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terça-feira, 5 de fevereiro de 2019



fonte:http://tatianecastro.com/2018/04/dificuldade-em-matematica-quais-as-possiveis-causas/#more-1242




SEU FILHO TEM DIFICULDADE EM MATEMÁTICA? VEJA QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS


Muitas crianças ainda veem na matemática um bicho papão.
Sentem-se perdidas diante dos enunciados e cálculos e consequentemente acabam obtendo resultados ruins nas avaliações.
Isso gera um descontentamento por parte da criança e também por parte dos professores e familiares, o que acaba alimentando mais problemas no aprendizado da matemática, fomentando um círculo vicioso.As causas podem ser de origem orgânica, quando é vinculada a alguma condição que afeta os aspectos neurológicos da aprendizagem, ou podem ser ambientais, quando fatores externos prejudicam a aprendizagem das crianças.Exemplo de fatores ambientais:
– A criança não recebe estímulos adequados do ambiente.
Tudo o que acontece a nossa volta são estímulos. Por isso, quando convivemos com crianças que precisam assimilar determinados conteúdos, devemos produzir intencionalmente estímulos que façam com que a criança necessite aprender aquele conteúdo, por exemplo:Pedir que a criança conte seus brinquedos gera nela a necessidade de entender o que são os conceitos de quantidade e número.
Conversar com as crianças sobre o preço dos das coisas, confecção de receitas culinárias, observação de números nos endereços… tudo isso mostra a criança a necessidade de aprender matemática.
– Outro exemplo, que eu também chamo de fator externo, mas que prefiro falar separadamente devido a sua importância é a dificuldade que não se encontra na criança que não aprende, mas no professor que não está preparado para ensinar aquele conteúdo.
Quando o professor não conhece bem as etapas de desenvolvimento da criança, ele comete erros que acabam por confundir a criança no entendimento do enunciado.
– crianças aprendem gradativamente sentido de mais, menos, maior e menor.  De início elas apenas entendem no sentido absoluto: “o que tem mais”, “o que é maior”.
Gradativamente a criança vai adquirindo habilidades de abstração e com isso consegue entender no sentido relativo: “ter mais que”, “ser maior que”.
Por isso é importante que o professor conheça em que fase do desenvolvimento a turma está, para não produzir enunciados que a criança ainda não é capaz de conhecer e por isso acaba ficando perdida e não fazendo a atividade, fazendo incorretamente ou acertando as respostas de acordo com a sorte.Fatores orgânicos:
Muitas crianças que tem aversão a matemática também são muitas vezes chamadas de preguiçosas. Elas podem, na verdade, estar apresentando sintomas de algum distúrbio, como:
  • Distúrbio de memória auditiva:
1- A criança não consegue ouvir enunciados transmitidos oralmente ou
2- problema de reorganização auditiva: a criança reconhece o numero quando ouve, mas não consegue lembra-lo com rapidez.
  • Distúrbios de leitura:
– Disléxicos podem ter dificuldade em ler os enunciados, e por isso acabam não sabendo o que precisam fazer.
Eles podem ter muito boa habilidade para resolução de problemas e cálculos mentais, mesmo sem decompô-los, já que possuem boa habilidade de visualização em 3 dimensões.
O disléxico, quando alguém lê para ele pode interpretar e realizar as atividades satisfatoriamente.
– Distúrbios de percepção visual: A criança confunde a forma dos números, e justamente por isso tem dificuldade em realizar os cálculos.
  • Distúrbios de escrita:
– A criança tem dificuldade de escrever letras e números.
Existe outro transtorno, no qual a dificuldade da criança é especificamente na matemática: A discalculia. Para se fazer o correto diagnóstico, é preciso excluir todas as possibilidades acima.Na discalculia a criança apresenta diversos erros nas habilidades de contagem, computacionais e compreensão dos números.
Existem vários graus e subtipos de discalculia.
Para identificar essas especificidades e preciso realizar uma avaliação psicopedagógica.
O psicopedagogo é o profissional que vai identificar as causas dos problemas de aprendizagem e a correta intervenção para que a criança continue seu desenvolvimento de forma saudável.
Durante a avaliação é possível que o psicopedagogo encaminhe a criança para outros profissionais, como fonoaudiólogo ou oftalmologista, por exemplo, para exclusão de outros fatores que podem afetar a aprendizagem.
Caso tenham mais dúvidas sobre problemas de aprendizagem, deixem nos comentários ou fale comigo clicando aqui!
Beijinhos e até o nosso próximo encontro!
Imagens: Pixabay
Fonte: SAMPAIO, Simaia. Dificuldade de Aprendizagem: A psicopedagogia na relação sujeito, familia e escola. 2010.

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