Leia "Hamlet" e ajude os alunos a entender o texto teatral
A turma interpreta a peça de William Shakespeare, disseca sua estrutura
e analisa as questões morais que a obra suscita.
Objetivos
- Realizar uma leitura dramática da peça Hamlet, de William
Shakespeare
- Analisar as características do texto teatral
- Entender o contexto da obra de Shakespeare e os elementos que a tornem pertinentes ao nosso tempo
Conteúdos
- Análise do gênero teatral como vertente literária
- Diferenças entre o texto teatral e o texto espetacular
Anos
Ensino médio
Tempo estimado
De 6 a 8 aulas
Material necessário
- Analisar as características do texto teatral
- Entender o contexto da obra de Shakespeare e os elementos que a tornem pertinentes ao nosso tempo
Conteúdos
- Análise do gênero teatral como vertente literária
- Diferenças entre o texto teatral e o texto espetacular
Anos
Ensino médio
Tempo estimado
De 6 a 8 aulas
Material necessário
- Volumes da peça Hamlet, de William
Shakespeare, traduzida Millôr Fernandes
- Cópias da reportagem "A sofrida partilha da herança" (Veja, 2365, 19 de março de 2014)
Material de apoio
- Artigo "O texto teatral" no site Brasil
Escola
- Artigo "A recepção teatral: o leitor modelo de um texto dramático e o
espectador modelo de um texto espetacular", na revista Ao pé
da letra
Desenvolvimento
1ª etapa
Procure saber o conhecimento dos alunos sobre teatro. Interrogue: o que é teatro para eles? Já assistiram a alguma peça teatral? Lembram o nome da peça, do autor ou dos atores?
1ª etapa
Procure saber o conhecimento dos alunos sobre teatro. Interrogue: o que é teatro para eles? Já assistiram a alguma peça teatral? Lembram o nome da peça, do autor ou dos atores?
Depois questione se os alunos já ouviram algumas expressões famosas da peça Hamlet. Você pode citar as seguintes linhas: "Há
algo de podre no reino da Dinamarca"; "Há mais coisas entre o céu e a
terra do que quer crer a nossa vã filosofia", ou ainda "Ser ou não
ser, esta é a questão".
Espere as respostas e avise à turma que, nas próximas aulas, irão trabalhar a obra Hamlet, de onde vêm as
citações. Informe que analisarão o texto teatral como gênero literário.
A seguir, mencione a origem do teatro grego e explique que essa corrente
artística foi uma das fontes da literatura ocidental. Apresente os principais
autores e peças do teatro grego. Se houver tempo e condições, explane sobre uma
das peças de autores mais representativos.
Depois, explique as características do texto
teatral como gênero literário narrativo. Ressalte que sua finalidade de servir
como base para uma montagem ou interpretação. Apresente as diferenças básicas
entre o texto teatral, que é o texto escrito, e o texto espetacular, sua versão
quando montado. Conclua que o texto teatral não deve ser confundido com teatro.
2ª etapa
Contextualize a vida e a obra de William Shakespeare. Demonstre que a sua obra
se tornou um dos cânones do Teatro Ocidental e explique as características do
teatro elisabetano. Apresente as características de suas peças, enfocando em
como suas tragédias expunham as fraquezas e contradições humanas. Mostre que
sua obra pode ser considerada universal, muito embora tenha sido criada para a
Inglaterra do século 16. A seguir, apresente Hamlet aos alunos, elabore
um roteiro básico de leitura e peça que a turma leia a peça em casa. Se achar
pertinente, sugiras que os alunos leiam o texto em grupos.
3ª etapa
Depois que os alunos tiverem lido a obra, indique a reportagem de Veja.
Relacione a peça às disputas entre herdeiros pelo espólio de suas famílias.
Ressalte como Shakespeare não deixa margens para nenhum heroísmo. Mostre que em
sua obra até as pessoas movidas por sentimentos nobres acabam por desencadear a
própria destruição.
A seguir, disseque com a turma os principais
personagens da tragédia, as principais cenas e falas, e o enredo da narrativa.
Analise as citações famosas de Hamlet dentro do contexto
da obra e relembre como as frases são usadas fora de contexto.
Divida a sala em grupos que farão, na próxima
etapa, leitura dramática de textos selecionados da peça. Cada aluno deve
escolher um personagem para interpretar. Selecione junto com os alunos, as
partes que considerarem principais ou mais interessantes.
4ª etapa
Promova a leitura dramática da obra. Caso considerem você e a turma pertinente,
elaborem um cenário ou figurino adequado para a leitura. Peça que os leitores
destaquem os trejeitos, a interpretação e a entoação durante a atividade.
5ª etapa
Peça que os alunos pesquisem e componham um texto discutindo se Hamlet
permanece capaz de comover o público e faze-lo refletir. Os estudantes podem
abordar a validade dos valores presentes na obra (honra, vingança, justiça, o
combate ao ardil, à mentira, à traição para se chegar ao poder).
Outra opção é pedir que os alunos se baseiem na
peça para escrever uma reflexão sobre as consequências de um ato de vingança.
Essa reflexão deve contemplar dois temas: é válido se vingar de um inimigo
utilizando de métodos parecidos ao que ele utilizou? É possível encontrar
justiça de outra maneira?
A pesquisa pode ser feita no artigo "Hamlet", no site
InfoEscola e no artigo "A ortodoxia de Hamlet", no site da revista Literatura.
Durante os momentos de leitura e explanação sobre o texto teatral, observe se
os alunos foram capazes de compreender os conceitos do texto teatral como
gênero literário. Avalie também se os alunos compreenderam a importância da
obra shakespereana para a evolução do teatro moderno. Perceba se os alunos
compreenderam a constituição do texto teatral e do texto espetacular como duas
linguagens distintas.
Consultoria André Luis Rosa e Silva
Professor de Literatura e Mestre em Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.