Matemática na educação infantil
fonte:https://www.colaboraread.com.br/aluno/conteudoweb/index/2504105402?atividadeDisciplinaId=10563136
Ainda pequenas, as crianças constroem conhecimentos matemáticos durante a realização de suas atividades cotidianas. Esses conhecimentos variam muito de acordo com a cultura e o meio social aos quais elas pertencem. Tais conhecimentos constituem um interessante ponto de partida para novas aprendizagens, já que, segundo o artigo 29 da LDB de 1996 ([s.p.]), a educação infantil:
Citação
[...] tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Fonte: <https://goo.gl/12ErP1>. Acesso em: 13 out. 2016.
As crianças entram em contato com noções matemáticas quando ouvem e falam sobre números e também ao resolver pequenos problemas que envolvem:
Comparação
Agrupamento
Separação
Ordenação
As instituições de educação infantil são as responsáveis por articular as experiências adquiridas fora da escola com os conhecimentos matemáticos escolares e para isso precisam organizar situações que desafiem os saberes iniciais das crianças, ampliando-os e sistematizando-os, a fim de ajudá-las a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos.
Para Lorenzato (2006), o ensino da matemática na educação infantil deve aproveitar os conhecimentos e habilidades de que as crianças são portadoras e, ainda, explorar os três campos matemáticos: o espacial, das formas; o numérico, das quantidades; e o das medidas.
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Três campos matemáticos
Para garantir o sucesso no aprendizado das crianças, Lorenzato (2006) sugere que o professor comece o trabalho com o desenvolvimento de noções básicas relacionadas aos três campos, como: grande/pequeno, maior/menor, grosso/fino; mais/menos, muito/pouco, igual/diferente; aberto/fechado, em cima/embaixo, direita/esquerda, entre outros.
Para trabalhar as noções matemáticas básicas, o professor pode propor que as crianças passem por um circuito de obstáculos no qual poderão experimentar essas noções. O circuito deve ser preparado com obstáculos altos e baixos, com túneis grandes e pequenos, possibilidades de passagem por cima e por baixo, pela direita e pela esquerda.
Circuito
O professor pode simplesmente solicitar que a criança percorra livremente esse circuito ou, então, direcionar o caminho a ser percorrido pela criança, com orientações como: “passar por cima” ou “passar pelo obstáculo mais baixo”.
Em termos de conteúdo, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) sugere que seja trabalhada com crianças de 0 a 3 anos a utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço, em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
O RCNEI sugere também a manipulação e a exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, dentre outras (BRASIL, 1998).
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