e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

 Entre as várias tendências em educação matemática, podem-se citar seis delas.

fonte :Unopar 2020


Resolução de problemas – essa metodologia desenvolve no aluno a capacidade de utilizar seus conhecimentos, juntamente com as informações fornecidas, para solucionar um problema. Ela desenvolve no aluno a criatividade, o senso crítico, a capacidade de resolver situações desafiadoras, de interagir entre os pares e de desenvolver a comunicação.

Modelagem matemática – o uso de modelos matemáticos reais como metodologia de ensino instiga o aluno a investigar situações reais. Nessa metodologia, uma situação-problema é trazida do cotidiano para estudo e discussão, no intuito de formalizar um modelo, motivando os alunos à produção do conhecimento matemático e colaborando para a formação de um sujeito crítico reflexivo quanto ao papel da matemática na sociedade.

Etnomatemática – essa metodologia considera os saberes matemáticos adquiridos em ambiente não escolar para desenvolver os conhecimentos escolares. Conhecer o ambiente sociocultural do aluno é parte fundamental para o desenvolvimento dessa metodologia.

História da matemática -  o uso da história da matemática em sala de aula pode despertar nos alunos o interesse pelos matemáticos famosos, auxiliá-los a relacionar etapas da história da matemática com a evolução da humanidade e também promover a arte da descoberta e o seu método.

Jogos matemáticos – os jogos matemáticos aliam a atividade lúdica com a aprendizagem, despertando no aluno o interesse pelo assunto. Eles criam situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas e estimulam a sua criatividade num ambiente desafiador e ao mesmo tempo gerador de motivação.

Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) -  O uso das TIC como suporte às aulas de matemática possibilitam que os alunos deixem de desempenhar um papel apenas de “coadjuvante” para exercer um papel de “colaborador” em todo o processo de ensino e aprendizagem, pois ela torna o aprendizado mais dinâmico, possibilitando uma interação maior entre alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.