Utilizando cartas de baralho, vamos ensinar adição de forma lúdica.
1-) Identificação:
Tema: Somando 10
Disciplinas envolvidas: Matemática
Conteúdos: Sistema de numeração, grandezas e medidas, quantificação, resolução de problemas, atenção e observação, socialização e autonomia.
2-) Objetivos Gerais:
- Identificar números
- Entender o sistema de numeração
- Relacionar número/quantidade
- Desenvolver habilidades para resolver problemas
- Desenvolver a atenção e observação
- Desenvolver a socialização e autonomia
3-) Objetivos Específicos:
- Identificar números de 1 a 10
- Entender as regras do jogo
- Relacionar o numeral a sua quantidade
- Fazer cálculo mental
- Desenvolver estratégias para resolver problemas
- Entender noções de adição
- Utilizar os dedos para fazer contagem
- Fazer comparação de quantidade
- Entender noção de par
- Desenvolver a atenção e observação
- Desenvolver autonomia
- Aceitar as ideias do grupo
- Socializar-se e respeitar o outro
4-) Desenvolvimento metodológico:
A professora irá apresentar as cartas de 1 baralho para grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4 tipos de naipes, totalizando 36 cartas.
O objetivo do jogo é fazer pares com cartas que somando cheguem ao resultado 10.
O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo.
O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la com uma das carta da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir, ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa, virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador.
A professora deverá intervir nos grupos perguntando se realmente não há sobre a mesa nenhuma carta que é possível somar 10 ou se realmente o par formado pelo jogador somou 10.
Também é preciso incentivar os outros jogadores do grupo a ajudar o colega com a soma de suas cartas.
O papel do professor durante o jogo é transitar entre os grupos questionando as jogadas dos alunos, fazer com que eles pensem sobre os resultados e percebam as suas estratégias.
Quando as cartas terminarem, os jogadores deverão contar seu pares ou fazer uma comparação dos montes para saber quem é o ganhador.
5-) Recursos didáticos:
- baralho ou papel sulfite 40 para imprimir as cartas conforme modelo em anexo.
6-) Avaliação:
Observação pelo professor das estratégias e somas realizadas pelos alunos.
7-) Bibliografia:
A Matemática no Cotidiano Infantil – Jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Autora: Sílvia Marina Guedes dos Reis.
Editora Papirus
sos escola - fonte
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