Conjunção é uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras
invariáveis que
servem para conectar orações ou dois termos de mesma função
sintática,
estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
São exemplos de conjunções: portanto,
logo, pois, como, mas, e, embora, porque,
entretanto, nem, quando, ora, que, porém,
todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Quando duas ou mais palavras
exercem função de conjunção dá-se-lhes o nome de locução conjuntiva. São
exemplos de locuções conjuntivas: à medida que, apesar de, a
fim de que.
As conjunções são classificadas
de acordo a relação de dependência sintática dos termos que ligam. Se
conectarem orações ou termos pertencentes a um mesmo nível sintático, são ditas
conjunções coordenativas.
Quando conectam duas orações que
apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma oração é um membro
sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas.
Apesar de ser uma classe de
palavras com muitas classificações, são poucas as conjunções propriamente ditas
existentes. A maioria delas são na verdade locuções conjuntivas (mais de uma
palavra com a função de conjunção) ou palavras de outras classes gramaticais
que às vezes exercem a função de conjunção em um período.
As conjunções ditas
"essenciais" (isto é, palavras que funcionam somente como conjunção)
são as seguintes: e, nem, mas, porém, todavia,
contudo, entretanto, ou, porque,pois, portanto,
se, ora, apesar e como.
Coordenativas
As conjunções coordenativas são
conhecidas por:
Aditivas
Indicam uma relação de adição à
frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem,
mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto
(depois de tanto), bem como e etc.
Ex: Comi e fiquei
satisfeita.
Ex2: Todos aqui estão contentes e despreocupados.
Ex3: João acordou e mutilou todos os seus inimigos.
Ex4: O acontecimento não foi bom nem ruim.
Adversativas
Indicam uma relação de oposição
bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode
gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas,
porém, todavia, entretanto, no entanto, senão,
não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a
vírgula é obrigatória.
Ex: O carro bateu, mas
ninguém se feriu.
Alternativas
ou disjuntivas
Como o seu nome indica, expressam
uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou
por equivalência dos mesmos. São elas: ou...ou, ou, ora...ora,
já...já, quer...quer, etc.
Ex.: Ou ela, ou eu.
Explicativas
Expressam a relação de
explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto,
pois (anteposta ao verbo).
Ex: Ele não entra porque
está sem tempo.
Conclusivas
Indicam relação de conclusão. São
elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então,
por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.[1][2]
Ex: Ele bebeu bem mais do que
poderia, logo ficou embriagado.
Subordinativas
As conjunções subordinativas
ligam uma oração de nível sintático inferior (oração subordinada) a uma de
nível sintático superior (oração principal). Uma vez que uma oração é um membro
sintático de outra, esta oração pode exercer funções diversas, correspondendo
um tipo específico de conjunção para cada uma delas. Um período formado por
conjunções subordinadas que não contém as tais conjunções é chamado de: oração
principal.
Integrantes
que, se.
Introduzem uma oração (chamada de
substantiva) que pode funcionar como sujeito, objeto direto, predicativo,
aposto, agente da passiva, objeto indireto, complemento nominal (nos três
últimos casos pode haver uma preposição anteposta a conjunção) de outra oração.
As conjunções subordinativas integrantes são que e se.
Quando o verbo exprime uma
certeza, usa-se que; quando não, usa-se se.
Afirmo que sou inteligente.
Não sei se existe ou se dói.
Espero que você não demore.
Observação: Uma forma de
identificar o se e o que como conjunções integrantes é
substituí-los por "isso", "isto" ou "aquilo".
Exemplo:
Afirmo que sou inteligente. (Afirmo isto.)
Não sei se existe ou se dói. (Não sei
isto.)
Espero que você não demore. (Espero isto.)
As adverbiais podem ser
classificadas de acordo com o valor semântico que possuem.
Causal
porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso
que, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, entre outros.
Inicia uma oração subordinada denotadora
de causa.
Dona Luísa fora para lá porque estava só.
Como o calor estivesse forte, pusemo-nos a andar
pelo Passeio Público.
Como o frio era grande, aproximou-se da lareira.
Comparativa
que, (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que,
(tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se, que nem
(dependendo da frase, pode expressar semelhança ou grau de superioridade), etc.
Iniciam uma oração que contém o
segundo membro de uma comparação.
Indica comparação entre dois
membros.
Era mais alta que baixa.
Nesse instante, Pedro se levantou como se tivesse
levado uma chicotada.
O menino está tão confuso quanto o irmão.
O bigode do seu Leocádio era amarelo, espesso e
arrepiado que nem vassoura usada.
Concessiva
embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que,
bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que,e, etc.
Inicia uma oração subordinada em
que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal,
mas incapaz de impedi-la.
Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados.
É todo graça, embora as pernas não ajudem..
Condicional
se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que,
dado que, desde que, a menos que, a não ser que, etc.
Iniciam uma oração subordinada em
que se indica uma hipótese ou uma condição necessária para que
seja realizado ou não o fato principal.
Seria mais poeta, se fosse menos político.
Consultava-se, receosa de revelar sua comoção, caso
se levantasse.
Conformativa
conforme, como, segundo, consoante, etc.
Inicia uma oração subordinada em
que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração
principal.
Cristo nasceu para todos, cada qual como o merece.
Tal foi a conclusão de Aires, segundo se lê no
Memorial. (Machado de Assis)
Consecutiva
que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão
ou tamanho, presentes ou latentes na oração anterior), de forma que, de maneira
que, de modo que, de sorte que
Iniciam uma oração na qual se
indica a consequência.
Soube que tivera uma emoção tão grande que Deus
quase a levou.
Falou tanto na reunião que ficou rouco
Tamanho o labor que sentiu sede
Era tal a vitória que transbordou lágrimas de
emoção
As palavras são todas de tal modo ou tamanho
Final
para que, a fim de que, porque [para que], que
Iniciam uma oração subordinada
que indica a finalidade,o objetivo da oração principal
Aqui vai o livro para que o leia.
Fiz-lhe sinal que se calasse.
Chegue mais cedo a fim de que possamos
conversar.
Proporcional
à medida que, ao passo que, à proporção que,
enquanto, quanto mais … (mais), quanto mais (tanto mais), quanto mais …
(menos), quanto mais … (tanto menos), quanto menos … (menos), quanto menos …
(tanto menos), quanto menos … (mais), quanto menos … (tanto mais)
Iniciam uma oração subordinada em
que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da
oração principal.
Ao passo que nos elevávamos, elevava-se igualmente
o dia nos ares.
Tudo isso vou escrevendo enquanto entramos no Ano
Novo.
O preço do leite aumenta à proporção que esse
alimento falta no mercado.
Temporal
quando, antes que, depois que, até que, logo que,
sempre que, assim que, desde que, enquanto, todas as vezes que, cada vez que,
apenas, mal, que [= desde que], etc.
Iniciam uma oração subordinada
indicadora de circunstância de tempo
Custas a vir e, quando vens, não demora.
Implicou comigo assim que me viu;
Observações
gerais
Uma conjunção é na maioria das
vezes precedida ou sucedida por uma vírgula (",") e muito
raramente é sucedida por um ponto ("."). Seguem alguns exemplos de
frases com as conjunções marcadas em negrito:
"Aquele é um bom aluno, portanto
deverá ser aprovado."
"Meu pai ora me trata bem, ora
me trata mal."
"Gosto de comer chocolate, mas
sei que me faz mal."
"Marcelo pediu que trouxéssemos
bebidas para a festa."
"João subiu e desceu a
escada."
Quando a banda deu seu acorde final, os organizadores
deram início aos jogos.
Em geral, cada categoria tem uma
conjunção típica. Assim é que, para classificar uma conjunção ou locução
conjuntiva, é preciso que ela seja substituível, sem mudar o sentido do período,
pela conjunção típica. Por exemplo, o "que" somente será conjunção
coordenativa aditiva, se for substituível pela conjunção típica "e".
Veja o exemplo:
"Dize-me com quem andas, que
eu te direi quem és."
"Dize-me com quem andas, e
eu te direi quem és."
As conjunções alternativas
caracterizam-se pela repetição, exceto "ou", cujo primeiro elemento
pode ficar subentendido.
As adversativas, exceto
"mas", podem aparecer deslocadas. Neste caso, a substituição pelo
tipo (conjunção típica) só é possível se forem devolvidas ao início da oração.
A diferença entre as conjunções
coordenativas explicativas e as subordinativas causais é o verbo: se este
estiver no imperativo, a conjunção será coordenativa explicativa: "Fecha
a janela, porque faz frio."
O "que" e o
"se" serão integrantes se a oração por eles iniciada responder à
pergunta "Qual é a coisa que…?", formulada com o verbo da oração
anterior. Veja o exemplo:
Não sei se morre de amor. (Qual é a coisa que não sei? Se
morre de amor.)
O uso da conjunção
"pois" pode a ser classificada em:
- Explicativa, quando a conjunção estiver antes
do verbo;
- Conclusiva, quando a conjunção estiver depois
do verbo;
- Causal, quando a conjunção puder ser
substituída por "uma vez que".
Referências
- ↑ Gramática - Teoria e
Exercícios - Paschoalin & Spadoto
- ↑ Gramática Escolar da Língua
Portuguesa - Bechara, Evanildo
QUESTÕES SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
1. (MACK)
"Na ‘Partida Monção’, não há uma atitude inventada. Há reconstituição de
uma cena como ela devia ter sido na realidade." A oração "como ela
devia ter sido na realidade" é:
a) adverbial
conformativa b) adverbial
proporcional C)
adjetiva
d) adverbial
causal e)
adverbial consecutiva
2. (FUVEST)
No período: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia
distante, dobrando a finados.", a segunda oração é:
a)
subordinada adverbial causal
b) subordinada adverbial consecutiva
c)
subordinada adverbial
concessiva d)
subordinada adverbial comparativa
e) subordinada adverbial subjetiva
3. (PUC)
Assinale a alternativa em que a subordinada não traduza idéia de consequência,
comparação, concessão e causa:
a. Porquanto,
não fosse um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
b. Desde que
era um ancião convencional, enterrou-se de sobrecasaca e polainas.
c. Ele era um
ancião tão convencional que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
d. Ele era um
ancião mais convencional do que o que se enterrou de sobrecasaca e polainas.
e. Ele era um
ancião convencional, na medida em que se enterrou de sobrecasaca e polaina.
4. (FUVEST)
Na frase "Entrando na faculdade, procurarei emprego.", a oração
subordinada indica idéia de:
a)
concessão b) lugar
c) oposição d)
conseqüência e) condição
5.
(EFOA-MG) "Quando vejo certos colegas mostrando com orgulho
aquela rodela imbecil no pescoço ..." O período que apresenta uma oração
com a mesma classificação da destacada na citação acima é:
a) "Mal o sol fugia, começavam as toadas das cantigas."
b) "Caso o encontre, dê-lhe o recado."
c) "Dado que a polícia venha, prenderemos o assassino."
d) "Uma vez que cheguem os reforços, atacaremos a praça."
e) "Contar-lhe-ei o caso, conquanto você guarde segredo."
6. (UFE-PA) No trecho "Cecília ... viu do lado oposto do rochedo Peri, que
a olhava com uma admiração ardente", a oração grifada expressa uma
a)
causa b) lugar c)
oposição d)
explicação e) condição
7. (UF
SANTA MARIA-RS) Leia, com atenção, os períodos abaixo:
Caso haja justiça social, haverá paz.
Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma
reprodução fiel da realidade.
Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único
ruído.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias
indicadas pelas orações sublinhadas:
a) tempo,
concessão, comparação
b) tempo, causa, concessão
c) condição,
consequência, comparação
d) condição, concessão, causa
e) concessão, causa, conformidade
8. (UNIMEP)
I - Mário estudou muito e foi reprovado! II - Mário estudou muito e foi
aprovado. Em I e II, a conjunção "e" tem, respectivamente, valor:
a)
aditivo e
conclusivo
d) adversativo e conclusivo
b)
adversativo e
aditivo
e) concessivo e causal
c) aditivo
e aditivo
9.
(UC-MG) A classificação da oração grifada está correta em todas as opções,
exceto em:
a. Ela sabia que
ele estava fazendo o certo - subordinada substantiva objetiva indireta
b. Era a
primeira vez que ficava assim tão perto de uma mulher - subordinada
substantiva subjetiva
c. Mas não
estava neles modificar um namoro que nascera difícil, cercado, travado
- subordinada adjetiva
d. O momento
foi tão intenso que ele teve medo - subordinada adverbial consecutiva
e. Solta,
que você está me machucando - coordenada sindética explicativa
10. (FUVEST)
No período: "Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a
partida", a oração destacada encerra idéia de:
a)
causa b)
condição c )
concessão d) proporção
e) fim
11. (PUC)
No período: "Apesar disso a palestra de Seu Ribeiro e D. Glória é
bastante clara", a palavra grifada veicula uma idéia de:
a)
concessão b) condição
c)
comparação d) modo e)
consequência
12.
(CESGRANRIO) Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa
indicada pelos termos destacados em: "A atividade científica é tão natural
quanto qualquer outra atividade econômica."
a) Ele
era tão aplicado, que em pouco tempo foi
promovido.
b) Quanto
mais estuda, menos aprende.
c)
Tenho tudo quanto
quero.
d)
Sabia a lição tão bem como eu.
e)
Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.
13. (UMC-SP)
Assinale o período em que há oração subordinada adverbial consecutiva:
a)
Diz-se que você não
estuda.
d ) Comeu que ficou doente.
b)
Falam que você não
estuda.
e) Quando saíres, irei contigo.
c)
Fala-se tanto que você não estuda.
14.
(UM-SP) "Enquanto a universidade não se refizer da reforma universitária,
que deixou de lado a formação humanística, haverá espaço para este tipo de
curso que vê na completa diversidade do público uma prova de que não só a
falência da universidade empurra multidões para as novas salas de aula?"
O período acima, composto por subordinação, constitui-se de:
a. cinco
orações: duas adjetivas, duas substantivas e uma principal
b. quatro
orações: duas substantivas, uma adjetiva e uma principal
c. cinco
orações: uma adverbial, duas substantivas, uma adjetiva e uma principal.
d. duas
orações: uma adjetiva e uma principal
e. cinco
orações: uma adverbial, duas adjetivas, uma substantiva e uma principal
15. (UM-SP)
Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que
partas antes, precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos
tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que
possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O público
aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou
os exercícios de acordo com as instruções do mestre.
16.
(UM-SP) Assinale a alternativa em que as orações destacadas no texto
"Vou agradecer-lhe a esmola que me fez, logo que possa sair"
estão classificadas corretamente:
a)
subordinada substantiva objetiva direta, subordinada adjetiva
b)
subordinada adverbial concessiva, subordinada adverbial temporal
c)
subordinada adverbial consecutiva, subordinada adverbial concessiva
d)
subordinada adjetiva, subordinada adverbial concessiva
e)
subordinada adjetiva, subordinada adverbial temporal
17.
(UM-SP) "... e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as
aflições do dia, como a última luz na varanda." A oração em destaque no
período acima classifica-se como:
a)
subordinada substantiva objetiva direta b)
subordinada adverbial causal
c) subordinada adverbial comparativa d)
subordinada adverbial conformativa
e) coordenada sindética explicativa
18.
(UNIMEP) Assinale a alternativa que, embora tenha valor de causa-conseqüência,
não contém oração adverbial causal:
a)
Cheguei tarde, porque choveu muito. b) Como
estava doente, não fui à escola.
c)
Estava tanto frio, que não saí de casa. d) Fiquei chateado,
pois fui despedido.
e) Devo ir mal na prova, já que não estudei.
19.
(FCMPA-MG) Nos períodos seguintes aparece, entre as orações, uma relação de
concessão. Assinale a letra correspondente ao período em que a relação é outra:
a) Embora estivesse doente, fiz tudo o que me era possível.
b) Fiz tudo o que me era possível, apesar de estar doente.
c) Mesmo estando doente, fiz tudo o que me era possível.
d) Fiz tudo o que me era possível, conquanto estivesse doente.
e) Fiz tudo o que me era possível, mas estava doente.
20.
(FUVEST) "Maria das Dores entra e vai abrir o comutador. Detenho-a: não
quero luz." Os dois pontos (:) usados acima estabelecem uma relação de
subordinação entre as orações. Que tipo de subordinação?
a)
temporal b)
concessiva c)
final d) conclusiva
e) causal
Gabarito: 1-a, 2-b, 3-e, 4-c, 5-a, 6-d, 7-d,
8-b, 9-b, 10-c, 11-a, 12-d, 13-d, 14-e, 15-d, 16-e, 17-c, 18-c, 19-e, 20-e.
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