e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

João e Maria - Histórias infantis em português

Tecnologia e Metodologia



  • Será
    que o uso de recursos digitais sempre é positivo, sempre traz novidades e
    ganhos para os processos de ensino-aprendizagem?

  • recursos digitais bons por natureza?
  • O
    que está em jogo na proposição de situações de aprendizagens para além do
    uso de tecnologias?

Refletindo sobre os objetos digitais de aprendizagem (ODAs) Dando (muitos) nome(s) aos bois





As novas práticas pedagógicas surgidas do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em salas de aula (presenciais ou virtuais) proporcionaram a criação de novas metodologias de ensino e de ferramentas que servem de meio para uma aprendizagem baseada no interesse, na criatividade e na autonomia do aluno. Entre outros aspectos, o uso das TICs tem provocado mudanças na maneira de projetar e utilizar materiais didáticos. Dentre os materiais didáticos que surgem da mediação das TICs, estão os chamados objetos de aprendizagem. Os objetos surgiram em função da necessidade de se criar novas estratégias de ensino-aprendizagem para a web e da necessidade de economia de pessoal e de tempo na elaboração de materiais instrucionais.”

Fonte:

http://ead.escoladigital.org.br/mod/lesson/view.php?id=462&pageid=1007


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Aborrecência- DICA SUPER LEGAL - Ep.19

Quando brincar e positivo? - DICA SUPER LEGAL - Ep.20

Como estimular habilidades no processo de aprendizagem - DICA SUPER LEGA...

Jogos para relaxar e educar uma criança



fonte:https://www.soescola.com/2018/10/jogos-para-relaxar-e-educar-uma-crianca.

1. Soprar a  vela!

Este jogo consiste em aprender a respirar de maneira profunda, ou seja, tomando ar pelo nariz, inflando a barriga, e expulsando aos poucos o ar enquanto sopramos a vela com intenção de apagá-la. Assim que a criança compreende as instruções, pedimos para ela se sentar em uma cadeira a dois metros da vela, que estará acesa em cima de uma mesa.
Ela não pode se levantar nem se inclinar, por isso esperamos que ela não consiga apagar a vela. Assim, aproximamos cerca de meio metro a cadeira da mesa. Iremos aproximar a cadeira de forma progressiva até que a criança consiga apagar a vela. Assim, teremos um jogo de uns 5 minutos em que a criança irá adquirir a habilidade de respirar fundo.

2. O jogo do balão

A técnica do balão é um jogo maravilhoso que nos ajuda a fomentar o relaxamento através de uma respiração correta. O que vamos precisar? Apenas um espaço amplo e balões coloridos. O que devemos fazer? Encher um balão até ele explodir, depois encher outro e expulsar o ar lentamente manipulando a boca do balão.
Depois, pediremos para as crianças fecharem os olhos e imaginarem que estão se transformando em balões enquanto tomam ar. Em seguida, pediremos que elas expulsem o ar lentamente, como se fossem balões.
Depois de fazer isso, pediremos às crianças que nos contem situações nas quais se sentem como balões, situações em que elas não conseguem suportar ou tolerar algo. Então, pediremos que expliquem como resolveram isso, oferecendo alternativas se precisassem de ajuda para tomar consciência dessas situações.

3. O jogo da semente

Com música relaxante de fundo e luz fraca, simbolizaremos o crescimento de uma árvore. Começaremos por colocar os joelhos no chão, inclinar a cabeça e estender os braços para a frente, como se fôssemos gatos se espreguiçando.
Somos uma semente que, ao som da música, vai crescendo e se transformando em uma árvore grande com belos galhos, que serão nossos braços estendidos para cima quando estivermos de pé. Este exercício é ideal para fazer com eles à noite, antes de irem para a cama.

4. O conto da tartaruga

O conto da tartaruga, desenvolvido por Schneider, é magnífico para fomentar habilidades de autocontrole. Trata-se da história de uma pequena tartaruga que se irritava por tudo e que perdia o controle com grande facilidade.
Um dia, depois de se sentir sozinha e isolada, ela se encontra com uma sábia tartaruga que lhe dá uma dica para se controlar quando estiver com raiva: entrar em sua carapaça, contar até se acalmar, frear seus pensamentos e relaxar.
Este conto é ideal para ser narrado a crianças entre os 3 e os 7 anos de idade. Para facilitar a implementação desta habilidade, podemos lhes dar uma etiqueta ou um pedaço de papel com uma tartaruga sempre que elas realizarem o exercício em uma situação de tensão. Nós temos as tartarugas prontas para imprimir neste link.

5. O pote da calma

Chamamos “pote da calma” um frasco em que colocamos água, silicone líquido para dar densidade ao conteúdo e, por exemplo, purpurina. Podemos fabricá-lo com as crianças como um trabalho manual, e é ideal para que elas o contemplem tanto em momentos de tensão, como em momentos que podemos chamar de “zen“.
A criança agita o pote e observa o movimento, depois disso explicaremos que a purpurina é como suas emoções, que se agitam e agitam até se tranquilizarem. É ideal para fomentar a reflexão.
O simples ato de observar a purpurina se movendo lentamente lhes ajudará a se concentrar e a relaxar sua mente após momentos de grande ativação. Deixamos um vídeo que explica como fazer esse pote e como pode ser usado. Não se esqueça de fechar o pote com cola extra forte para impedir que ele se abra e derrame todo o conteúdo!

Como fazer um Pote da Calma? Veja o passo a passo.

Os passos simples para fazer um pote da calma.
1. Despeje a água quente da torneira na jarra de vidro ou garrafa de plástico até 1/8 do recipiente ser preenchido. Se a criança é muito pequena, recomenda-se que você opte por uma garrafa de plástico para evitar que ela se quebre e se machuque.
Pote da Calma - Como fazer um Pote da Calma? Método Montessori.
2. Em seguida, adicione duas colheres de cola de cola à água. Tenha em mente que quanto mais cola você adicionar, mais tempo demorará que o brilho caia, então ele terá um efeito mais relaxante.
Pote da Calma - Como fazer um Pote da Calma? Método Montessori.
3. Então, deixe a criança escolher a cor do brilho que você gosta e adicione à água cerca de 3 ou 4 colheres de chá de sobremesa cheia de brilho. Remova para que o brilho se misture bem com água e cola.
Pote da Calma - Como fazer um Pote da Calma? Método Montessori.
4. Adicione duas ou três gotas do corante que a criança escolheu para colorir a água. Mais uma vez, tente fazer com que seja uma cor fraca para que o efeito calmante seja maior.
Pote da Calma - Como fazer um Pote da Calma? Método Montessori.
5. Encha o frasco com mais água ou adicione um pouco mais de brilho se não for suficiente. Em seguida, coloque a tampa e feche bem para que a água não saia quando a garrafa é removida. Pronto! Seu filho já tem seu próprio pote da calma.
Pote da Calma - Como fazer um Pote da Calma? Método Montessori.
6. O jogo do soprador de bola gigante
Mais um recurso para se divertir e aprender a respirar fundo é o jogo do soprador. Consiste em que a criança mantenha a bola no ar por mais tempo possível. Divertido, não é? Este jogo é adorado pelas crianças e é muito funcional para favorecer o relaxamento.

7. Amassar papéis, apertar bolas, rabiscar

Rabiscar, amassar papéis ou apertar bolas macias como bolas anti estresse é outro jogo maravilhoso para ajudar as crianças a canalizar suas emoções negativas. Além disso, ao mesmo tempo favorecemos o desenvolvimento das habilidades motoras finas, já que lhes ajudamos a fortalecer os músculos das mãos.

8. Pintar mandalas

Pintar mandalas favorece não só o relaxamento e a reflexão, mas também a capacidade de concentração e a habilidade criativa. Em livrarias e na internet encontramos inúmeras alternativas adequadas para as crianças que elas irão adorar.
Essa é a compilação de hoje, esperamos que estes jogos e recursos sejam de grande utilidade na criação de seus filhos. Não se esqueça de que é mais fácil criar crianças fortes do que consertar adultos destroçados, e que a nossa maior responsabilidade é o fato de a natureza nos confiar a criação das crianças.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

VÍDEO 1 LIBERADO - SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO

SA_Aula 2_Sequência Didática para Alfabetização

Atividades para o Primeiro Dia de Aula



https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-para-o-primeiro-dia-de-aula/
Fonte:
O que fazer no primeiro dia de aula? Que tipo de Atividades para o Primeiro Dia de Aula podemos utilizar nas series iniciais?Sabemos que a academia nos forma, porém a profissionalização mesmo só adquirimos com a prática, quem nunca se perguntou. “o que farei com os alunos no primeiro dia de aula?” É um questionamento comum e quem entra na profissão de professor vai acabar passando por isso.
Pensando nisso, e também em maneiras de facilitar para vocês, selecionamos diversas sugestões de Atividades volta às Aulas, confira:

Atividades para o Primeiro Dia de Aula (Inicio do Ano Letivo)

Atividade de Conhecimento:
  • Escreva seu nome completo no quadro:
  • Escreva a frase que a professora ditar para você:
  • Escreva a palavra que a professora ditar:
  • Escreva a silaba que a professora ditar:
  • Escreva a letra que a professora ditar:
  • Escreva o nome dos animais:
Rotina volta às aulas para Educação Infantil - Atividades para imprimir
____________

Atividade Volta às Aulas para series iniciais – GARRAFA MÁGICA

Está é uma maravilhosa atividade para trabalhar com alunos com 8 anos em diante de idade. Com o objetivo de desenvolver a imaginação.
Para desenvolver a brincadeira vamos precisar apenas de uma garrafa. A atividade pode ser feita em sala de aula, e, ou pátio da escola.

Atividade Volta às Aulas para series iniciais


Formação: círculo (Os alunos em círculo, o professor no centro)
Passo a passo da atividade:
  • O professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção 
  • de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa
  • determinada pela turma ou professor.
____________

Atividades para o Primeiro Dia de Aula

Sugestões de Atividades para os primeiros dias de aulas:
  • Turismo pela escola;
  • Roda de Conversa;
  • Redação (O que eu fiz nas férias);
  • Desenhos para colorir;
  • Pinturas com tintas guache;
  • Confecção de Lembrancinhas e Murais;
  • Brincadeiras diversas;
  • Dinâmicas;
  • entre outras….
______________________

3 Dinâmicas divertidas

1 – CACHORRO E GATO CEGO

IDADE: 7 anos
Objetivos específicos: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o 
cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará
 pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
2 – QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
Objetivos específicos: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro algo para cheirar o
 perfume e dirá: – deverás reconhecer este aroma entre outros que
 vou te dar. Em seguida dará outras coisas (frutas, alvejante, etc.).
 Este deverá identificar quando lhe derem para cheirar algo que tenha 
o mesmo cheiro do primeiro.

3 – TOCAR O CEGO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
_________________

Quem é meu professor

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Objetivos:  

Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.

Material:

Papel e caneta

Procedimento:

  • Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
  • Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.
  • Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
  • Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
  • Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las.
  • Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
  • Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.
Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos
__________________________

CRACHÁS e/ou FICHAS COM NOME PRÓPRIO

Dinâmicas de Adaptação para Educação Infantil - Dinâmicas para sala
  1. O professor mostra o crachá, lê o nome e entrega ao aluno.
  2. Os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu pegando -o no conjunto dos demais.
  3. O professor vira o crachá para baixo no chão e brinca com os alunos de jogo da memória.
  4. Chamada individual, onde o professor apresenta o crachá e cada aluno reconhece o seu.
  5. O professor apresenta a ficha com o nome próprio de cada aluno para fazer a chamada.
  6. As fichas estão no cartaz de pregas. O professor diz o nome do aluno e ele busca a sua ficha no cartaz.
  7. O professor entrega ao aluno a ficha de seu nome e as letras móveis correspondentes. A criança à vista do modelo forma seu nome.

Atividades para o Primeiro Dia de Aula para imprimir

Salada de letras: Descubra as palavras e escreva-as os quadros:
Atividades de Alfabetização Educativas para imprimir gratuitamente.
Escreva o alfabeto de acordo com a primeira letra de cada desenho.

Ditado Recortado:

Vogais juntinha formam palavrinhas!
Enfatize a aglutinação por meio de histórias ou frases.
Atividades de Alfabetização Educativas para imprimir gratuitamente.

Como deve ser uma boa rotina na educação infantil ?

  • Chegada e acolhida;
  • Iniciação e rodinha;
  • Lanche;
  • Recreio;
  • Banheiro/higiene;
  • Brincadeira livre;
  • Atividades Organizadas;
  • Despedida.
Modelo pronto de Rotina volta às aulas para Educação Infantil:
Rotina volta às aulas para Educação Infantil

Produção de Texto para Volta às Aulas

Eu e seus colegas estamos curiosos para saber como foram suas férias? Você brincou, 
pulou, cantou, dançou, ou ficou de pernas pro ar sem fazer nada? Então? Você vai nos 
contar?
Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas - Minhas Férias
O que eu quero fazer na escola?
Atividades de Produção de Texto para Volta às Aulas - Minhas Férias

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Exercícios para Memória – Ginástica Mental

fonte:https://blog.psiqueasy.com.br/2018/08/06/exercicios-para-memoria-ginastica-mental/


Atividades Físicas são exercícios para a Memória, uma verdadeira Ginástica Mental. ginastica mental psiqueasy
A infância é, sem dúvida, uma fase muito importante da vida, e é nela, que se constroem os alicerces da existência:
  • o desenvolvimento psicológico,
  • desenvolvimento de habilidades motoras,
  • a descoberta das maiores paixões.
Considerando a eclosão da pesquisa na estrutura, organização e funcionamento cerebral, podemos esperar que, tal como sua irmã, a “ginástica física” a ginástica cerebral também se tornará uma área de investigação científica completa.
A razão é porque o conceito de aptidão cerebral parece atravessar vários conceitos principais (como a aprendizagem, a plasticidade e o entorno) na área da pesquisa cerebral. (Cognifit)
Observe o teste abaixo que trabalha a memória de maneira lúdica, criativa e divertida. Essa atividade é uma verdadeira ginástica mental para nosso cérebro e pode ser trabalhada com: crianças, jovens e adultos.
    
Argumentando a possibilidade de que a ginástica cerebral exige níveis de plasticidade tão significantes que o funcionamento cerebral pode ser aprimorado ou reabilitado pela manipulação de influências ambientais.
Elas, por sua vez, vão continuar a afetar a plasticidade cerebral e a habilidade de aprendizagem em um círculo sem fim.
A ginástica cerebral implica que, devido às maravilhas da plasticidade cerebral, a capacidade de aprendizagem deve necessariamente conduzir a um grande domínio da capacidade.
Porém, sabemos que, apesar de uma inteligência e instruções adequadas e a oportunidade necessária para praticar, algumas pessoas não podem dominar as habilidades que aprendem.
O maior desafio para a validação do conceito de ginástica cerebral está representado pelo desânimo associado às doenças neurodegenerativas, tais como o Alzheimer.
A questão de se todos os cérebros humanos podem alcançar um nível saudável e continuar aprendendo e se desenvolvendo para sobreviver será, no futuro, investigada com as ferramentas da neurociência, psicologia, medicina, educação e as ciências sociais.

Tecnologia na escola - vídeo EaD Escola Digital

domingo, 20 de janeiro de 2019

Desenho Infantil : Festa no Céu




https://www.soescola.com/2016/11/sequencia-didatica-festa-no-ceu.html

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

 
Fonte: 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Festa no Céu


 Fonte:https://www.soescola.com/2016/11/sequencia-didatica-festa-no-ceu.html
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

História para contar –

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

Tarjetas para interpretação do texto – 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
Atividades diversas
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
História para dramatizar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

Máscara para apresentações dos personagens – SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
Personagens para montar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
História para contar e  colorir
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

Historinha para colorir e colar no caderno – SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Festa no Céu

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Festa no Céu