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quinta-feira, 27 de agosto de 2020

 Aprendizagem da Matemática - 2

A educação matemática no Brasil

Unopar 27 ago/2020 -Pedagogia

Atualmente, muito se discute, em âmbito nacional e internacional, a respeito da educação matemática. O Brasil tem sido ponto de encontros internacionais de pesquisadores da área. Faz-se necessário dizer que as mudanças exigem tempo e que ideias continuam a surgir, desde os níveis da educação infantil até a pós-graduação. O sucesso e os resultados de tais discussões dependem fundamentalmente da formação dos professores de matemática de todos os níveis de ensino. Assim, nessa webaula vamos estudar alguns desafios que o professor pode encontrar no ensino de matemática.

O papel do docente no ensino/aprendizagem do aluno

Com relação aos problemas nos processos de ensino-aprendizagem da matemática, podemos afirmar que são muitos. E as relações estabelecidas nesses processos envolvem três componentes: a matemática, o aluno e o professor. O papel do docente é fundamental e a tarefa de ensinar deve ser sempre pensada como uma maneira de aproximar o aluno e o conteúdo.

Acredita-se também que há um paralelismo entre a maneira como o aluno aprende determinado conteúdo e como o homem lidou com ele ao longo dos tempos. Dessa maneira, a história do conhecimento a respeito do conteúdo matemático que se pretende ensinar tem relação direta com o processo pedagógico, ou seja, o processo de aprendizagem. São diversas as atividades interdisciplinares e transdisciplinares da matemática, e o professor, além das diretrizes curriculares e afins, necessita organizar e sistematizar os conteúdos e o tempo, levando sempre em consideração os interesses, as motivações, as dificuldades e as potencialidades.

É necessário mostrar aos alunos a origem e a finalidade dos conceitos bem como fornecer experiências que viabilizem aos alunos situações e experiências para adquirirem confiança em seus conhecimentos matemáticos.

O processo de ensino-aprendizagem relaciona-se diretamente com a expertise do professor. No entanto, no interesse do bom ensino, o professor deve não só saber o que ensinar e como o ensinar, mas também o porquê daquilo que ensina (VASCONCELOS, 2009). Isso acontece porque as convicções matemáticas dos alunos formam-se de modo lento, ao longo de um certo período de contato com os conteúdos. Esse contato geralmente ocorre em sala de aula e, assim, o que se faz na aula tem relação fundamental com as concepções dos alunos e suas formas de encarar os conteúdos.

Fonte: Shutterstock

Quando o professor apresenta explicações que não fazem sentido aos alunos, eles acabam por criar suas próprias explicações e até mesmo assimilar de modo inadequado, ou seja, o professor de matemática é um elemento-chave na atividade de mediação dos processos de ensino e aprendizagem dos conhecimentos específicos dessa disciplina.

Em sua prática pedagógica, encontram-se embutidos fatores pessoais, sociais e epistêmicos. As características do contexto de vida do educador do contexto de onde a escola se insere e do contexto de vida dos alunos relacionam-se de maneira direta com os resultados de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos.

As concepções dos professores são objetos de estudo de muitas investigações. Além dessas, é necessário pensar no docente como um profissional que detém ou não o domínio dos saberes curriculares, disciplinares, pedagógicos e práticos que lhe permitem o desempenho de sua função. Assim, é necessário levar em consideração a capacidade do docente de analisar os entraves ao longo do percurso, suas próprias concepções e dos alunos bem como a execução e avaliação de projetos pedagógicos, de trabalhos em grupos de estudo e de reflexões sobre as práticas.

Além disso, a concepção metodológica que o professor adota referente ao ensino da matemática influencia o processo de ensino e de aprendizagem, pois tem relação com as decisões tomadas na sala de aula, a abordagem dos conteúdos e a ênfase que atribuiu aos temas. Portanto, “mudanças nas concepções dos professores sobre a Matemática podem contribuir para mudanças significativas no ensino desta ciência” (VASCONCELOS, 2009, p. 16).

Assim , o que acontece em aula é sempre marcado pelas concepções do professor e do aluno. E as concepções que os professores têm a respeito do ensino e da aprendizagem da matemática, assim como da forma como seus alunos apreendem, interfere nas decisões tomadas quando se planeja o conteúdo a ser lecionado na aula.

Fonte: Shutterstock

Para finalizar nossa reflexão, é importante saber quais são as competências matemáticas que os cidadãos do mundo atual necessitam dominar. E mais do que isso é a definição de tais competências no formato de objetivos curriculares de ensino e de aprendizagem para a educação básica.

Aprender matemática de modo significativo é um direito de todos, e a educação matemática pode contribuir de maneira profunda para a formação de jovens e adultos críticos e confiantes no que diz respeito ao conhecimento matemático. Além disso, devemos considerar a tecnologia do mercado de trabalho, que está totalmente embasada nos conceitos matemáticos.

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