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sábado, 5 de janeiro de 2019

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Estratégias Pedagógicas para alunos com TDAH.



Estratégias Pedagógicas para alunos com TDAH.
Estratégias Pedagógicas para alunos com TDAH.
Nesta postagem trago para vocês algumas sugestões de estratégias
 pedagógicas 
para Alunos com TDAH.
Para quem não sabe (TDAH) O Transtorno do Déficit de Atenção
 com 
Hiperatividade  é um transtorno neurobiológico, de causas
 genéticas, que
 aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo
 por toda a sua vida. 
Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e 
impulsividade.

Confira a seguir algumas Estratégias Pedagógicas para alunos 

com TDAH:

Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas

1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para 
repetir as
 instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar a
s tarefas.
2 – Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça
 sempre um 
feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios
 que 
podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de
 mão…
 Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE 
após 
o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo
 e processo de
 aprendizagem.
3 – NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos
 como falha no 
desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, 
parceria 
e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito!
 A atitude 
positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
4 – Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas
 diferenciadas. 
Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades
 nas quais 
quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação.
 É preciso ter
 em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias
 deverão respeitar
a individualidade e especificidade de cada um.
4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, 
computadores,
 vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, 
livros, etc.
 A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente 
o interesse do
 aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa”
 (high response strategies): trabalhos em 
duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as 
aulas e/ou trazer seus
 trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.
6 – Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas
 e/ou cadeiras para evitar 
distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto
 a portas, janelas e nas 
últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos 
sentem nas primeiras 
fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos
 distratores 
do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente
 com o aluno 
pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor 
compreendem. Exemplo: 
o professor combina com o aluno que todas as vezes que 
percebê-lo desatento
 durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu 
ombro para que ele 
possa retomar o foco das atividades.
8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as
 dificuldades memoriais:
 tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos 
solicitados, usar post-it 
para fazer lembretes e anotações para que o aluno não
 esqueça o conteúdo.
9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais 
importantes de uma tarefa,
 texto ou prova.

Tempo e processamento das informações

1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o
 trabalho escrito e facilitar 
a compreensão da tarefa. Clique aqui para ver um exemplo.
2 – Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, 
trabalhos manuais e
 outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
3 – Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim
 como outras 
tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
4 – Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir 
a digitação 
e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
5 – Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. 
Exemplo: propor um 
trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a
 turma inteira.
6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha
 alguma dificuldade 
para escrever.
7 – Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade
. Dar tempo 
extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio 
tempo.

Organização e técnicas de estudo

 1 – Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para
 organização do
 aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas, 
calendários,
 post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de
 outras ferramentas 
tecnológicas que o aluno considere adequado para a sua organização.
2 – Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar 
os seus cadernos,
 mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
3 – Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam
 “encapados” 
com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática –
 vermelho, material
 de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento
 ajuda na organização 
e memorização dos materiais.
4 – Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas 
para casa e
 retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica 
condensado 
no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.
5 – Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o 
professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam 
observações
diárias sobre o que observam no comportamento e no desempenho do 
filho em 
casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões 
relacionadas à escola.
6 – Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem
 desempenho 
em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de 
pesquisa que
 deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes, 
estabelecer quais 
serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida. 
Alunos com 
TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.
7 – Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias
 ou agendas. 
Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com
 deveres de 
casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos
 para fazer em 
casa num prazo de 24 horas.

Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas

1 – Explicar de maneira clara e devagar quais são as técnicas de 
aprendizado
 que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na
 prática como usar 
as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, 
trechos de livro, etc.
2 – Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua 
autoavaliação nas
 tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno
 faça uma 
reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para
 lidar com o 
seu próprio modo de aprender.
3 – Usar organizador gráfico (clique aqui para ver) para ajudar no
 planejamento,
 organização e compreensão da leitura ou escrita.

Inibição e autocontrole

1 – Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis 
dificuldades 
de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar
 no ambiente 
de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que 
provocam 
maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível 
deles e, 
consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala
 de aula.
2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou 
mudanças de 
atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos 
para lembrar
 a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.
3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos 
positivos e 
negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento 
é importante 
para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção 
do seu próprio
 desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca 
da sua própria 
superação.
4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente 
combinados
 entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de 
alguma 
atividade motora em determinados intervalos de tempo. 
Exemplo: pedir que vá ao 
quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até 
a coordenação buscar
algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente
 ao banheiro ou ao
 corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para
 diminuir a atividade
 motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para
 crianças muito agitadas.

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