O que são textos narrativos?
"Um texto narrativo é uma forma de discurso que pode ser apresentada oralmente, por escrito ou por meio da relação entre o discurso e as ilustrações (o que é mais frequente nos livros de literatura infantil). A narrativa organiza-se em torno de uma situação inicial, que é transformada a partir das ações de um ou mais personagens, chegando a um clímax com conflito e finalizando com um desfecho. A trama de uma narrativa se desenvolve por meio de episódios que, por sua vez, são compostos de acontecimentos encadeados de forma causal. Os acontecimentos da trama se desenvolvem em um espaço e tempo, que juntos constituem o cenário da narrativa. Os personagens são fundamentais em uma narrativa, de modo que, sem eles, pode-se dizer que não há narração."
Caderno de estudos - TRILHAS para ler e escrever textos, (p. 10)
BNCC
As práticas docentes que possibilitam o desenvolvimento das seguintes habilidades especificadas na Base Nacional Comum Curricular.
BNCC – Educação Infantil – Poéticos e narrativos - Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre os gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo à estratégia de observação gráfica e/ou leitura.
BNCC – Ensino Fundamental - Habilidades possíveis de serem trabalhadas com os alunos (em relação a leitura)
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Refletir sobre a importância da escola e do professor como mediador na formação do leitor literário
O que é livro ilustrado?
Existe atualmente no mercado editorial brasileiro um considerável aumento no volume de publicações de livros ilustrados. O termo livro ilustrado pode gerar equívocos, pois é possível pensar que são livros que apresentam ilustrações, o que é um erro de interpretação. Para compreender esse novo gênero da literatura, assista ao vídeo com as explicações de um grande ilustrador e especialista no assunto, Odilon Moraes, e de Carolina Moreyra, sua companheira na produção do livro Lá e aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.