Como e por que ler os
clássicos universais desde cedo – de
Ana Maria Machado
O livro de acordo com os relatos pesquisados,
apresenta de forma simples a uma viagem
pelo maravilhoso mundo dos clássicos, levando o leitor a compreender a leitura
como algo natural e não uma obrigação e um direito de todos. Seu desejo é
mostrar como proceder a fim de que os jovens descubram, no livro, um cúmplice
para o prazer de ler.
E que é indispensável ler criticamente, ou seja, ler sem adotar atitude
reverente, mas sem discordar de tudo. Também é conveniente ler de maneira
contextualizada, isto é, "vivendo" a época, não pretendendo encontrar
atitudes contemporâneas em acontecimentos passados. Como é oportuno deixar de
lado atos utilitários e abandonar ideias de transformar os livros em
ferramentas de ativismo.
Como e por que ler a
Literatura Infantil Brasileira –
Regina Zilberman
Nesse livro a autora dá ênfase à importância da
literatura infantil e como eles são bem elaborados para conquistar o seu
público. É uma reflexão sobre a literatura infantil, não importando se é
poesia, teatro, fábula, conto, história oral ou novela juvenil. O importante é
oferecer às crianças a chave da sua brasilidade.
O clube do livro – Ser leitor, que
diferença faz? – de Luzia de Maria
Luzia de Maria traça um panorâmico
retrato da leitura: como ela tem se tornado uma exigência deste século XXI; o
seu caráter libertário e transformador; sua inegável contribuição na conquista
da expressão oral e escrita; seu papel na vitalidade do cérebro; entre
outros... Com a finalidade de formação de
leitores plenos como principal cerne da educação, não apenas técnicos, mas
críticos, maduros, que façam da leitura elemento modificador de si e do mundo a
sua volta.
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