e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

sábado, 14 de janeiro de 2017

Colocação Pronominal




Colocação pronominal é a área da gramática que determina a posição dos pronomes
oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.
Cada posição do pronome recebe um nome: próclise, mesóclise e ênclise. Veja
 algumas regras e seus exemplos:

Próclise

Colocação pronominal antes do verbo. É usada quando o verbo estiver precedido de
 uma palavra que atrai o pronome.

1. Na ocorrência de expressões negativas: não, nunca, jamais, ninguém, nem, de
 modo algum.

Exemplos:
Não se esqueça de desligar o fogão!
Nunca me dê motivos para eu ir embora.
João nunca se importou com a família.

2. Em frases com advérbios.

Exemplos:
Aqui se tem tranquilidade.
Agora me devolva o lápis!
Ele simplesmente se ofendeu.

Obs: Se existir uma vírgula depois do advérbio, o pronome não deve ser colocado
antes do verbo.

Exemplo:
Agora, concentrem-se.

3. Pronomes relativos, indefinidos e demonstrativos.

Exemplos:
Pouco me importa seu carinho. (indefinido)
Quem te disse isso? (relativo)
Aquilo me trouxe tantos problemas. (demonstrativo)

4. Conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme,
 embora, logo, que.

Exemplos:
Porque me falaram sobre esse assunto.
Ouvi dizer que a desprezou.
Quando me trataram daquele jeito, eu chorei.

5. Em frases interrogativas e exclamativas.

Exemplos:
Quem me pagou a dívida?
Deus te abençoe, minha filha!

Mesóclise

É a colocação pronominal no meio do verbo. É usada quando:

1. O verbo estiver no futuro do presente ou futuro do pretérito.

Exemplos:
Acontecer-se-á, na próxima semana, a festa do meu aniversário.
Oferecer-se-iam os docinhos.
Acompanhar-te-ia ao médico, mas tenho um compromisso urgente.

Ênclise

É a colocação pronominal no final do verbo. Deve-se recorrer ao emprego da
 ênclise é quando a próclise e mesóclise não forem possíveis.

1. Verbo no imperativo afirmativo.

Exemplo:
Meninos, calem-se!

2. Verbo no infinitivo impessoal.

Exemplo:
Não posso atendê-lo.

3. Verbo iniciando a oração.

Exemplo:
Fizeram-me outra oferta.

Colocação Pronominal nas locuções verbais

Também pode existir colocação pronominal nas locuções verbais, que são
 formadas por um verbo auxiliar + infinitivo, gerúndio ou particípio.
Veja a seguir os exemplos:

Preciso fazer-lhe uma proposta. (infinitivo)
Devo dar-te uma passagem para Miami. (infinitivo)
Fui contando-lhe a minha história. (gerúndio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.