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quinta-feira, 27 de agosto de 2020

 Aprendizagem da Matemática

As orientações para o ensino da matemática no Brasil

A necessidade de se repensar a forma de se ensinar matemática tem provocado, desde a década de 1990, muitos estudos, pesquisas, práticas e debates sobre o assunto.

Grupos de pesquisa ligados a universidades e a outras instituições brasileiras desenvolveram inúmeros trabalhos e propostas curriculares visando repensar o ensino dessa disciplina, de modo a reduzir as dificuldades ligadas à sua aprendizagem.

A matemática possibilita a resolução de problemas da vida cotidiana, tendo muitas aplicações no mundo do trabalho e sendo essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares, por isso seu papel é fundamental para o exercício da cidadania.

Para Blumenthal ([s.d.]), os PCNs fazem várias sugestões de alteração no ensino da matemática, entre elas:

A eliminação do ensino mecânico da matemática

A avaliação como processo contínuo no fazer pedagógico

O uso de recursos didáticos (calculadoras, computadores, jogos) durante todo o ensino fundamental

A ênfase ao trabalho em pequenos grupos em sala de aula

A revisão dos conteúdos propriamente ditos

O revigoramento do cálculo mental, em detrimento da matemática do ''papel e lápis''

A iniciação de forma sistematizada em matemática deve acontecer quando a criança se aproxima dos 6 anos de idade, quando a enorme curiosidade e a vontade de aprender possibilitam uma progra­mação mais dirigida às diversas áreas do conhecimento (CAMPOS, 2009).

Para Corsino (2009), é preciso encorajar as crianças dos anos iniciais da educação fundamental a “identificar semelhanças e diferenças entre diferentes elementos, classificando, ordenando e se­riando; a fazer correspondências e agrupa­mentos; a comparar conjuntos; a pensar sobre números e quantidades de objetos quando estes forem significativos para elas, operando com quantidades e registrando as situações-problemas (inicialmente de forma espontânea e, posteriormente, usando a lin­guagem matemática). É importante que as atividades propostas sejam acompanhadas de jogos e de situações-problemas e que promovam a troca de ideias entre as crian­ças” (CORSINO, 2009, p. 45).

A matemática nos anos iniciais

Jogos e situações-problema

Semelhanças e diferenças

Classificação, ordenação e seriação

Correspondências e agrupamentos

Conjuntos

Números e quantidades

Para Ferreira e Freitas (2014), a preparação oferecida nos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática é frágil no que diz respeito ao aprofundamento das teorias pedagógicas e do conteúdo da própria matemática, o que acarreta prejuízo incalculável no desenvolvimento dos alunos.

Para os autores, é preciso difundir e aprofundar a discussão sobre o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos, fundamentada na perspectiva desenvolvimental, na formação inicial dos professores.


Ferreira e Freitas (2014) defendem “uma revisão urgente e profundamente crítica da política de formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental que hoje está vigente em nosso país. Caso isso não ocorra, permaneceremos ainda por muitas décadas assistindo o baixo desempenho de nossos alunos nas avaliações externas e internacionais de matemática, mas, sobretudo, o prejuízo de formação e de desenvolvimento que os estudantes levam para sua vida como cidadãos na sociedade” (FERREIRA; FREITAS, 2014, p. 549).


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