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sexta-feira, 15 de junho de 2018

Atividades para trabalhar Hipótese Silábica-Alfabética



A Secretaria Municipal da Educação (SME) apresenta sugestões de atividades que podem ser incorporadas ao planejamento pedagógico do Ensino Fundamental, por considerar a escola como um espaço que promove experiências de aprendizagens ao garantir a consolidação dos processos de alfabetização e letramento e por compreender o planejamento como um momento oportuno de congregar ideias e ações.

O presente documento apresenta tópicos importantes com Sugestões de Atividades para trabalhar Hipótese Silábica-Alfabética que deverão ser considerados na elaboração do planejamento escolar.
Vale ressaltar que o objetivo maior dessa proposição é ampliar a competência do aluno na leitura, escrita e oralidade, apoiado no trabalho coletivo da escola, família, Distritos Educacionais e Secretaria Municipal da Educação.

As atividades a seguir foram coletadas a partir de diferentes fontes: livros, revistas e registros digitais.

CARACTERÍSTICAS DO ALUNO SILÁBICO-ALFABÉTICO:

Este nível marca a transição do educando da hipótese silábica para a hipótese
alfabética. Ora ele escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as
unidades sonoras menores, os fonemas;
Inicia a superação da hipótese silábica;
Reconhece o som das letras;
Surge a adequação do escrito ao sonoro;
Consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de
combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável.
Quando a criança se encontra na HIPÓTESE SILÁBICA-ALFABÉTICA DE ESCRITA, podemos trabalhar as seguintes atividades, confira:

Atividades para trabalhar Hipótese Silábica-Alfabética
1. Ditado:
Entregar aos alunos uma lista com os seus nomes;
Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista: “o que temos escrito aí? Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os nomes têm o mesmo número de letras? E o mesmo número de sílabas?” etc;
Ditar três nomes da lista;
O aluno deverá encontrá-los na lista que tem em mãos e circulá-lo.
Veja Também:
A seguir, escrever o nome no quadro e orientar os alunos para a revisão.
Para que essa atividade seja possível a todos os alunos, é importante fornecer algumas
dicas, como: “o nome começa com a letra C; termina com a sílaba NA; tem 4 sílabas;
começa com a sílaba CA; o nome é CAROLINA; agora vamos escrever outras palavras
que iniciam com a sílaba CA; que outras palavras também terminam com a sílaba NA?”
2. Ditado em dupla:
Separar a turma em duplas (tendo o cuidado de agrupar um aluno que se encontra na hipótese silábico-alfabético com outro que esteja na hipótese alfabética);
Um aluno dita a palavra para que o outro escreva (selecionar as palavras já trabalhadas pelo grupo);
Após o ditado das palavras, os dois irão corrigir as palavras escritas, a partir da lista
escrita no quadro pelo professor (a).
3. Fazendo a lista:
Entregar aos alunos uma lista com alguns nomes (frutas, animais, objetos, etc);
Desafiar os alunos a anteciparem o conteúdo desta lista: “O que temos escrito aí?
Por que vocês acham que trata disto? Todos os nomes começam iguais? Todos os
nomes têm o mesmo número de letras? E de sílabas?” etc;
Pedir aos alunos para completarem a lista com outros nomes pertencentes à mesma
categoria;
Registrar estes nomes no quadro e refletir com os alunos sobre a escrita deles.
4. Chamada pela sílaba inicial:
Preparar fichas com as sílabas iniciais dos nomes dos alunos e colocá-las num
“saquinho”.
Combinar com os alunos como será a chamada – feita pela sílaba inicial dos nomes,
que deverá ser assim: sortear uma sílaba, mostrar e ler. O aluno cujo nome inicia com
esta sílaba deverá ficar de pé.
As sílabas vão sendo colocadas num quadro.
Pedir que os alunos registrem no caderno a 1ª sílaba dos seus nomes e desenhem ao
lado um objeto cujo nome inicie com a mesma sílaba.
Apresentamos aqui apenas algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas
no momento da “chamada”. Cabe ao professor fazer as adaptações necessárias de
acordo com a sua turma. Se os alunos já consolidaram a escrita do 1º nome, o
professor poderá planejar atividades para esse momento diário da aula ensinando a
escrita do nome completo.
5. O que falta em cada nome?
a. Expor no quadro alguns nomes sem as sílabas iniciais e finais. Questionar
com alunos quais as sílabas que faltam e completar;
b. Escrever os nomes das crianças deixando faltar algumas sílabas. Pedir para
que cada aluno descubra no seu nome o que falta. Entregar a ficha como
apoio para os que necessitarem;
c. Poderá ser realizada uma cartela de jogo com nome das crianças e sílabas
móveis para as crianças completarem;
d. Que outras palavras podem formar com a sílaba inicial do seu nome?
e. E com a sílaba final?
Objetivo: Trabalhar o reconhecimento de sílabas, letra inicial, letra final,
quantidade de sílaba (análise fonológica).
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