Subo nesse palco...
Objetivos
Conhecer a história do teatro e dos métodos de preparação de atores através dos
tempos.
Introdução
A reportagem de VEJA sobre Fátima Toledo é bastante esclarecedora sobre os
métodos de preparação de atores para o cinema e o teatro brasileiros na
atualidade. O texto nos conta que essa profissional realiza uma tarefa bastante
valorizada na indústria cinematográfica em todo o mundo. Os especialistas
acreditam que Fátima criou um método e está por trás de filmes nacionais de
grande sucesso de bilheteria como Cidade de Deus e Tropa de Elite. Aproveite a
oportunidade e analise com seus alunos um pouco da história do teatro e das técnicas
que consagraram atores de Hollywood.
Atividades
1ª aula - Solicite aos jovens uma
pesquisa sobre o nascimento do teatro na Grécia antiga. Eles descobrirão que a
arte teria surgido naquela civilização em função das manifestações em homenagem
ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa
em agradecimento ao deus, marcada por procissões. Com o passar do tempo, elas
ficaram conhecidas como "Ditirambos" e tornaram-se cada vez mais
elaboradas. Até que apareceram os "diretores de coro" - os
organizadores da festança. Nelas, os participantes cantavam, dançavam e
apresentavam diversas cenas da vida e das peripécias de Dionísio. Reuniam-se de
20 mil a 30 mil pessoas nas cidades, enquanto, em manifestações rurais,
o número de pessoas era menor. O primeiro diretor de coro foi Téspis, que
desenvolveu o uso de máscaras no palco. Por causa da imensa platéia, era
impossível que todos escutassem os relatos. Mas com os apetrechos os
espectadores podiam visualizar o sentimento da cena e dos personagens
representados.
O coro, por sua vez, narrava a história com o auxílio de música e balé. Ele era
o intermediário entre o ator e os espectadores e trazia os pensamentos e
sentimentos à tona, além de revelar a conclusão e a moral da peça. Também podia
haver o "corifeu", um representante do coro que se comunicava com a
platéia. Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um tablado e, assim,
tornou-se o primeiro respondedor de coro. Em razão disso, originaram-se os
diálogos e Téspis foi considerado o primeiro ator grego.
2ª aula - Encomende aos meninos uma
pesquisa na internet sobre os métodos de preparação de atores. Eles encontrarão
vários - um dos mais conhecidos foi desenvolvido pelo russo Constantin
Stanislavsky (1863-1938). Nascido em uma família rica, decidiu ser ator a
partir dos 14 anos e ajudou a fundar o Teatro de Arte de Moscou. Quando começou
a atuar, ele estava às voltas com duas formas distintas de representação que
marcaram a evolução dessa arte no século XIX: o teatro tradicional (bastante
estilizado, em que o ator exibia gestos "quase falsos") e a técnica
recém-surgida de representação realista.
O diretor observou, então, os atores consagrados de seu tempo, além de contar
com sua própria experiência. Constatou que alguns intérpretes agiam de forma
natural e intuitiva - mas também percebeu que não havia nada escrito sobre esse
tipo de atuação. Resolveu, portanto, criar um sistema batizado com seu nome,
que passou a ser reconhecido pelas gerações futuras como O Método e ainda hoje
serve de base para a formação de todo bom ator.
O núcleo desse sistema está na chamada "atuação verossímil", uma
série de técnicas e princípios que atualmente são considerados fundamentais
para o desempenho do ator. Ao contrário da percepção de naturalidade que
observara, descobriu que a atuação realista era, na verdade, muito artificial e
difícil - e que somente seria desenvolvida mediante estudos e práticas, que ele
fez questão de organizar. Desde o lendário Actor s Studio, de Nova York, uma
das instituições mais reconhecidas no meio artístico, até as escolas de atuação
brasileiras, esse método tem sido amplamente utilizado na preparação de atores.
Alguns famosos que o adotaram são: Jack Nicholson, Marilyn Monroe, James Dean,
Marlon Brando, Paul Newman, Dustin Hoffman, Robert de Niro e Al Pacino. Entre
os mais novos, o talentoso e carismático Johnny Depp.
3ª aula - Convoque os alunos para que
assistam a um trecho de um filme com um desses atores, como, por exemplo, James
Dean, em Assim Caminha a Humanidade ou Juventude Transviada. Da carreira de
Jack Nicholson, há Um Estranho no Ninho ou O Iluminado. E, de Al Pacino, não dá
para ficar de fora da trilogia de O Poderoso Chefão ou Perfume de Mulher. Peça
que analisem a atuação dos artistas. Após a exibição do trecho do filme, leia
para a classe a definição de Stanislavsky sobre seu sistema de atuação:
"Todos os nossos atos, mesmo os mais simples, aqueles que estamos
acostumados em nosso cotidiano, são desligados quando surgimos na ribalta,
diante de uma platéia de mil pessoas. Isso é por que é necessário se corrigir e
aprender novamente a andar, sentar, ou deitar. É necessário a auto-reeducação
para, no palco, olhar e ver, escutar e ouvir." Proponha aos adolescentes
que escolham uma cena de algum dos filmes listados neste plano de aula para que
a reproduzam na sala de aula.
Veja também:
Filmografia
Gata em Teto de Zinco Quente, Richard Brooks, 1959, Warner Home Video
Quanto Mais Quente Melhor, Billy Wilder, 1959, Fox Home Video
Gata em Teto de Zinco Quente, Richard Brooks, 1959, Warner Home Video
Quanto Mais Quente Melhor, Billy Wilder, 1959, Fox Home Video
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.