e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

sábado, 29 de agosto de 2020

A chuva | Edi Fonseca lê o poema de Arnaldo Antunes



Agora, aprecie a linda interpretação de Edi Fonseca, no vídeo acima.


A chuva


A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva 

molhou os transeuntes.

 A chuva encharcou as praças. A chuva enferrujou as máquinas

. A chuva enfureceu as marés. 

A chuva e seu cheiro de terra. A chuva

 com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou 

a favela.

 A chuva de canivetes.

 A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e 

seu brilho prateado. A chuva de retas paralelas sobre a terra curva.

 A chuva destroçou os guarda-chuvas.

 A chuva durou muitos dias. A chuva apagou o incêndio. A chuva 

caiu. A chuva derramou-se.

 A chuva murmurou meu nome. A chuva ligou o para-brisa.

 A chuva acendeu os faróis.

 A chuva  tocou a sirene. A chuva com a sua crina. A chuva

 encheu a piscina. A chuva  com as  gotas grossas. A chuva

 de pingos pretos. A chuva açoitando as plantas.

 A chuva  senhora da lama. A chuva sem pena. A chuva apenas. 

A chuva empenou  os móveis.

 A chuva amarelou os livros. A chuva corroeu as cercas.

 A chuva e seu baque seco.

 A chuva e seu ruído de vidro. A chuva inchou o brejo.

 A chuva pingou  pelo teto. 

A chuva multiplicando insetos. A chuva sobre os varais. 

A chuva derrubando raios.

 A chuva acabou a luz. A chuva molhou os cigarros.

 A chuva mijou no telhado.

A chuva regou o gramado. A chuva arrepiou os poros. 

A chuva fez muitas poças.

 A chuva secou ao sol.


ANTUNES, Arnaldo. As coisas. São Paulo: Iluminuras, 1996.

Para você pensar: o que chamou a sua atenção em relação a
 forma como o poema está organizado? 
Que efeito provoca em você a repetição da palavra chuva? 


Por que realizar a leitura em voz alta?

Para iniciar a reflexão sobre o trabalho de leitura em voz alta pelo 

professor de textos poéticos é pertinente pensar na resposta

 de uma questão fundamental: 

Por que ler em voz alta textos poéticos (poemas,

histórias rimadas, quadrinhas)

 para as crianças?

 

Leia os itens abaixo e reflita sobre o(s) que mais se 

relaciona(m) com o que 

você acredita:

 

  • Ler em voz alta textos diversos é importante porque a leitura é 
  • fundamental  em todas as disciplinas. 
  • Além disso, a literatura ajuda as crianças a 
  • compreenderem melhor o que leem.
  • Ler em voz alta qualquer texto literário é
  •  importante para a formação  dos alunos porque
  •  a literatura é um patrimônio da humanidade e
  •  todos têm direito a ela. Como diria Antônio Candido, 
  •  a fantasia 
  • presente na literatura é essencial para a vida.
  • Ler textos em voz alta é fundamental porque a 
  • linguagem literária  é produzida de modo diferente 
  • daquela que usamos no dia a dia.
  •  Esse diferencial aproxima as crianças a 
  • um uso sofisticado da linguagem.
  • Ler em voz alta deve ser uma prática divertida,
  •  alegre e descontraída.
  • Por isso, não devemos exigir nada dela. A ideia
  •  é apenas ler.
  • Ler em voz alta é importante porque podemos
  •  trabalhar com a  fluência leitora das crianças e ajudá-las
  •  a dar um ritmo melhor quando leem.

 


Um comentário:

  1. Aspectos da oralidade
    Ritmo: dado pela própria organização do texto, inclui tanto os acentos quanto as pausas feitas durante a leitura.
    Acentuação: é a ênfase que se coloca em uma ou várias sílabas, palavras ou versos inteiros do poema, a depender do efeito que se quer produzir no leitor. Muitas vezes, essa acentuação é determinada pelas próprias sílabas que compõem as rimas. Quando a sílaba não possuir tonicidade própria, fica a critério do leitor imprimir sua interpretação oral mediante o uso de determinados acentos.
    Entonação: traduz as variações das intenções presentes no texto e permite ao ouvinte, além de diferenciar uma exclamação de uma afirmação ou interrogação, perceber nuances mais sutis como as emoções.(crédito Portal Trilhas)

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.