Agora leia a transcrição de uma parte da conversa literária:
Professora – A partir de que momento, no texto, vocês perceberam uma mudança entre eles?
Alunos – Onde ele é feito de pedra.
Professora – Onde ele está transformado em pedra? Vamos para essa parte. Eu passei?
Aluna – Está distraída?
Professora – Sim. (risos)
Aluno – No primeiro, ele estava como uma pedra. No segundo, estava se movendo. No outro a cabeça era de pedra e, no outro, não.
Professora – E o que fez transformar essa pedra em menino?
Aluna – Porque a irmã o abraçou.
Aluno – Porque derreteu com o sol.
Professora – Vejam, ela diz que o abraço da irmã e ele diz que foi o sol. Eu vou ler: “ela abraçou a figura dura e fria e chorou. Pouco a pouco a estátua começou a mudar de cor e foi ficando mais macia e morna”.
Aluno – Porque ela gostava dele.
Aluno – Porque a irmã e o irmão não se gostavam e por isso o irmão se transformou em estátua. E depois eles ficaram juntos.
Aluno – E depois a irmã o abraçou.
Professora – Vamos escutá-lo. O que queria dizer?
Aluno – Nas duas partes daqui está escuro. Na outra está um pouco escuro e, na outra, não.
Professora – Ele está mostrando algo relacionado às ilustrações. Você acha que tem algo a ver com a história esta escuridão e esta claridade?
Aluno – Sim, porque ela o abraçou.
Aluno – Ali enxergamos tudo escuro porque o irmão era de pedra. E quando está assim é porque começou a tirar todas as pedras.
Professora – Ou seja, quando ele estava transformado em pedra, a floresta também estava escura. Por que vocês acham que a floresta estava tão escura?
Aluno – Porque eles não gostavam um do outro. Aí ficou claro porque passaram a se gostar.
Professora – Quer dizer que... vamos pensar isto juntos...
Aluno – Os irmãozinhos...
Professora – Ah! E como você percebeu tudo isso?
Aluno – Porque quando ela o abraçou começou a clarear a grama e as árvores e o céu.
Aluno – Porque era como um feitiço que fez tudo... a floresta.
Professora – Olhem o que viu Milagros... Olha...Diego...
Aluna – Está vendo que aqui está envolvendo algo?
Professora – Vejam o que ela está dizendo: aqui a parte escura é tudo com pedrinhas, mas quando ela o abraça e ele se transforma de volta em Juan...
Aluno – São como luzes. Amarelas.
Aluno – Luzes amarelas.
Aluno – Porque aqui se abraçaram e terminaram felizes.
Aluno – Na parte mais escura tem a sombra mais escura.
Professora – A parte mais escura tem sombra mais escura. Você falou...alguém falou de um feitiço...o que fez pensar que aconteceu um feitiço aqui?
Aluno – Quando o abraçou e o feitiço se rompeu..
BNCC
ResponderExcluirNessa etapa “Planejamento” refletiremos sobre práticas docentes que possibilitam o desenvolvimento das seguintes habilidades especificadas na Base Nacional Comum Curricular.
BNCC – Educação Infantil – Poéticos e narrativos – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações, tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre os gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégia de observação gráfica e/ou leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para a sua própria leitura.
Narrativas de diversos gêneros
ResponderExcluirPara escolher um livro a ser lido para as crianças podemos ter distintos critérios e um deles é o gênero. Para selecioná-los é necessário conhecê-los, saber suas principais características e o que cada um tem de melhor para discutir com as crianças.