Estratégias Pedagógicas para alunos com TDAH.
Estratégias Pedagógicas para alunos com TDAH. |
Nesta postagem trago para vocês algumas sugestões de estratégias
pedagógicas
para Alunos com TDAH.
pedagógicas
para Alunos com TDAH.
Para quem não sabe (TDAH) O Transtorno do Déficit de Atenção
com
Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas
genéticas, que
aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo
por toda a sua vida.
Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e
impulsividade.
com
Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas
genéticas, que
aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo
por toda a sua vida.
Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e
impulsividade.
Confira a seguir algumas Estratégias Pedagógicas para alunos
com TDAH:
Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas
1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para
repetir as
instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar a
s tarefas.
repetir as
instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar a
s tarefas.
2 – Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça
sempre um
feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios
que
podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de
mão…
Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE
após
o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo
e processo de
aprendizagem.
sempre um
feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios
que
podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de
mão…
Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE
após
o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo
e processo de
aprendizagem.
3 – NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos
como falha no
desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento,
parceria
e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito!
A atitude
positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
como falha no
desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento,
parceria
e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito!
A atitude
positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
4 – Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas
diferenciadas.
Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades
nas quais
quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação.
É preciso ter
em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias
deverão respeitar
a individualidade e especificidade de cada um.
diferenciadas.
Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades
nas quais
quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação.
É preciso ter
em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias
deverão respeitar
a individualidade e especificidade de cada um.
4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais,
computadores,
vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais,
livros, etc.
A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente
o interesse do
aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
computadores,
vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais,
livros, etc.
A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente
o interesse do
aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa”
(high response strategies): trabalhos em
duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as
aulas e/ou trazer seus
trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.
(high response strategies): trabalhos em
duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as
aulas e/ou trazer seus
trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.
6 – Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas
e/ou cadeiras para evitar
distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto
a portas, janelas e nas
últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos
sentem nas primeiras
fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos
distratores
do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
e/ou cadeiras para evitar
distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto
a portas, janelas e nas
últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos
sentem nas primeiras
fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos
distratores
do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente
com o aluno
pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor
compreendem. Exemplo:
o professor combina com o aluno que todas as vezes que
percebê-lo desatento
durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu
ombro para que ele
possa retomar o foco das atividades.
com o aluno
pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor
compreendem. Exemplo:
o professor combina com o aluno que todas as vezes que
percebê-lo desatento
durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu
ombro para que ele
possa retomar o foco das atividades.
8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as
dificuldades memoriais:
tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos
solicitados, usar post-it
para fazer lembretes e anotações para que o aluno não
esqueça o conteúdo.
dificuldades memoriais:
tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos
solicitados, usar post-it
para fazer lembretes e anotações para que o aluno não
esqueça o conteúdo.
9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais
importantes de uma tarefa,
texto ou prova.
importantes de uma tarefa,
texto ou prova.
Tempo e processamento das informações
1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o
trabalho escrito e facilitar
a compreensão da tarefa. Clique aqui para ver um exemplo.
trabalho escrito e facilitar
a compreensão da tarefa. Clique aqui para ver um exemplo.
2 – Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais,
trabalhos manuais e
outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
trabalhos manuais e
outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
3 – Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim
como outras
tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
como outras
tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
4 – Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir
a digitação
e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
a digitação
e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
5 – Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas.
Exemplo: propor um
trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a
turma inteira.
Exemplo: propor um
trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a
turma inteira.
6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha
alguma dificuldade
para escrever.
alguma dificuldade
para escrever.
7 – Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade
. Dar tempo
extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio
tempo.
. Dar tempo
extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio
tempo.
Organização e técnicas de estudo
1 – Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para
organização do
aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas,
calendários,
post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de
outras ferramentas
tecnológicas que o aluno considere adequado para a sua organização.
organização do
aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas,
calendários,
post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de
outras ferramentas
tecnológicas que o aluno considere adequado para a sua organização.
2 – Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar
os seus cadernos,
mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
os seus cadernos,
mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
3 – Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam
“encapados”
com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática –
vermelho, material
de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento
ajuda na organização
e memorização dos materiais.
“encapados”
com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática –
vermelho, material
de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento
ajuda na organização
e memorização dos materiais.
4 – Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas
para casa e
retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica
condensado
no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.
para casa e
retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica
condensado
no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.
5 – Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o
professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam
observações
diárias sobre o que observam no comportamento e no desempenho do
filho em
casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões
relacionadas à escola.
professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam
observações
diárias sobre o que observam no comportamento e no desempenho do
filho em
casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões
relacionadas à escola.
6 – Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem
desempenho
em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de
pesquisa que
deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes,
estabelecer quais
serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida.
Alunos com
TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.
desempenho
em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de
pesquisa que
deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes,
estabelecer quais
serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida.
Alunos com
TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.
7 – Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias
ou agendas.
Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com
deveres de
casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos
para fazer em
casa num prazo de 24 horas.
ou agendas.
Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com
deveres de
casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos
para fazer em
casa num prazo de 24 horas.
Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas
1 – Explicar de maneira clara e devagar quais são as técnicas de
aprendizado
que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na
prática como usar
as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal,
trechos de livro, etc.
aprendizado
que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na
prática como usar
as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal,
trechos de livro, etc.
2 – Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua
autoavaliação nas
tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno
faça uma
reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para
lidar com o
seu próprio modo de aprender.
autoavaliação nas
tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno
faça uma
reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para
lidar com o
seu próprio modo de aprender.
3 – Usar organizador gráfico (clique aqui para ver) para ajudar no
planejamento,
organização e compreensão da leitura ou escrita.
planejamento,
organização e compreensão da leitura ou escrita.
Inibição e autocontrole
1 – Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis
dificuldades
de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar
no ambiente
de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que
provocam
maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível
deles e,
consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala
de aula.
dificuldades
de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar
no ambiente
de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que
provocam
maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível
deles e,
consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala
de aula.
2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou
mudanças de
atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos
para lembrar
a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.
mudanças de
atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos
para lembrar
a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.
3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos
positivos e
negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento
é importante
para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção
do seu próprio
desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca
da sua própria
superação.
positivos e
negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento
é importante
para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção
do seu próprio
desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca
da sua própria
superação.
4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente
combinados
entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de
alguma
atividade motora em determinados intervalos de tempo.
Exemplo: pedir que vá ao
quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até
a coordenação buscar
algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente
ao banheiro ou ao
corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para
diminuir a atividade
motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para
crianças muito agitadas.
combinados
entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de
alguma
atividade motora em determinados intervalos de tempo.
Exemplo: pedir que vá ao
quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até
a coordenação buscar
algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente
ao banheiro ou ao
corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para
diminuir a atividade
motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para
crianças muito agitadas.
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