sobre as letras das canções e a vida dos cantores e acaba mergulhando em temas transversais ligados à cultura e à Literatura.

19- Formando leitores
Objetivo: Incentivar a produção de livros feita pelos próprios alunos como um dos agentes motivadores para a apresentação da exposição de suas produções literárias.
Construção de uma Bienal no colégio com os livros dos alunos e com programação feita por eles na produção de jograis, trabalhos manuais, oficinas e até mesmo dramatização de peças (uma minibienal).


20-Interdisciplinar  - Café cultural
“Um cantinho e um violão”
1-      Oficinas de flauta, violão, dança de salão, artes manuais, artesanato, informática e futsal.
2-      Visita ao Museu Histórico Nacional e ao Centro Cultural do Banco do Brasil (acesso a informações sobre a Família Real e a imigração japonesa).
3-      Tema do projeto: A chegada da Família Real no Brasil, a imigração japonesa e a Bossa Nova, movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 50, que se tornaria um dos gêneros musicais mais conhecidos em todo o mundo.
Quando o aluno realiza procedimentos, faz pesquisas e produzem textos, ele acaba se envolvendo no processo de aprendizado.
Início das atividades: apresentação de valsas e polcas revivendo o último baile da Ilha Fiscal e coreografia. Um breve histórico sobre a última grande festa do Império antes da Proclamação da República.
Uma teatralização retratando os principais personagens das obras de Machado de Assis.
Encenação da música “Rosa de Hiroshima” (lembrando as mais de trezentos mil mortes causadas pelas bombas atômicas jogadas em Nagasaki e Hiroshima, no Japão, em 1945).
Paródias sobre a Família Real.
Desfile “Do passado ao presente” (a mudança dos vestuários ao longo do tempo).
Interpretação de canções consagradas de compositores como tom Jobim, João Gilberto e Roberto Menescal.
Estandes com objetos culturais da época: adornos, utensílios domésticos, vestuários, cartões postais.
Universo dos mangás e animes dos desenhos animados japoneses.

21- Contar e cantar a história brasileira
Café artístico Literário, com o tema: ”O Rio nos tempos de machado de Assis, da Bossa Nova e do Tropicalismo: poesias, cartazes,maquetes, figurinos da época, movimentos musicais década de 60 e 70, peças teatrais:”A missa do galo”, “Ocaso da Vara” “dona Paula”; danças, canções, concurso de poesias...
Objetivando a importância da música, da poesia e da arte, levando estudantes aos grandes escritores: Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, além de outros através da pesquisa.

22- Concursos de Redação (formando escritores)
Reescrevendo as páginas de suas vidas – aliar a arte gráfica á escrita – desenvolvendo ilustrações do que se pretende escrever ou do que foi escrito (desenhos, colagens e etc.).
Apresentação das ilustrações; sessão de autógrafos; edição das histórias e lustrações; coquetel simbólico.

23- Leituras viva
Leitura viva é vida; interpretar foi uma forma de vivenciar a Literatura  e perceber que ela ao é um privilégio de poucos, mas sim um direito de todos. Teatro, coreografia, monólogos, artes plásticas... Práticas que contribuem para a tarefa de apresentar o mundo da literatura aos aprendizes; com estandes sobre gêneros diversos, dos clássicos até os gibis e encenação teatral, mostrar as obras, a leitura, como uma atividade cheia de mistérios e interesses.
Sugestões: ”O mercador de Veneza” de Willian Shakespeare. “O pequeno príncipe”;”branca de Neve”...cenários e figurinos impecáveis.
Literatura como instrumento para garantir um futuro mais humano, resgatar a criação a fim de abrir seus horizontes e se realizarem como cidadãos felizes e produtivos.

24- Interagindo com leituras
Ampliar o universo literário dos alunos e os levar para a escrita de novos textos, favorecendo o entendimento das normas gramaticais, estimulando a criatividade e a interação entre os alunos de todos os segmentos.
Recursos: Músicas, passagens históricas, cartas, propagandas, slogans, poesias, histórias em quadrinhos, jornais, revistas, filmes, e outras fontes.
Elaborar em álbum recontando o conto lido.
Reconhecer a estrutura básica da construção dos diálogos e conhecimentos de narrativas.


25- Todas as leituras
1-      Selecionar obras.
2-       Leitura em voz alta.
3-       Leitura em duplas.
4-       Leitura silenciosa.
Relacionar diferentes textos e linguagens.
Relacionar o título, a capa e o índice com o conteúdo da obra.
Pontuar as diferenças e verificar a percepção dessas diferenças pelos alunos.
Peça resumo sobre o tema estudado
Propor seminários e palestras
Se a obra não apresenta ilustração, pedir que a elabore as faça.
Grifar palavras desconhecida, uso do dicionário.

26- Troca de correspondências

27- Pintando e brincando com Cândido Portinari (Resgate de brincadeiras)
Biografia do autor
Teatro de fantoches
Exposição de artes do autor e ou recriarem seus quadros.
Os alunos do fundamentar II poderá criar um projeto para ser ministrados por eles aos launos do fundamental I, brincadeiras, fantoches e contação de histórias. Atividades de pintura e etc. (desenhos, recortes, colagens, montagens e caracterização dos personagens, brincadeiras, fantoches).

28- Passeio literário
Museu de Arte Moderna

29- Utilizando os recursos

Tirar fotos com o celular e descrevê-los em duplas ou em grupo estabelecido pelo professor.
Gravar a fala do grupo durante o trabalho, reescrever o que foi gravado e depois reescrevê-lo novamente fazendo as possíveis correções para a linguagem formal.
Será trabalhado: linguagem coloquial e formal, descrição, narrativa, ortografia, linguagem visual, uso do dicionário, trabalho em equipe e por fim, transformar o celular em um objeto útil de aprendizado e refletir quanto ao uso do celular em sal de aula, limites e formalidades ao uso do aparelho (conscientização, cidadania ás tecnologias). 


30-Soletrando em sala de aula

Após leitura de um livro recomendado, marca-se a aula do soletrando, que contará com representantes de cada grupo que trabalharam a leitura, interpretação e o aprendizado das palavras nele contidas.
Objetivo: trabalho em equipe; leitura e interpretação; ortografia; resumo do livro pelo grupo em folha a parte, por cartaz, álbum seriado e o que mais a criatividade deixar; uso do dicionário para buscar o significado das palavras desconhecidas.

31- Instrumentos pedagógicos (arte, música, educação).
Bia Bedran é uma ferramenta pedagógica preciosa. Cantora e professora, a artista multimídia que se reveza entre o violão, os livros, a mímica e a manipulação de bonecos. (usando a criatividade).

32- Espaço Leitura


Se a escola não contar com uma sala de leitura em que os alunos do fundamental II possam usar, crie “o espaço da leitura” em sala de aula. Leitura de contos, poesias, histórias para desenvolver a oratória e a interação entre os alunos. Podem-se abordar, após a leitura, temas como a música, a culinária, os medicamentos “tradicionais”, os “mitos populares” e as palavras para mostrar as diferentes influências e sua importância para a compreensão da história e dos costumes na sociedade onde estão inseridos.


Contextualizar suas reflexões através da escrita, da música, do desenho, sempre dependendo da criatividade.
Desenvolver conhecimento a partir da oralidade e descobrir a importância de saber ouvir (“ouvir de tudo e reter o que bom”).
Contação de história também para o fundamental II. Do conto e reconto, resgatando a Literatura. (estimulados pelo professor, os alunos dão asas á imaginação e recontam as histórias compondo novos cenários com recortes, colagem, pinturas a dedo, música e produção textual).

33- Literatura e arte

Leu, escreveu, dançou.
Alunos transformam os textos extraídos de livros em apresentações de dança, maquetes e esquetes teatrais.
Clássicos da literatura como “Vidas Secas” (Graciliano Ramos),”Morte e vida Severina”(João Cabral de Melo Neto), podem ser histórias representadas sob forma de cartazes e painéis.
Em um projeto, as turmas são divididas em equipes e cada uma delas escolhe o livro para ler e refletir, sendo depois definida uma forma de apresentar a obra à comunidade escolar.
O desenvolvimento do projeto começa em sala durante as aulas de Literatura ou redação, ou mesmo durante a leitura de um texto no livro didático do estudante.
Não só estimulam o hábito de leitura como também aprendem a interpretar os textos lidos.

 “A educação é uma equação do desejo de ensinar somado á vontade de aprender” Waldir Romero (Appai)
34- Contando e Recontando

Após a leitura de um determinado texto, conto ou outro gênero, utilizar a sala de informática par que os alunos recontem a estaria lida por meio de figuras, breves digitações e pesquisas...

35- Alunos recriam seu próprio jornal

Após a exposição oral dos alunos em sala de aula sobre fatos que foram notícia na semana, o grupo escolhe um jornal e o avalia: nome, tipo de reportagens, suas divisões, entrevistas e tipos textuais... Em seguida, por meio de grupos dividi as tarefas para a elaboração do jornal: fotógrafo, tipo de jornal, notícia, entrevista, texto, exposição de cada grupo e para finalizar a concretização da entrega de um único jornal pela turma. Além da criatividade, será trabalhado o desempenho em equipe, o desenvolvimento da comunicação, linguagem, ortografia e suas nuances.

36- Sarau literário, uma viagem pelo mundo da leitura


Poemas, músicas e sonetos são as “estrelas” do Sarau. Através dessas expressões literárias, os alunos realizam várias produções textuais perpassando por diversas disciplinas.


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