Agora, aprecie a linda interpretação de Edi Fonseca, no vídeo acima.
A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva
molhou os transeuntes.
A chuva encharcou as praças. A chuva enferrujou as máquinas
. A chuva enfureceu as marés.
A chuva e seu cheiro de terra. A chuva
com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou
a favela.
A chuva de canivetes.
A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e
seu brilho prateado. A chuva de retas paralelas sobre a terra curva.
A chuva destroçou os guarda-chuvas.
A chuva durou muitos dias. A chuva apagou o incêndio. A chuva
caiu. A chuva derramou-se.
A chuva murmurou meu nome. A chuva ligou o para-brisa.
A chuva acendeu os faróis.
A chuva tocou a sirene. A chuva com a sua crina. A chuva
encheu a piscina. A chuva com as gotas grossas. A chuva
de pingos pretos. A chuva açoitando as plantas.
A chuva senhora da lama. A chuva sem pena. A chuva apenas.
A chuva empenou os móveis.
A chuva amarelou os livros. A chuva corroeu as cercas.
A chuva e seu baque seco.
A chuva e seu ruído de vidro. A chuva inchou o brejo.
A chuva pingou pelo teto.
A chuva multiplicando insetos. A chuva sobre os varais.
A chuva derrubando raios.
A chuva acabou a luz. A chuva molhou os cigarros.
A chuva mijou no telhado.
A chuva regou o gramado. A chuva arrepiou os poros.
A chuva fez muitas poças.
A chuva secou ao sol.
Para iniciar a reflexão sobre o trabalho de leitura em voz alta pelo
professor de textos poéticos é pertinente pensar na resposta
de uma questão fundamental:
Por que ler em voz alta textos poéticos (poemas,
histórias rimadas, quadrinhas)
para as crianças?
Leia os itens abaixo e reflita sobre o(s) que mais se
relaciona(m) com o que
você acredita:
- Ler em voz alta textos diversos é importante porque a leitura é
- fundamental em todas as disciplinas.
- Além disso, a literatura ajuda as crianças a
- compreenderem melhor o que leem.
- Ler em voz alta qualquer texto literário é
- importante para a formação dos alunos porque
- a literatura é um patrimônio da humanidade e
- todos têm direito a ela. Como diria Antônio Candido,
- a fantasia
- presente na literatura é essencial para a vida.
- Ler textos em voz alta é fundamental porque a
- linguagem literária é produzida de modo diferente
- daquela que usamos no dia a dia.
- Esse diferencial aproxima as crianças a
- um uso sofisticado da linguagem.
- Ler em voz alta deve ser uma prática divertida,
- alegre e descontraída.
- Por isso, não devemos exigir nada dela. A ideia
- é apenas ler.
- Ler em voz alta é importante porque podemos
- trabalhar com a fluência leitora das crianças e ajudá-las
- a dar um ritmo melhor quando leem.
Aspectos da oralidade
ResponderExcluirRitmo: dado pela própria organização do texto, inclui tanto os acentos quanto as pausas feitas durante a leitura.
Acentuação: é a ênfase que se coloca em uma ou várias sílabas, palavras ou versos inteiros do poema, a depender do efeito que se quer produzir no leitor. Muitas vezes, essa acentuação é determinada pelas próprias sílabas que compõem as rimas. Quando a sílaba não possuir tonicidade própria, fica a critério do leitor imprimir sua interpretação oral mediante o uso de determinados acentos.
Entonação: traduz as variações das intenções presentes no texto e permite ao ouvinte, além de diferenciar uma exclamação de uma afirmação ou interrogação, perceber nuances mais sutis como as emoções.(crédito Portal Trilhas)