Múltiplas Inteligências, como auxiliar no desenvolvimento
Fonte:http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2014/09/
multiplas-inteligencias-como-auxiliar.html?m=1
Inteligência Linguística
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Características
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Atividades para estimular
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Capacidade de usar as palavras de forma efetiva, seja verbalmente ou pela escrita; inclui a capacidade de manipular a sintaxe, a semântica e as dimensões pragmáticas.
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Para estimular essa inteligência, desenvolva atividades como contação de histórias, produção de trechos de histórias iniciadas por colegas, transformação de um gênero para outro, por exemplo adaptar uma fábula para uma peça de teatro, trava-línguas, palavras-cruzadas. As crianças precisam ouvir muitas palavras novas, participar de conversas estimulantes, construir com palavras imagens, aprender uma língua estrangeira, trabalhar jogos de memória com nomes locais, discutir, ler e escrever histórias, fazer malabarismo com vocabulário, entrevistar, fazer quebra-cabeças, jogos de soletração, integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos, produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola ...
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Inteligência Lógico-Matemática
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Características
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Atividades para estimular
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Capacidade de usar os números de forma efetiva, raciocinar bem, inclui sensibilidade a padrões e relacionamentos lógicos, funções e outras abstrações relacionadas.
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Uso jogos de raciocínio e estratégia como xadrez, dominó, cubo mágico, sudoku, resolução de enigmas lógicos. Também brinquedos de desmontar e montar, bem como encaixar peças. Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos. Incentivar a interpretação de dados. Estimular as próprias potencialidades. Utilizar experimentos práticos e previsões. Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares. Ter um lugar para tudo. Possibilitar a realização das coisas passo a passo. Usar raciocínio dedutivo
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Inteligência Visuo-Espacial
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Características
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Atividades para estimular
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Capacidade de perceber com precisão o mundo visual espacial, e de realizar transformações sobre essas percepções, envolve sensibilidade a cor, linha, forma, configurações e espaço, e às relações existentes entre eles. Inclui a capacidade de representar graficamente ideias visuais e de orientar-se em uma matriz espacial.
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Brinquedos como lego de montar e encaixar, origami, tétris; atividades de desenho, como copiar objetos reais para o papel, esculpir materiais. organização dos próprios brinquedos em espaço determinado Ensinar técnicas de estudo visuais, como, por exemplo, a utilização de sublinhados coloridos ou a elaboração de mapas de ideias, gráficos ou esquemas.
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Inteligência Musical
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Características
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Atividades para estimular
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Capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais. Inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia, e timbre de uma peça musical.
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Para estimular essa inteligência, trabalhe a construção de brinquedos musicais com materiais do dia-a-dia, como panelas, copos, lápis e tudo o mais, usando-os para desenvolver ritmos e melodias, imitar diferentes sons com a própria voz. Tocar um instrumento musical. Trabalhar com música. Aprender através de canções, de poemas com rima. Ligar-se a um coral ou a um grupo musical. Escrever música. Integrar música com assuntos de outras áreas. Usar música para relaxar.
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Inteligência Cinestésica
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Características
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Atividades para estimular
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Capacidade em usar o corpo para expressar ideias e sentimentos. Facilidade no uso das mãos, para produzir ou transformar coisas. Inclui habilidades físicas específicas tais como: coordenação, equilíbrio, força, destreza, flexibilidade e velocidade.
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Jogos como mímica, brincar de sério; atividades como cerâmica, dança, teatro e esportes em geral ajudam nessa inteligência.Integrar o movimento em todas as áreas do currículo. Usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender. Fazer mudanças na sala a intervalos frequentes. Relacionar movimentos aos conteúdos de estudo. Usar o corpo para se concentrar e relaxar. Fazer viagens. Utilizar teatro.
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Inteligência Interpessoal
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Características
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Atividades para estimular
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Capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas, influenciam um grupo de pessoas para que sigam, certa linha de ação.
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Pode-se trabalhar atividades de revezamento ou equipe, onde um tem que esperar e depende da atividade do outro para poder fazer a sua, como revezamento em natação, futebol. Ensinar algo a outra pessoa também é uma ótima tarefa, como ajudar alguém a corrigir os próprios deveres de casa. Desenvolver a cooperação, tutelar ou orientar os outros, fazer diversos intervalos para socializar, trabalhar em equipes, integrar a socialização em todas as partes do currículo, usar causa e efeito, ter festas e celebrações de aprendizagem.
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Inteligência Intrapessoal
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Características
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Atividades para estimular
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Autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento.
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Solicitar à criança que faça desenhos dela mesma no presente, passado e futuro; observar fotos e tentar lembrar porque estava com tal expressão na foto; peça que escolha músicas de acordo como se sente; Ter conversas pessoais de “coração para coração”, usar atividades de crescimento pessoal para romper bloqueios à aprendizagem, reservar tempo para reflexão interior: “pense e ouça”, fazer estudo independente, ouvir sua intuição, discutir, refletir ou escrever o que vivenciou e como se sentiu, permitir a individuação, fazer diários de história pessoal – histórias da família, assumir o controle da própria aprendizagem, Ensinar afirmações pessoais, ensinar questionando - quem? Quando?
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Inteligência Naturalista
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Características
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Atividades para estimular
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Capacidade no reconhecimento e classificação das numerosas espécies - a flora e a fauna - do meio ambiente do indivíduo. Inclui também sensibilidade a outros fenômenos naturais, como formação de nuvens e montanhas.
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Cultivar uma horta, acompanhar o desenvolvimento de um animal ou planta. Ter aulas ao ar livre. Comparar diferentes tipos de plantas, observando suas semelhanças e diferenças.
Viajar para conhecer os diferentes ecossistemas. Plantar, colher e produzir alimentos. Cuidar de animais. Garimpar e consumir produtos ecológicos ou orgânicos. Pesquisar e preparar receitas naturalistas.
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Também sempre devemos levar em conta que existem diversos
estilos de
estilos de
aprendizagem e tempo máximo de atenção em determinada
atividade,
por
atividade,
por
isso o planejamento da aula deve contemplar as diferentes formas
de
aprender,
de
aprender,
procurando variar as mesmas, proporcionando assim que os alunos
consigam
consigam
maior tempo de atenção.
Estilo Auditivo
Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que eles
ouvem e
preferem
ouvem e
preferem
instruções orais. Eles aprendem ouvindo e falando. Estes alunos gostam
de conversar
de conversar
e entrevistar. Eles são leitores fonéticos, que gostam de leitura oral,
leitura
em coro e
leitura
em coro e
de ouvir livros falados. Eles aprendem melhor quando o professor lhes
oferece
oferece
oportunidades para:
• Entrevistar, debater
• Participar em um painel de discussão
• Apresentar relatórios oralmente
• Participar em debates sobre material escrito
Estilo Visual
Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que veem e
preferem
preferem
instruções escritas. Estes alunos são leitores visuais, que gostam
de
ler em silêncio.
de
ler em silêncio.
Melhor ainda, gostam de receber informações por meios visuais
como,
por
como,
por
exemplo, fitas de vídeo, DVD. Eles aprendem melhor quando o
professor lhes
professor lhes
oferece oportunidades para trabalharem com:
• Gráficos de computação
• Mapas, gráficos, tabelas
• Histórias em quadrinhos
• Cartazes
• Diagramas, desenhos
• Recursos para organizar gráficos
• Textos com muitas figuras
Estilo Tátil
Alunos com este estilo aprendem melhor tocando em coisas. Eles
compreendem
compreendem
instruções que eles escrevam e aprenderão melhor através de
manipulações.
manipulações.
Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades
para eles:
para eles:
• Desenharem
• Jogarem jogos de tabuleiro
• Construírem diagramas
• Construírem modelos (com vários materiais)
• Seguirem instruções para fazer alguma coisa
Estilo Cinestésico
Alunos com este estilo também aprendem tocando e manipulando objetos.
Eles
Eles
têm a necessidade de envolver o corpo todo na aprendizagem. Eles se
lembram melhor do conteúdo das aulas se eles o expressarem em ações.
Eles
Eles
aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para:
• Jogarem jogos que envolvam o corpo todo
• Fazerem atividades de movimento
• Construírem modelos
• Seguirem instruções para fazer alguma coisa
Indicação de leitura: EXERCITANDO AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Referências:
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências múltiplas na sala de aula. 2. ed.
Porto Alegre:
Porto Alegre:
Artmed, 2001.
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação de múltiplas inteligências.
Petrópolis: Ed.
Petrópolis: Ed.
Vozes, 1998.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de
Janeiro:
Objetiva, 2001.
Janeiro:
Objetiva, 2001.
GARDNER, H; KORNHABER, M e WAKE, K. Inteligência: Múltiplas
Perspectivas.
Perspectivas.
Porto Alegre: ArtMed, 1998.
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