Noção de espaço
Como sabemos, a Geografia é uma ciência essencialmente espacial. É pela ótica espacial que ela analisa as relações sociedade/ natureza.
fonte:UNopar
Por isso, compreender como a criança adquire a noção espacial torna-se importante para o professor dos anos iniciais do ensino fundamental.
1. Desenvolvimento da noção de espaço
Jean Piaget, em seus estudos, analisou como a criança adquire a noção de espaço. Segundo ele, a noção espacial é adquirida gradativamente desde o nascimento até a adolescência e tem relação direta com o desenvolvimento motor e cognitivo da criança.
Saiba mais sobre a forma como essa noção de desenvolve acessando o link.
Na medida em que a criança desenvolve a noção espacial também adquire a capacidade de representar o espaço que ela vivencia e, gradativamente, os espaços não vivenciados.
Observe alguns desenhos infantis que caracterizam representações espaciais.
Desenho de uma criança de idade entre 3 a 5 anos, representando um caminho e os elementos visualizados.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/
Desenho do espaço ao redor da casa feito por criança de 5 anos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/rabiscos-ideias-desenho-infantil-garatujas-evolucao-cognicao-expressao-realidade-518754.shtml
A representação dos espaços ocorre de forma natural nos desenhos infantis. E é a partir dessas representações que devemos iniciar o trabalho com a cartografia na escola. |
Questão para reflexão
Os desenhos (representações espaciais) das crianças têm ligação com as representações cartográficas?
2. Noção espacial e cartografia
Para saber mais para sobre as representações espaciais realizadas pela criança, assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=yq8c_-eTNTU
Agora, vamos conhecer um pouco sobre o ensino da cartografia?
A cartografia envolve a confecção e a leitura de mapas. Seu aprendizado implica no desenvolvimento de algumas habilidades além da noção espacial: a codificação e a decodificação, a projeção, a proporção, a redução e a orientação. Ao desenvolvimento desses aspectos chamamos “alfabetização cartográfica”. Ela deve ser ensinada desde os anos iniciais do ensino fundamental para que o aluno domine a linguagem cartográfica e possa entender os mapas.
O domínio da linguagem cartográfica permite o entendimento das representações espaciais contidas nos mapas, possibilitando o maior acesso a informações. A leitura de mapas não diz respeito apenas aos bancos escolares, pois os mapas podem são utilizados numa infinidade de setores da vida humana. |
Conheça mais sobre a alfabetização cartográfica lendo o artigo que você acessa pelo link:
http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20(8).pdf
Abaixo dois exemplos de atividade para iniciar o trabalho com projeção e com a codificação e a decodificação, respectivamente:
Observe os objetos na horizontal, na diagonal e na vertical e represente com desenhos.
Fonte: fotos da autora.
Identifique os símbolos no mapa e faça uma legenda.
Fonte: http://blogdoroque.com.br/2012/06/06/previsao-do-tempo-5/
Questão para reflexão
Como podem os mapas auxiliar a criança na compreensão do espaço?
3. Entendendo os mapas
Mas como ensinar Cartografia para crianças nas séries iniciais?
Segundo Cavalcanti (2002):
As propostas mais recentes de trabalho com a cartografia no ensino têm buscado banir das salas de aula aquelas práticas convencionais de copiar e colorir mapas. Em contrapartida, são recomendadas atividades que visem ao desenvolvimento de habilidades de mapear a realidade e de ler realidades mapeadas, ou seja, os professores devem buscar formar alunos mapeadores (não cartógrafos) e leitores de mapas. (CAVALCANTI, 2002)
Muitos recursos podem ser utilizados no trabalho com a linguagem cartográfica, entre eles a confecção de maquetes.
Veja algumas maquetes elaboradas por alunos de 3º ano do ensino fundamental. Eles representaram a modificação da paisagem do lugar onde está o bairro em que estudam mostrando a alteração de um ambiente natural para um ambiente rural e, posteriormente, um ambiente urbano.
Fonte: fotos da autora.
Um próximo passo é fazer o desenho da maquete vista de cima, o que caracteriza a projeção ou o ângulo de visão vertical correspondente ao mapa.
As maquetes são recursos importantíssimos na aquisição da capacidade de projeção, pois permitem que a criança os observe e a seus elementos, olhando por cima. Dessa forma, elas vão, aos poucos, percebendo como o mapa é construído. |
Outro recurso importante no ensino da cartografia é a imagem de satélite, hoje de fácil acesso pelo Google Earth ou Google Maps.
Saiba mais sobre o uso dessas imagens acessando o link:
Por meio das imagens de satélite os alunos podem construir mapas como os que vemos a seguir, elaborados por alunos de 4º e 5º anos, respectivamente:
Fonte: fotos da autora.
Questão para reflexão
Como podem os mapas auxiliar a criança na compreensão do espaço?
Resumo da Unidade
Nesta unidade estudamos o processo de aquisição da noção espacial pela criança e como isso colabora para a compreensão do espaço e de sua representação. Refletimos ainda, sobre o ensino da linguagem cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental.
Referências
ALMEIDA, Rosângela D. de Almeida; PASSINI, Elza Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime Tadeu. A Geografia e suas linguagens: o caso da cartografia. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1999.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. P.92-108.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.