1. O desenvolvimento de conceitos geográficos
fonte:Unopar
Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o ensino fundamental falam da importância dos estudos geográficos para a compreensão mais ampla de mundo e da realidade próxima de maneira que os alunos possam sentir-se capazes de sobre ela interferir conscientemente.
É preciso que o professor tenha compreensão da fundamental importância de sua atuação para o aprendizado efetivo de seus alunos.
Com a finalidade de situar a Geografia na perspectiva da atuação docente, leia o texto: “Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia” que você encontra em:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a04v2566.pdf
No ensino de Geografia, os PCN destacam algumas categorias básicas que devem ser trabalhadas desde os anos iniciais: paisagem, lugar, território, espaço geográfico.
Observe as imagens:
Área rural de Londrina-PR Paisagem natural - Amazonas
Cidade de Manaus - AM
Fonte: fotos da autora
Cada uma das imagens que você observou é considerada paisagem, embora apresentem elementos e aspectos diferenciados.
A categoria paisagem é uma das primeiras a se trabalhar nos anos iniciais. A partir dela é possível desenvolver uma infinidade de conceitos geográficos. |
A categoria geográfica “paisagem” passou por transformações em seu conceito. Para que você possa aprofundar-se mais no entendimento dessa categoria, leia o artigo: “Trajetórias do conceito de paisagem na geografia”, acessando o link
http://www.geoplan.net.br/material_didatico/Schier_2003_conceito%20de%20paisagem.pdf
Questão para reflexão
A compreensão da paisagem implica também na compreensão do tempo. Qual a relação entre o tempo e o espaço na perspectiva da paisagem?
2. A paisagem do espaço imediato
Ao trabalhar a conceituação de paisagem, é preciso conceituar também natureza e sociedade, visto que a interrelação entre natureza e sociedade resultam em paisagens diferenciadas e dinâmicas. A fim de compreender melhor as concepções acerca dessa questão faça a leitura do artigo “A concepção sociedade/natureza redimida pela questão ambiental contemporânea” que você encontra em:
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/1477/1237
Outro conceito de importância no trabalho com os anos iniciais é o “lugar”, que implica numa visão mais subjetiva do espaço, ligada à afetividade e identidade com o espaço. O “lugar’” é uma categoria com maior abordagem na corrente humanista da Geografia. Para saber mais, leia: “O lugar na Geografia Humanista” acessando:
http://www.revistaterritorio.com.br/pdf/07_6_holzer.pdf
Fonte: http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=6027
Lugar: o espaço da vivência, das relações sociais, dos vínculos afetivos, da identidade, do pertencimento. |
Agora conheça uma experiência interessante com o “lugar” na perspectiva da Geografia Humanista, realizada em Porto Alegre, acessando o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=dAiu5RhrtF4
3. Espaço geográfico e território
As categorias Paisagem e Lugar são as primeiras a se trabalhar nos anos iniciais. A possibilidade de abordagem com trabalhos de campo é maior devido à proximidade com os alunos – o lugar de vivência e a paisagem local, do bairro, fazendo a analogia com outros espaços com os quais as crianças têm contato por meio das mídias. A partir delas é possível desenvolver uma infinidade de conceitos geográficos que contribuirão para que o aluno apreenda o conceito de espaço geográfico.
Para melhor compreender o espaço geográfico, faça a leitura do texto: “Espaço geográfico uno e múltiplo” por meio do link:
http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm
Uma das questões envolvidas no conceito de espaço geográfico é o território. Ao falarmos em território de nações temos características palpáveis como a delimitação espacial e as relações de poder que se estabelecem dentro desses espaços. Observe a charge:
http://racismoambiental.net.br/2011/12/23/
Percebe-se que o tempo passa, mas as relações de domínio territorial permanecem, embora com outras características, no discurso do dominador.
Porém, os elementos que caracterizam o território, diante do processo de globalização, têm se tornado fluidos, desmaterializados, originando novas territorialidades.
Saiba mais sobre a concepção de território acessando http://agbpp.dominiotemporario.com/doc/CPG31A-4.pdf
Questão para reflexão
Diante das leituras realizadas nesta web aula, como você relaciona as categorias de Paisagem, Território e Lugar?
Resumo
Nesta web aula, você aprofundou seus conhecimentos acerca das principais categorias geográficas que devem ser tratadas durante os anos iniciais do ensino fundamental. Esse aprofundamento é importante para que se tenha uma base teórica consistente capaz de facilitar a transposição didática de conceitos complexos.
Referências
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES [online]. 2005, v. 25, n. 66, pp. 227-247. ISSN 0101-3262.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org) A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática de geografia: memórias da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996.
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