A  aquisição da escrita é posterior à aquisição da linguagem e posterior a um nível específico de maturidade motora humana.

Aprender a escrever envolve vários conceitos e competências que a criança vai amadurecendo à medida que cresce e as exercita: a lateralidade (saber distinguir a direita da esquerda e noção espacial), a motricidade fina (capacidade de manipular um lápis, por exemplo), a aprendizagem dos códigos alfabético e numérico, entre outros.

Assim, e antes de sistematizar a escrita “no papel”, diversas outras atividades que envolvem o corpo devem estar bem desenvolvidas, pois tudo o que sentimos através do nosso corpo, torna-se mais significativo (leia também o artigo O meu filho escreve as letras ao contrário, o que fazer?).

Atividades que ajudam o seu filho a desenvolver a escrita:

1. Jogo de orientação espacial

Dependendo da idade da criança, colocar uma fita no braço (ou perna) sinalizando o lado direito (ou esquerdo). Coloca-se no chão algo delimitando o espaço, por exemplo 3 colchonetes. A criança fica posicionada no colchonete do meio e o adulto diz: direita (o adulto deve passar para o colchonete correspondente), esquerda ou meio.
Após terem dominado estas noções, colocar outros 3 colchonetes em frente da criança. Com outra criança a participar na atividade, demonstra-se que, ao se posicionarem uma frente a outra, o ato de saltar para a direita de uma é diferente do ato de saltar para a direita de outra.

2. Atividades com um balão

Tentar manter o balão no ar, somente batendo nele com a mão direita e, depois, somente com a mão esquerda.

3. Brincar como um robô

A criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pelo adulto, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, este vira-se para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar no alto da cabeça, o robô baixasse, e assim por diante.
Algum tempo depois, invertem-se os papéis, sendo que o guia vira robô, e o robô vira guia. Depois disso, a brincadeira é feita com deslocamentos. As duplas combinam os sinais de movimentação. Por exemplo, um toque na parte de trás da cabeça é sinal para o robô andar para a frente; um toque nos ombros é sinal para que pare.

4. Brincar ao espelho

Inicialmente cada criança faz as atividades sozinha, ou seja, o adulto diz: mostrar a mão direta, colocar o pé esquerdo ao lado da cadeira, colocar a mão esquerda no olho esquerdo, encostar o cotovelo direito no joelho direito, e ir dizendo várias situações.
Para brincar ao espelho, cada criança fica de frente para outra criança ou adulto e deverá seguir as instruções dadas, porém localizando as áreas no outro.

5. Que letra é esta?

Nas costas da criança o adulto faz com o dedo uma letra e a criança deve dizer qual é.

6. Caminhar sobre as letras

No chão fazer o traçado de letras ou palavras. A criança deve caminhar sobre as letras, seguindo a ordem do traçado.

7. Escrita com água

A criança pode molhar o dedo na água e ir ao quadro passar o dedo sobre o traçado das palavras.

8. Escrita na areia

No chão, escrever com o dedo, ou palito do gelado, o traçado de palavras.

9. Modelagem de palavras

Usando argila ou massa de modelar, escrever palavras modelando letra por letra.