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quinta-feira, 14 de abril de 2016



Como comunicar-se com a Geração Y?

(Por Kaue Ferraz)
midia
As pessoas nascidas nas décadas de 80 e 90 foram chamadas de Geração Y, disso todo mundo sabe, mas porquê?!? O que essa galera tem de tão especial assim?!?! Como podemos lidar com eles?!?! Essas são perguntas muito difíceis de serem respondidas pois esta geração é extremamente volátil, portanto, não seguem um padrão de ações, mas dentro disso, vou tentar propor algumas sugestões de ações para lidarmos melhor com esse público que é pouco compreendido e de difícil negociação.
Ao entrarmos nesse mundo da Geração Y , nos deparamos inicialmente com a capacidade de simultaneidade que eles têm. Quem nunca viu um jovem no computador em 3 mídias sociais diferentes, enquanto ele vê televisão (no mudo!), come, ouve música, e se bobear, constrói um quebra-cabeça ao mesmo tempo!! (Mais infos http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/pesquisa-traca-perfil-jovens-geracao-y-570568 )
Isso é uma ação extremamente comum para os jovens de hoje, mas como podemos nos aproveitar dessa característica?? Como podemos traçar uma forma de negociação que dê mais resultado??
A capacidade de negociar é uma arte! A capacidade de negociar com Jovens, eu diria, que é praticamente um DOM!! Apesar de parecer fácil, os jovens de hoje, pelo fato de terem um enorme acesso a informação, questionam muito mais que antigamente, não focam sua atenção e nem dão margem para erros, portanto sua capacidade argumentativa tem que aumentar muito para que consiga convencê-lo de algo. Porém, às vezes os caminhos e as formas escolhidas para tratar com o jovem não são as mais indicadas.
Por exemplo, o jovem usa muito as mídias sociais, mas ele também é gente!!! Também gosta  de olho no olho, transmite confiança. Muitas pessoas acham que a internet substitui isso e querem se comunicar com os jovens APENAS por este caminho (pelo amor de Deus, não estou dizendo que estas mídias não funcionam ou que não devem ser usadas, mas elas têm que ser usadas em conjunto com a chama “mídia off-line” pois senão, perde o sentido).
Na minha opinião, o futuro do marketing para os próximos anos será a chamada “cross-media”, que se trata de colocar uma mídia em interação com a outra, inclusiva a “off-line”, pois se você estáa tentando vender algo para um jovem, não adianta usar apenas as mídias “ online” (sim, por incrível que pareça tem marcas que abandonam ações “off-line”).
Outra característica que tem que ser observada na hora de negociar com os jovens é que, se ele faz 10 coisas ao mesmo tempo, porque achar que ele vai se concentrar em você em uma reunião durante uma hora?!?! Não vai!!! O jovem quer 2 coisas: rapidez e conteúdo, pois cada vez mais os jovens estão buscando mais formações e portanto querem muita informação em pouco tempo, pois assim acreditam que estão aproveitando mais o tempo.
Portanto fecho essa matéria com algumas dicas básicas:
- Nunca coloque sua informação em apenas um local, é muito melhor variar o local do que aumentar a frequência. O jovem ODEIA mensagens repetitivas, ele prefere vê-las em lugares diferentes do que repetidas vezes em um mesmo lugar/mídia.
- Jamais espere atenção completa de um jovem. É extremamente difícil conseguir 100% de atenção de um jovem, portanto, foque sua mensagem em ações rápidas e pontuais.
- Sempre lembre-se de que este jovem está prestando atenção em você e em mais 9 coisas ao mesmo tempo, então para sua mensagem ser ouvida, além de breve tem que ter um conteúdo diferente, que chame atenção dele, para que ele deixe por um instante de fazer as outras atividades e preste atenção em você.
- E por fim, siga seu instinto, porque como disse no início, é muito difícil criar um padrão para uma geração tão mutável!!!

Fonte:http://www.b2agencia.com.br/blog/index.php/2011/07/04/como-comunicar-se-com-a-geracao-y/

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