e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

domingo, 27 de dezembro de 2020

 A importância dos jogos no ensino de matemática

Como já é de conhecimento, um dos maiores desafios dos docentes de matemática é lidar com o desinteresse dos alunos. Por ser uma disciplina que exige grande esforço, os alunos acabam perdendo o interesse pela complexidade.

Sendo assim, o maior objetivo de inserir jogos de matemática nas aulas é trabalhar com a criatividade e a motivação, para que os alunos sejam atraídos pelo interesse ao passo que aprendem a reter informações importantes.

Essa forma de ensino surgiu após várias transformações que aconteceram ao longo das últimas décadas. Os docentes descobriram que disponibilizar uma grande variedade de materiais para o estudo da matemática é muito mais eficaz do que o aprendizado paralisado que antes era aplicado.

Essa nova forma de aprendizado garante aos alunos maior autonomia e fornece condições suficientes para o aluno interpretar à sua maneira todo o conteúdo programático.

Os jogos em sala de aula colaboram para ampliar o poder de concentração do aluno, tornando o ambiente em sala de aula favorável à aprendizagem. Em geral, os principais benefícios dos jogos educativos na disciplina de matemática são:

  • Tem como objetivo promover a análise estratégica para solucionar problemas;
  • Encontrar a melhor solução para um determinado problema;
  • Favorece o domínio da matéria estudada;
  • Colabora para o desenvolvimento de autoquestionamento;
  • Atua no desenvolvimento do pensamento estratégico;
  • Aumenta a capacidade de memória;
  • Aumenta a capacidade de tomadas de decisão;
  • Aumenta a capacidade intelectual do aluno.

Podemos concluir que a jogabilidade dos jogos de matemática favorece e enriquece o processo de aprendizagem do aluno. Além disso, colabora para que o aluno reflita e relacione o conteúdo estudado com os problemas dos jogos.

8 melhores jogos para desafiar conhecimentos

Confira agora os 8 melhores jogos para estudar matemática. Os jogos são disponibilizados para download em formato PDF, prontos para serem impressos, basta clicar no link.

Jogos do 1º ao 5º ano

1 – Sempre 10

É um tabuleiro com espaços para peças de 1 a 9. O objetivo do jogo é tentar encaixar as peças que no final deverão resultar em 10. A regra do jogo é que a soma das peças de cada linha seja 10.

As competências obtidas por meio desse jogo são habilidades de desenvolver cálculos, envolvendo operações de adição e subtração.

2 – Jogo dos pontinhos

O jogo consiste em uma folha de papel pontilhada. O objetivo desse jogo é somar mais pontos, sendo o máximo de 2 jogadores. A regra é traçar e unir os pontinhos até fechar um quadrado.

Esse jogo aumenta a capacidade de raciocínio lógico e agilidade na tomada de decisão.

3 – Feche a caixa

No tabuleiro, existem 40 casas enumeradas de 1 a 40. Será disponibilizado ao aluno 2 dados com faces diferentes. Um enumerado de 1 a 6 e outro enumerado de 1 a 10. O objetivo do jogo é rolar os dois dados e multiplicar o resultado total, ao passo que as equipes vão fechando as casas, ganha a equipe que fechar todas as casas do seu tabuleiro.

Esse jogo aumenta as competências e habilidades em desenvolver estimativa, cálculo mental envolvendo adição e multiplicação, e manipulação algébrica.

4 – Borboleta

O tabuleiro é composto por 12 espaços vazios e contém 9 peças vermelhas e 9 peças azuis. O objetivo desse jogo é capturar todas as peças do adversário. O jogo é parecido com o jogo de dama, onde o jogador vai movimentando as peças à frente até capturar as peças do adversário.

Aumenta o raciocínio lógico e intuitivo da criança.

Jogos do 6º ao 9º ano

5 – Alquerque

O alquerque é formado por um tabuleiro de 25 casas dispostas em 5 fileiras de 5 casas cada uma e possui 4 linhas que ligas as casas medianas dos 4 lados do tabuleiro. Também são disponibilizadas 12 peças vermelhas e 12 peças azuis.

O objetivo é acumular mais peças do adversário. Esse jogo estimula o raciocínio lógico e intuitivo.

6 – Estrela mágica soma 26

O jogo consiste em um tabuleiro em forma de estrela e o objetivo é preencher as casas do tabuleiro com peças enumeradas com os seguintes números: 1, 3, 4, 5, 8, 9, 10, 12. A soma em cada linha deve ser igual a 26.

O jogo desenvolve competências e habilidades de desenvolver estimativas e cálculo mental envolvendo adição e subtração.

Jogos do Ensino Médio

7 – Jogo da corrente

O jogo consiste em um tabuleiro em forma de corrente com 19 casas e são disponibilizados aos participantes 18 peças vermelhas e 18 peças azuis. O objetivo do jogo é não marcar a última casa.

Esse jogo desenvolve habilidades de elaborar estratégias e desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

8 – Pentaminós

O pentaminó é um quebra-cabeça geométrico. Consiste em um tabuleiro com espaços vazios. É disponibilizado aos participantes, peças em formatos geométricos estratégicos que precisam ser encaixados nos buracos vazios do tabuleiro.

O jogo aumenta habilidades de atenção, concentração, domínio das anatomias geométricas, noção de área e perímetro.

Para acessar todos os jogos disponíveis, basta acessar esse link aqui. Os jogos foram organizados conforme a divisão do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e também do Ensino Médio.

Até logo!

https://canaldoensino.com.br/blog/unesp-

 

Avançando com o resto

 

 



REGRAS:
1. Duas equipes jogam alternadamente. Cada equipe movimenta a sua ficha colocada, inicialmente, na casa de número 39.
2. Cada equipe, na sua vez, joga o dado e faz uma divisão onde:
    - o dividendo é o número da casa onde sua ficha está;
    - o divisor é o número de pontos obtidos no dado.
3. Em seguida, calcula o resultado da divisão e movimenta sua ficha o número de casas igual ao resto da divisão.
4. A equipe que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.
5. Cada equipe deverá obter um resto que faça chegar exatamente à casa marcada FIM sem ultrapassá-la, mas se isso não for possível, ela perde a vez de jogar e fica no mesmo lugar.
6. Vence a equipe que chegar primeiro ao espaço com a palavra FIM.

Fonte: Borim, Julia - Jogos e Resolução de problemas: Uma estratégia para as aulas de Matemática – IME-USP, 1996.

Histórico: O jogo tem esse nome por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Bangladesh, as crianças chamam esse jogo de Lau Kata Kati.

MATERIAL: Tabuleiro e 18 peças (9 de cada cor)

Borboleta

 




Tabuleiro para impressão - versãp pdf
 -

OBJETIVO: Capturar todas as peças do adversário.

REGRAS:
1. Os jogadores colocam suas peças em todas as casas do seu lado do tabuleiro, deixando a casa central vazia.
2. Um jogador de cada vez movimenta uma de suas peças em linha reta para a casa mais próxima.
3. O jogador pode pular uma peça do adversário se a casa seguinte (em linha reta) estiver livre, e tirar essa peça do tabuleiro. E pode continuar pulando com a mesma peça capturando outras peças do adversário enquanto for possível.
4. O jogador que deixar de capturar, perde a peça para o adversário. Se tiver mais de uma opção para a captura de peça do oponente, ele pode escolher uma delas, sem perder peças.
5. Ganha o jogo o jogador que tirar todas as peças do adversário do tabuleiro.

https://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-

matematica/

Torre de Hanói

HISTÓRIA: Torre de Hanói é um jogo da antigüidade que vinha com a seguinte lenda: "Diz-se que Deus quando criou o mundo, fez três torres de diamantes e colocou em uma 64 discos de ouro, de tamanho decrescente da base para o topo. Chamou três dos seus melhores sacerdotes e lhes deu a missão de transportarem os discos da torre mais à esquerda para a torre mais à direita segundo as regras: deve ser transportado um disco por vez; nunca deve ser colocado um disco maior sobre um menor. Quando os sacerdotes conseguirem transportar todos os discos, o mundo acabará."






COMO JOGAR: O jogo consiste em passar todos os discos da torre 1 para a torre 3, transportando apenas 1 disco de cada vez sem nunca colocar um disco maior em cima de um menor.

Jogue Torre de Hanói [ Download ] [ online ]

Leia mais:[ wikipedia ] [ artigo - Prof. Luis Ricardo da Silva Manoel ]

https://www.mathplayground.com/ASB_JetSkiAddition.html

https://www.mathplayground.com/grade_1_gam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.