Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
-Fonte: 4º vídeo aula do curso
Segunda Licenciatura Pedagogia-Unopar agosto 27/08/2020, transcrito pela professora,pedagoga e psicopedagoga Silva,Osvanete de Souza (criadora desse blog:espacoliterariodanetinha)
Na história da Educação Infantil do Brasil, o assistencialismo e o improviso sempre estiveram presentes.Prova disso que as creches e pré-escolas foram concebidas visando desenvolver de maneira integral as crianças de 0-5 anos. Na verdade foram criadas inicialmente para receber os filhos das mães que precisavam trabalhar e não tinham com quem deixá-las. Além disso, por muito tempo o atendimento às crianças brasileiras teve seu foco sob o serviço médico assistencial, o que impactou na maneira de encarar a Educação Infantil.
No país a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) foram dois marcos históricos da Institucionalização do atendimento à criança pequena.A partir dessa base legal, foi possível estruturar as propostas pedagógicas para as instituições de Educação Infantil. Foi então, que dois importantes documentos surgiram: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e a Base Nacional Curricular (2017).Neles as diretrizes que auxiliam no trabalho de instituições e do próprio professor a partir de uma concepção clara de Creche, Pré-escola, Infância e Criança. Na mesma forma foi necessário uma estruturação dos currículos nas Escolas de Educação Infantil.
O currículo é o principal elemento da proposta pedagógica elaborada pela instituição escolar. Seus eixos centrais são cuidar e educar. Ele é estruturado a partir dos princípios norteadores contidos no Projeto político Pedagógico da escola.
O tripé: O que ensinar?; Por que ensinar? e como ensinar? dá sustentação ao currículo e consequentemente ao PPP das escolas de educação Infantil.
Um dos pilares da Educação Infantil são as brincadeiras.Quando brinca, a criança elabora conceitos importantes a respeito do mundo em que vive. Nesse contexto,a escolar é um lugar mais apropriado para a organização desses conceitos.
A brincadeira permite que elas interajam entre si, que envolvam os sentidos e aumentem suas percepções do mundo ao redor.
Funções da brincadeira
Envolve várias competências- contagem , respeitar o outro, ordem numérica, esperar a vez de falar...
ter um olhar pedagógico dentro da brincadeira ,planejando a brincadeira com objetivos específicos, inserida de uma forma que traga prazer ás crianças, entusiamo e motivando-as a se envolverem no processo. Trabalhar a inteligência emocional dos pequenos, saber se colocar no lugar do outro, falar sobre as emoções, pensar e acreditar no penitencial delas, não desistir das coisas.
É muito importante encarar a Educação Infantil como o espaço próprio e capaz de auxiliar no desenvolvimento humano, onde a interação constante com o professor é fundamental.
Ao professor da Educação Infantil cabe desenvolver um olhar crítico diante da realidade e ser cuidadoso ao articular seus conhecimentos em benefício á formação integral da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.