A ortodoxia de Hamlet
por G. K. Chesterton* Traduzido do inglês por Márcia Xavier de Brito
Eu gosto demais de teatro para me tornar um crítico teatral; e
acho que nessa questão, estou junto das pessoas que nunca abrem a boca. Se
alguém quer saber o que é a democracia política, a resposta é simples; é uma
tentativa desesperada e quase impraticável de chegar às opiniões das melhores
pessoas – isto é, das pessoas que não confiam em si mesmas. Um homem pode subir
a qualquer posto em uma oligarquia. Mas a oligarquia é simplesmente a premiação
da impudência. Uma oligarquia diz que o vitorioso pode ser qualquer tipo de
homem, contanto que não seja um homem humilde.
Um homem em um estado oligárquico (como o nosso) pode ficar
famoso por ter dinheiro, ou por ter um bom olho para cores, ou por ter sucesso
social, financeiro ou militar. Mas não pode ficar famoso por ser humilde, como
os grandes santos.
Consequentemente, todos os homens simples e hesitantes são
mantidos completamente fora da corrida; e os cafajestes representam o homem
comum, embora na verdade sejam uma minoria entre os homens comuns. Assim é,
especialmente, com o teatro. É completamente falso dizer que o povo não gosta
de Shakespeare. A parte do povo que não gosta de Shakespeare é simplesmente a
parcela do povo que se despopularizou. Se uma certa multidão de cockneys fica
entediada com Hamlet, os
cockneys não estão entediados por que são complexos e engenhosos demais para Hamlet. Eles sentem que aquela excitação das
tavernas, do ringue de apostas, do jornal barato, do teatro de variedades
local, é mais complexa e engenhosa do que Hamlet; e é mesmo.
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No senso mais estrito da palavra, os cockneys são artísticos
demais para gostar deHamlet. Eles
estimularam e cansaram demais seus sentimentos artísticos para que possam gozar
algo que é simplesmente belo. Eles são estetas; e um esteta, por definição, é
um homem experiente o bastante para admirar uma bela pintura, mas não
inexperiente o bastante para vê-la. Mas se você realmente levasse pessoas
simples, camponeses honestos, criados velhos e bondosos, vagabundos sonhadores,
ladrões cordiais e bandoleiros para verHamlet, eles simplesmente sentiriam pena de Hamlet. Isto é, eles simplesmente perceberiam
o fato de que é uma grande tragédia.
Há uma pequena questão, por exemplo, na qual acho que o público
se enganou sobre Hamlet, não sozinho, mas pela influência dos críticos. Há uma
questão na qual os não-educados provavelmente estariam certos, se apenas não
fossem pervertidos pelos educados. A questão é: todos no mundo moderno falam de
Hamlet como um cético. O mero fato de ver a peça representada muito fina e
vivamente pela senhorita Marlowe e pelo Sr. Sother simplesmente varreu os
últimos farrapos desta heresia pra fora da minha mente. O que é realmente
interessante em Hamlet é que ele não era de modo algum um cético. Ele nunca
duvidava, a não ser no sentido em que todo homem são duvida, incluindo papas e
cruzados. O ponto essencial é bem claro. Se Hamlet fosse um pouquinho cético,
não haveria a tragédia de Hamlet. Se tivesse qualquer ceticismo a
exercitar, poderia tê-lo feito já no caso do altamente improvável fantasma de
seu pai. Poderia ter chamado aquela eloquente pessoa de uma alucinação, ou de
outra coisa que nada quer dizer, casado com Ofélia, e seguir comendo pão com
manteiga. Este é o primeiro ponto evidente.
A tragédia de Hamlet não é que Hamlet seja um cético. A tragédia
de Hamlet é ele ser um filósofo bom demais para ser um cético. Seu intelecto é
tão claro que ele vê de imediato a possibilidade racional dos fantasmas. Mas o
erro rematado de considerar Hamlet um cético tem muitos outros exemplos. A
teoria toda surgiu do costume de citar passagens empoladas fora de seus
contextos, como o “ser ou não ser”, ou (muito pior) a passagem em ele que diz,
com um gesto quase grosseiro de cansaço, “Ora, para vós então não é; pois nada
é bom ou mau, a não ser por força do pensamento”. Hamlet diz isso por que não
aguenta mais a companhia de dois homens tolos; mas se alguém deseja ver como a
atitude de Hamlet é exatamente a contrária, pode vê-lo na mesma conversação. Se
alguém deseja ouvir as palavras de um homem que, no sentido mais definitivo,
não é um cético, aqui estão elas:
“Esta bela estrutura, a terra, me parece um
promontório estéril; este magnífico dossel, o ar, vede este esplêndido
firmamento suspenso, este majestoso teto trabalhado com um fogo de ouro, apenas
me parece uma repulsiva e pestilenta congregação de vapores… Que obra de arte é
um homem, que nobre na razão, que infinito nas faculdades, na expressão e nos
movimentos, que determinado e admirável nas ações; que parecido a um anjo de
inteligência, que semelhante a um deus! A beleza do mundo; a flor dos animais;
e contudo, para mim, que é esta quintessência do pó?”
Estranhamente, ouvi esta passagem citada como uma passagem
pessimista. Talvez seja a passagem mais otimista em toda a literatura humana. É
a expressão absoluta do fato essencial da fé de Hamlet; sua fé de que, embora
ele não possa ver que o mundo é bom, ele certamente é bom; sua fé de que,
embora não consiga ver o homem como a imagem de Deus, ainda assim é certamente
a imagem de Deus. O homem moderno, assim como a concepção moderna sobre Hamlet,
acredita apenas em estados de ânimo. Mas o Hamlet real, como a Igreja Católica,
acredita na razão. Muitos bons otimistas louvaram o homem quando sentiram que o
homem era louvável. Só Hamlet louvou o homem quando sentia vontade de chutá-lo
como a um macaco. Muitos poetas, como Shelley e Whitman, foram otimistas quando
se sentiram otimistas. Só Shakespeare foi otimista quando se sentiu pessimista.
Isto é a definição de uma fé. Fé é aquilo capaz de sobreviver a um estado de
ânimo. E Hamlet tem isso do início ao fim. Cedo ele protesta contra uma lei que
reconhece: “Oh, não tivesse o Eterno posto a sua lei contra o suicídio!”
Antes do fim, declara que de nossa desastrada conduta será feita alguma coisa,
“por mais que nós lhe demos a demão de início”.
Se Hamlet fosse um cético, teria tido uma vida fácil. Não teria
sabido que seus estados de ânimo eram estados de ânimo. Ele os teria chamado
Pessimismo ou Materialismo, ou qualquer outro nome imbecil. Mas Hamlet era uma
grande alma, grande o suficiente para saber que ele não era o mundo. Ele sabia
que havia uma verdade além de si mesmo, portanto acreditava firmemente nas
coisas mais diferentes de si, em Horácio e no fantasma. Ao longo de toda a
história, podemos ler sua convicção de que ele está errado. E isto, para uma
mente clara como a dele, é apenas outro modo de dizer que existe algo que é
certo. O verdadeiro cético nunca pensa que está errado; pois o cético real não
acredita que exista um errado. Ele despenca através de chão após chão, num
universo sem fundo. Mas Hamlet era o próprio inverso de um cético. Ele era um
pensador.
Escritor inglês falecido em 1936. Entre
suas obras, estão São Tomás de Aquino, Hereges e O homem que era quinta-feira.
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