e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

DGCyE - Situaciones didácticas en el inicio de la alfabetización


Como realizar uma conversa literária?

Estamos chamando de conversas literárias aquelas que se realizam em um processo de leitura em voz alta pelo professor, seja ela durante ou depois da leitura, em que o objetivo é trocar impressões pessoais sobre o lido e destacar aspectos da obra que merecem ser observados e analisados.

Aindan Chambers, em seu livro Dime, traz uma citação de uma fala de uma menina de 8 anos. Ela diz: “Não sabemos o que pensamos sobre um livro até que tenhamos falado dele”. Com isso, acreditamos na importância dessas conversas, pois é possível haver uma troca efetiva entre os leitores e se beneficiar da competência do outro para compreender melhor o que se lê. 

Vamos ver uma transcrição de uma conversa literária do livro O túnel, de Anthony Browne.

Para conhecer o livro e parte da atividade acesse o link:o vídeo


o personagem como foco

Agora leia a transcrição de uma parte da conversa literária:


 

Professora – A partir de que momento, no texto, vocês perceberam uma mudança entre eles? 

Alunos  – Onde ele é feito de pedra.

 

Professora – Onde ele está transformado em pedra? Vamos para essa parte. Eu passei?

Aluna – Está distraída?

Professora – Sim. (risos)

Aluno – No primeiro, ele estava como uma pedra. No segundo, estava se movendo. No outro a cabeça era de pedra e, no outro, não.

 

Professora – E o que fez transformar essa pedra em menino?

Aluna – Porque a irmã o abraçou.

Aluno – Porque derreteu com o sol.

 

Professora – Vejam, ela diz que o abraço da irmã e ele diz que foi o sol. Eu vou ler:  “ela abraçou a figura dura e fria e chorou. Pouco a pouco a estátua começou a mudar de cor e foi ficando mais macia e morna”.

Aluno –  Porque ela gostava dele.

Aluno – Porque a irmã e o irmão não se gostavam e por isso o irmão se transformou em estátua. E depois eles ficaram juntos.

Aluno – E depois a irmã o abraçou.

 

Professora – Vamos escutá-lo. O que queria dizer?

Aluno – Nas duas partes daqui está escuro. Na outra está um pouco escuro e, na outra, não.

 

Professora – Ele está mostrando algo relacionado às ilustrações. Você acha que tem algo a ver com a história esta escuridão e esta claridade?

Aluno – Sim, porque ela o abraçou.

Aluno – Ali enxergamos tudo escuro porque o irmão era de pedra. E quando está assim é porque começou a tirar todas as pedras.

 

Professora – Ou seja, quando ele estava transformado em pedra, a floresta também estava escura. Por que vocês acham que a floresta estava tão escura?

Aluno – Porque eles não gostavam um do outro. Aí ficou claro porque passaram a se gostar.

 

Professora – Quer dizer que... vamos pensar isto juntos... 

Aluno – Os irmãozinhos...

 

Professora – Ah! E como você percebeu tudo isso?

Aluno – Porque quando ela o abraçou começou a clarear a grama e as árvores e o céu.

Aluno – Porque era como um feitiço que fez tudo... a floresta.

 

Professora – Olhem o que viu Milagros... Olha...Diego...

Aluna – Está vendo que aqui está envolvendo algo?

 

Professora – Vejam o que ela está dizendo: aqui a parte escura é tudo com pedrinhas, mas quando ela o abraça e ele se transforma de volta em Juan...

Aluno – São como luzes. Amarelas.

Aluno – Luzes amarelas.

Aluno – Porque aqui se abraçaram e terminaram felizes.

Aluno – Na parte mais escura tem a sombra mais escura.

 

Professora – A parte mais escura tem sombra mais escura. Você falou...alguém falou de um feitiço...o que fez pensar que aconteceu um feitiço aqui? 

Aluno – Quando o abraçou e o feitiço se rompeu..

2 comentários:

  1. BNCC
    Nessa etapa “Planejamento” refletiremos sobre práticas docentes que possibilitam o desenvolvimento das seguintes habilidades especificadas na Base Nacional Comum Curricular.

    BNCC – Educação Infantil – Poéticos e narrativos – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
    (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações, tentando identificar palavras conhecidas.
    (EI03EF07) Levantar hipóteses sobre os gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégia de observação gráfica e/ou leitura.
    (EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para a sua própria leitura.

    ResponderExcluir
  2. Narrativas de diversos gêneros
    Para escolher um livro a ser lido para as crianças podemos ter distintos critérios e um deles é o gênero. Para selecioná-los é necessário conhecê-los, saber suas principais características e o que cada um tem de melhor para discutir com as crianças.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.