Roteiro básico para Plano de Aula
(Cada aula obedecerá a um plano específico)
I. Plano
de Aula: Data:
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
Professor
(a):
Professor
(a) estagiário (a):
Disciplina:
Série:
Turma:
Período:
|
III. Tema:
- o
tema específico a ser desenvolvido nesta aula
-
conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta
o tema
|
IV. Objetivos: a serem alcançados pelos alunos e não
pelo estagiário; objetos da avaliação (item VIII);
Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e
procedimentos
Objetivos
específicos:
especificam resultados esperados observáveis (geralmente de 3 a 4).
OBS.:
começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:
ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir,
descrever, diferenciar, distinguir, identificar, indicar, listar, nomear,
parafrasear, reconhecer, repetir, redefinir, revisar, mostrar, constatar,
sumariar, contar;
ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair,
empregar, estimar, dar um exemplo, ilustrar, localizar, medir, operar,
desempenhar, prescrever, registrar, montar, esboçar, solucionar, traçar,
usar;
ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor,
concluir, construir, criar, criticar, debater, decidir, defender, derivar,
desenhar, formular, inferir, julgar, organizar, propor, ordenar ou
classificar, recomendar.
|
V. Conteúdo: conteúdos programados para a aula organizados em
tópicos (de 4 a 8)
|
VI. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica
e prática do tema
|
VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor,
etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)
|
VIII. Avaliação: pode ser realizada com diferentes
propósitos (diagnóstica, formativa e somativa). Discriminar, com base nos
objetivos estabelecidos para a aula:
- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão
de roteiro, compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)
- critérios adotados para correção das atividades.
|
XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o
planejamento da aula dividindo-a entre básica e complementar
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.