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sexta-feira, 12 de maio de 2017

La Educación Prohibida - Película Completa HD



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Análise crítica e reflexiva do filme a partir da visão de algumas alunas do curso de Formação de Professores - IGH - professora Osvanete.Junho 2017.

1-O filme "Educação Proibida propõe questionar as lógicas de escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências de um novo modelo educativo. assim, se propões alimentar e lançar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.Ele foi feito a partir de relados do contexto escolar por meio de entrevistas e experiemtnos.Propostas e práticas que pensaram e pensam na Educação de uma forma diferente, tentando recuperar alguns fatores importantes, explorando ideias e experimentos inovadores que mude as estruturas do modelo tradicional escolar.
Relata o sistema atual de educação que fera uma série de problemas sociais e psicológicos nas pessoas e isso se dá por conta de um dogma, estabelecido ao longo do tempo, que pressupõe que só podemos qualificar o quanto aprendemos sobre um assunto através de exames, no entanto, essa forma de avaliar o aprendizado gera enormes conglitos nas crianças e nos adolescentes, por impor um exagerado  grau de competição entre eles.sendo ele, de extrema importância para os formando em docência, pois leva-nos a refletir essa prática na nossa realidade.(aluna Guiomar Luana f. da Silva - Formação de professores -junho 2017).

2-A Educação Proibida, uma análise do sistema educacional, inicada pela parte filsófica em que educar consiste em transformar.Encontra-se através da visão dos educadores, um sistema mal projetado com sintetísm o ultrapassado rapidamente, as instituições de ensino não progridem na mesma velocida. Uma educação tradicional onde não há mudanças, onde se estimula a competição, a classificação de "bom  e ruim", onde professores estão presos ao sistema, a escola deixa de ser um lugar de educação e vira confinamento , onde não se pode haver nem expressão dos pensamentos. Em vista de uma "mudanã" em relação à escola pública, adota-se o sistema prussiano, em que a questão seria manter o povo dócil, obediente, preparado para a guerra. Um modelo elitista, com divisão de classes, separação de gerações e graus, cumprimento de regras e controle social. Numa escola como centro de instrução, onde quem não aprende fracassa. Uma visão que não mudou muito no século XXI, onde vivemos em uma sociedade de auto engano, vivendo com medo de aparências.
Finalmente os educadores nos mostram a visão do recomeçar, onde não remos "ensinadores" e sim educadores, onde o que importa é conhecer o ser humano e que devemos seguir a criança na prática e não na teroria, visando suas necessidades enão a dos adultos.
A essência é o aprender e o ambiente é de fromação do ser, impulsionando seu desenvolvimento e sua expressão. O aprender deixa de ser um processo massante, com conhecimentos frios e repetições, e passa a ser de compreensão, onde a aprendizage, flui através do interess, o conhecimento passa a ser compreendido com alegria, o prazer no aprendizado vem através do lúdico e o descobrim ento  vira aprendizagem. Entende-se que aprendizagem não consiste só em verdade, mas em descobertas e dúvidas. Se aprende errando e melhorando para enfim acertar, repensando e questionando sempre. A motivação deve estar no caminho, não no objetivo ou resultado. O conhewciemnto vem a longo prazo, em um processo enterno, autônomo, baseado no interesse não na obrigação, relacionado a vontade e atenção da criança e sua forma de expressão. Aprendizagens diferentes, vistas com diversidade e originalidade com base nas experiências. Atividades criativas realizadas de forma espontânea, baseadas em sua expressão e emoção, e finalizadas com o reconhecimento.
Faz-se num todo um compartilhamento e intefração de idades, transformando a escola em unitária, onde o desenvolvimento das capacidades v em no relacionamento com os outros.A disciplina se revela na atividade da conduta e a autodisciplina na criação da própria conduta. A vivência é realizada como em uma comunidade, onde se atua com diálogo e ajuda. O professor é a figura do guia, mediador, trabalha com a observação, percepção, comunicação e verdade. Esse passa pro um contínuo processo de auto conhecimento, onde  busca-se educar com amor e felicidade, e sempre trabalhando em equipe.
O aprendizado passa a ser integrado a família, pois as crianças são o reflexo da sociedade, e tem que ser cuidadas com aceitação, amor e liberta às descobewrtas. Crianças  questionadora, críticas são propensad ao saber, Educando com amor, o conhecimento bem naturalmente com o tempo.Visa-se ainda um futuro com aprendizagem sem escola, em todos os lugares, com total integração.
A aprendizagem é constituída de uma transformaçã ocontínua, por tanto precisa-se                         reinterpretar e alterar o sistema, construir todos juntos um novo paradigma educacional. Essa noba realidade de alguma forma já vem sendo implantada  espera-se que todo o mundo se abra a esse questionamento e a essa nova visão de educação.(aluna Cintya Coelho Guimarães - formação de Professores - junho 2017)

3-O atual sistema prossiano originado do padrão militar de Educação Prússia, no século XVIII teve como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas com disposição para guerrear . As escolas são colocas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios com seus portais grandes e muros. com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatórios , intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.
Infelizmente, esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas . Sua principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância  do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.O sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos adestrados ara servir o sistema, nestes termos qualquer metodologia educacional que busque algo diferente será proibida.
Assim fracassados somos todos econômica e social ,muito forte, que forma "!robôs" para o mercado de trabalho. Os professores ficam presos a um conteudismo e poco se tem , da educação. Segungo documentário a escola virou um depósito de crianças, em tanto aluno quanto professores estão insatisfeitos, os professores vem de modelo ultrapassado enão conseguem superá-lo e transformá-lo para as próximas gerações. 
Neste documentário vemos a importância de que se cative as crianças cedo para que leas não olhem para a escola como uma obrigação, mas como um lugar que será útil de alguma forma, assim se tornando mais produtiva, do   que sentada na cadeita desconfortável . O ensino em tempo integral deveria oferecer atividades para que os alunos pudessem empor em prática aquilo que gostam parece por mais que a sociedade mude , a pedagogia se desenvolva, a educação continua tendo vomo base os valores como o medo, a competição e a obrigaroriedade. Não é surpresa isso, pois temos uma sociedade violenta e assustada. Precisamos melhorar a educação, asim a partir daí melhorarmos as escoals. Não é o estdante que fracassa, mas o sistema que está mal projetado.( aluna Danielle Torres Ferreira - formação de Professores - IGH - junho 2017).

4- O documentário "A Educação proibida "  nos mostra que tudo que vai contra o modelo tradicional educacional está teminantemente proibido. Não podemos discutir ou opinar na educação porque as entidades (escolas) já estão fazendo "tudo" que podem para ajudar.Embora tudo que nos tentam passar( igualdade, solidariedade, cooperação, liberdade), sabemos que não é b em assim  , a escola nos promove totalmente ao contrário ( a concorrência, descriminaçãi, individualismo...). Esse documentário nos mostra que o atual sistema de educação tem como foco principal, formar pessoas a com petir, a serem sempre as melhores. A escola está muito parecida com presídio , poque tem mutos , grades, horários de entrada , de saída. Isso faz que o cidadão haja feito robôs na sociedade. A história de início ( o mito da  caverna) uma história escrita pelo filósofoplatão, relata sobre uma caverna onde as pessoas que haviam la dentro só tinham a refer~encia do mundo exterior através de outras pessoas, e na escola na maioria das vezes é assim, poque os alunos estão lá dentro e só têm referência da "realidade" atraves do professor ou atraves do adulto que está ensinando.na realidade, utilizamos "muito' poucodas coisas que aprendemos na escola no dia a dia. A escola parece que vive uma realidade a
 parte , uma realidade que só vemos lá dentro da escola.
Acaba que estudamos para sermos melhores, não melhores        como pessoas, mas pessoas melhores que as outras. Tudo tem competição;na escola tudo é conteúdo, regras, currículo, querem cumprir e esquecem do que realmente importa. 
O professor deveria guiar-lo, conduzi-lo para o melhor caminho, para a vida toda. Pessoa melhor para uma sociedade melhor.( aluna Shirla Karla - Formação de Professores - IGH - junho 2017).

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